26/09/2019

Obadias 1:3-4 - quem pode me derrubar?



Penso eu que muitas pessoas leem a bíblia com a alma angustiada. Acredito que elas sofrem por falta de estudo, pratica de leitura, interpretação ou analfabetismo. 

Infelizmente, devido a vaidade pessoal, a maioria delas nem sempre entende e aprende que Deus requer humildade pra poder mostrar o entendimento da vida eterna. Vale ressaltar, que vaidade vem do latim vanitas, atis que significa vazio. E você, sabe o que torna algo na vida vazio?

Se por acaso você está a viver como num ciclo repetitivo de erros através dessa vaidade  certamente responderá que sem fé e esperança, estamos vazios.

Estamos vazios quando a nossa natural disposição a maldade nos convence com qualquer coisa, ou seja, aceitamos tão complacentemente as incoerentes versões da “verdade”, que nem sempre cremos que Deus pode permitir tudo, ou quando cremos nele, ensoberbecemos e achamos que já sabemos de tudo.... isso é angustiante demais!

Como também ficarmos angustiados quando frequentemente somos questionados a responder o porquê que Deus é tão brabo já que sabe que ninguém é perfeito?

Mas sem o menor problema eu digo que creio em tudo o que a bíblia diz. Deus é uma força para o bem, uma inspiração para trazer o melhor pra pessoas, mas Ele é fogo consumidor. Ainda que sejamos pessoas mais ou menos inteligentes, bonitas ou ricas que outras, todos pecamos e merecemos castigo por isso.
E reconheço que leio a bíblia de modo angustiado. Mas isso não significa que todos somos iguais...  não me comparo aos que acham que cada vida é especial pra Deus, e nem me coloco como se fosse um ser superior...



Infelizmente aos que insistem em manter a soberba, deixa de perceber que suas ideias estapafúrdias não somente têm consequências estúpidas, como desagradáveis, senão terríveis. Além, é claro, de serem negativas em tudo que os convém. Alguns dramatizam tanto que perdem o sentido da “realidade” e o pior que fazem isso toda hora, daí surge o desespero que as fazem perderem a fé.

Entendo que se elas pudessem ao menos deixar de lado a frieza desse drama, quem sabe, não poderiam dar um passo para o preencher o vazio existencial?

Claro que não é fácil e barato tão pouco divertido deixar..., inclusive, não dá pra jogar com especulações como muitos fazem. Mas as coisas divinas não são mais complexas do que parece ser e ter uma percepção espiritual não somente vai nos ajudar na compreensão acertada da realidade como nos indicará o sentido certo a seguir. Lembrando que a Bíblia diz que o castigo da soberba é a humilhação - ainda que o soberbo não entenda que sua vida depende de Deus, tal como qualquer outra pessoa. E Por causa de suas atitudes insensatas, inevitavelmente o soberbo sempre cai na desgraça.

A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derrubará em terra? Se te elevares como águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o Senhor. (Obadias 1:3-4).

Para concluir, conforme está escrito em Eclesiastes,  tudo é vaidade, tudo é vazio, e que isso nos faz  perder o encontro com o essencial – que é Cristo, portanto, é preciso que o mais rápido possível esvaziemos o que já não interessa para dar pra Ele preencher o espaço com algo mais importante ou prioritário Ou seja, a Sua humildade.

Particularmente vejo poucos crentes com dificuldade passando pelas experiências mundana dando Gloria a Deus.  Compreendo que a maioria sofre com a desigualdade social, alguns pela intelectualidade e outros pela religião em si..., mas não justifica que perca a percepção do que é certo ou errado.

Também reconheço que a diversidade causa a dor, o medo e o sofrimento. E que isso não são invenções psicológicas ou imaginação diabólicas.... não, pelo contrário, elas fazem parte da realidade do crente para o seu crescimento espiritual. Independentemente de quem usa tanto para o bom ou para o mau, cabe a todos interpretarem de uma maneira justa.

Só não podemos é queixar-nos ante Deus como se Ele não soubesse. Ei, Ele tudo vê e tudo sabe! E pelo fato de o mundo ser tão desigual, isso não nos garante culpa-lo, como ocorre na maioria das situações cruciais que passamos na vida. Contudo, se acaso você quiser insistir nisso, saiba que a arrogância do seu coração o tem enganado; e se você quer viver nas cavidades das rochas e construir sua morada no alto dos montes e dizer a você mesmo: Quem pode me derrubar?

Assim declara o Senhor em Obadias 1:3-4:

Ainda que você suba tão alto como a águia e faça o seu ninho entre as estrelas, dali eu o derrubarei.






fotos

tom caet