30/09/2019

Mateus 5:3 Saia da igreja desolada





 Sabemos que O Senhor gosta e abençoa os pobres de espírito..., Mas que tipo de pessoa é essa?

A princípio, não há uma maneira correta de avaliar essa pergunta, pois não podemos determinar que tipo de pessoa é   pobre de espírito baseado em “tipos”.

Acontece que algumas pessoas parecem ser humildes, gentis e amorosas com outros por fora, mas, por dentro, são arrogantes, presunçosas e não conseguem obedecer à verdade. Haja vista que a obra de Deus ao não se encaixar nas noções dessas pessoas, elas não só não têm nenhum interesse em buscar a verdade, como defendem suas próprias visões e isso as fazem rejeitar, se opor, resistir e até mesmo condenar e à obra de Deus na vida dos outros por causa de sua própria arrogância.

Muitas delas são como fariseus que muitas vezes interpretavam as Escrituras para o povo comum, mas se posicionavam deliberadamente nas sinagogas ou nas ruas para recitar orações longas ou praticavam atos de caridade e boas obras nas ruas para parecer humildes, gentis e amorosos.

Com isso, não podemos nos esquecer que quando Jesus veio, eles não buscaram a verdade nele, em vez disso, confiaram em suas próprias convicções e imaginações, alegando que o Senhor Jesus não era o Messias. Alegavam que o Senhor Jesus era apenas uma pessoa comum, dizendo: ‘Não é este o filho do carpinteiro?

Infelizmente, ainda hoje vemos muitos que também limitam e condenam as obras e as palavras do Senhor Jesus, ora excedendo, ora negando-as. Além do mais, os fariseus são especialmente arrogantes e incapazes de obedecer à verdade, por isso eles se agarraram teimosamente às suas próprias razoes. Tornando-se assim, falsas testemunhas, criadoras de boatos, blasfemadoras...

Isso nos mostra que, não importa quão humilde, gentil e amorosa com outros elas sejam. De nada adiante querer parecer por fora, se ela não tiver nenhuma obediência real a Deus.

Precisamos, portanto, ver como ela trata Deus e ao próximo; ver qual é sua atitude em relação à verdade (Evangelho).  Se não é uma pessoa hipócrita. Se sua humildade é falsa, e seu amor pelos outros não é um disfarce enganador e falso e se pretende apenas enganar os outros a fim de ganhar sua admiração e alta estima.

 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” Mateus 5:3 

Essa é a voz de Deus e uma expressão da verdade, devemos aceitar e obedecer. Caso contrário, sem uma atitude de busca humilde, se rejeitarmos a palavra e nos recusarmos a buscar ou investigar qualquer coisa que não esteja em conformidade com nossas noções, corremos o risco de seguir a senda dos fariseus que resistiram perderam a oportunidade de serem acolhidos por Ele.



fotos

tom caet