21/10/2019

Síndrome de Asperger


  
 A síndrome de Asperger está enquadrada nos distúrbios do espectro do autismo (TEA). Estes são um conjunto de distúrbios do desenvolvimento que sempre aparecem nos primeiros três anos de vida. Pessoas com síndrome de Asperger têm aparência normal e capacidade intelectual. Eles costumam ter habilidades especiais em áreas restritas. No entanto, eles têm problemas para interagir com outras pessoas e, às vezes, apresentam comportamento inadequado.

Cinco características básicas

A partir da descrição feita por Rivière (1997), podemos fazer uma descrição extensa dos principais problemas que podem afetar aqueles que sofrem desta doença:

  • Transtorno qualitativo do relacionamento:  incapacidade de se relacionar com iguais. Falta de sensibilidade aos sinais sociais. Alterações dos padrões de relacionamento expressivo não verbal. Falta de reciprocidade emocional. Dificuldades para entender as intenções de outras pessoas e seu duplo significado.
  • Inflexibilidade mental e comportamental:  interesse absorvente e excessivo em determinados conteúdos. Rituais Atitudes perfeccionistas extremas que levam a grande lentidão na execução de tarefas. Preocupação com "partes" de objetos, ações, situações ou tarefas, com dificuldade em detectar totalidades coerentes.
  • Problemas de fala e linguagem:  atraso na aquisição da linguagem, com anormalidades em como adquiri-la. Uso de linguagem pedante, formalmente excessiva, inexpressiva, com alterações prosódicas e estranhas características de tom, ritmo, modulação, etc. Problemas para saber "sobre o que falar" com outras pessoas.
  • Alterações da expressão emocional e motora: limitações e anomalias no uso de gestos. Falta de correspondência entre gestos expressivos e seus referentes. Desastres motores em exames neuropsicológicos.
  • Capacidade normal de inteligência impessoal, mas limitada em situações em que deve ser combinada com habilidades empáticas. Frequentemente, habilidades extraordinárias em áreas restritas (por exemplo, colecionando carros de todas as marcas, fotografias de diferentes locais, modelos de construção, amplo conhecimento em um assunto específico, como astronomia, história de uma cidade etc.).
Para ser diagnosticada com o distúrbio de Asperger, a pessoa não deve ter adiado a aquisição da linguagem e sua inteligência deve estar dentro dos limites da normalidade. Ambos os aspectos são essenciais para o diagnóstico e diferenciam o Asperger de outros distúrbios do desenvolvimento ou do espectro do autismo.

Três dimensões: pessoal, familiar e social

Muitos especialistas questionam que a ausência de atraso na linguagem é um elemento essencial para o diagnóstico. O fato é que muitas pessoas diagnosticadas com o distúrbio de Asperger apresentaram, de fato, algum atraso na aquisição da fala.

Os atuais sistemas de classificação internacional também causam alguma confusão. É suficiente usar "palavras aos dois anos" e "frases comunicativas aos três", para tipificar um desenvolvimento "normal" da linguagem; o que realmente não reflete a complexidade de um possível atraso na linguagem e na comunicação.

Para estabelecer qualquer diagnóstico em psiquiatria infantil, é necessária uma abordagem pessoal, familiar e social. Na entrevista diagnóstica, é necessário fazer um bom histórico do desenvolvimento da criança em geral e principalmente nas áreas de interação social, linguagem e comunicação. Analise os padrões de jogo e comportamento da criança de uma perspectiva evolutiva.

A avaliação implica, pelo menos, avaliar sua capacidade intelectual, seu nível de linguagem expressiva e receptiva, sua função executiva e competência motora.

É muito útil usar escalas de triagem para a detecção de S. Asperger, as mais utilizadas são:

  • ASSQ (questionário de triagem para o espectro autista de alto funcionamento de Ehlers, Gillberg e Wing 1999). É um questionário para facilitar a detecção de indivíduos com alta capacidade intelectual e um distúrbio social no espectro autista, e não para a diferenciação entre autismo de alto funcionamento e síndrome de Asperger.
  • A escala australiana para a síndrome de Asperger de Atwood 1998.
  • O teste infantil da síndrome de Scout Asperger, Baron-Cohen, Bolton, Brayne, 2002.
             Em muitos casos, é muito difícil detectar esse distúrbio, pois a maioria dos pais pensa que seus filhos são mais calmos e menos comunicativos que os demais. Não sendo crianças problemáticas, elas tendem a passar despercebidas. Muitos pais estão   perplexos quando se deslocam de pensar que o filho é introvertido e muito maduro para perceber que algo está errado.

Quando os pais pensam que algo está acontecendo com seus filhos, tentam entrar em contato com as associações existentes das quais tentam informar, desenvolver terapias, realizar oficinas, desenvolver bancos de dados com os afetados, entrar em contato com os centros educacionais e a Universidade para gerar mais e mais serviços para pessoas que sofrem deste distúrbio.
  


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tom caet