22/12/2019

Mateus 20:29-34 A Cura dos Cegos.





Ao saírem de Jericó, uma grande multidão seguiu a Jesus. Dois cegos estavam sentados à beira do caminho e, quando ouviram falar que Jesus estava passando, puseram-se a gritar: "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!". A multidão os repreendeu para que ficassem quietos, mas eles gritavam ainda mais: "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!". Jesus, parando, chamou-os e perguntou-lhes: "O que vocês querem que eu lhes faça?". Responderam eles: "Senhor, queremos que se abram os nossos olhos". Jesus teve compaixão deles e tocou nos olhos deles. Imediatamente eles recuperaram a visão e o seguiram.

Nessa passagem de Mateus 20:29-34, Jesus nos ensina não só um fato histórico que ocorreu durante a vida dele aqui na Terra, mas algumas lições importantes:

Em primeiro lugar, que não devemos ligar para as opiniões contrárias à sua volta. "Parem de fazer barulho", "Não vai adiantar, Ele está muito longe", "Vocês não vão conseguir", "Esse problema aí não tem jeito"... Apesar da multidão ao ver os dois cegos gritando, pedindo a Jesus por misericórdia, imediatamente começaram a mandar eles a ficarem quietos, tentando impedi-los de alcançar a benção. Ao meu ver, os   cegos não ligaram para o que estavam ouvindo à sua volta, e não desistiram. De acordo com o versículo 31, "Gritavam ainda mais"!

Em segundo lugar, Muita gente se achega a Jesus esperando que Ele simplesmente resolva todos os seus problemas ou realize todos os seus desejos sem ter que pedir nada. Só que Jesus quer se relacionar conosco. Quer ouvir de nós aquilo de que precisamos, ouvir a nossa voz falando com Ele. Precisamos demonstrar com a nossa voz, com a nossa boca, aquilo de que precisamos.

Jesus sabe quem você é. Independentemente do que você faz. Sabe quem é a despeito do você tem. Quem quer saber pergunta e não entrega a resposta. Por isso ele os perguntou "O que vocês querem que eu lhes faça?  

E nós, seres humanos, somos assim mesmo: Julgamos o que não sabemos, condenamos com preconceitos. Tratamos com indiferença, vemos multidões, não enxergamos o cuidado que cada ser individualmente necessita. Isso é realmente maravilhoso! Jesus se importa com cada ser humano. Sem distinção.  

E por fim, a pior cegueira é aquela em que se deixa de enxergar o sentido real da vida.  Há muita gente cega, numa vida sem nenhum sentido nobre e real, que se prenderam a legalismos e rituais pesados. Deixaram esfriar o amor nos corações e se esqueceram do principal da lei, que era o perdão e a misericórdia. Quem sabe hoje você não esteja precisando de um milagre de Deus?

Aliás, a bíblia diz que a fama de Jesus corria por toda a Galileia e cidades circunvizinhas, dizendo que Jesus, havia curado: Cegos, Paralíticos, endemoninhados e até ressuscitado mortos, o que gerou expectativas. E esta expectativa gerava no coração das pessoas a esperança. Porque muitos milagres não acontecem em nossas vidas porque muitas das vezes somos incrédulos e sem expectativas.

Portanto, não fique calado, prostrado, reclamando, murmurando, pelo contrário tome a iniciativa. Aproveite a oportunidade para sua história ser mudada hoje para a gloria do nome de Jesus, pois eu creio ele cura onde quer que você esteja e tanto faz qual seja a sua situação hoje! Talvez você não seja cego fisicamente, mas a sua situação, sua vida não é diferente de um...

Se for possível, ore, jejue, leia o Evangelho.   Se for preciso, grite, chore, mas não fique parado tome a iniciativa. Não fica esperando e dizendo: ah! Se eu fosse rico; ah! Se eu ganhasse mais, ah! Se eu tivesse isso ou aquilo. Isto é falta de iniciativa.

A Bíblia diz os medrosos não entram no reino do céu Ap: 21:8. Deus está à procura de pessoas para fazer grandes milagres na sua vida mais são pessoas que tem iniciativa e coragem para vencer os obstáculos e as tempestades da vida e dizer não ao pecado e sim a santidade.

Iniciativa para obedecer a Deus e a sua palavra e coragem para tomar posição diante da oposição que   vem da família, amigos, filhos.... Iniciativa para seguir e servir a Jesus, nas provações e tentações, porque está escrito: “Ser fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida” Ap.2:10

Fale para Jesus o que você quer, lembre-se que não há nada impossível para Ele, e não existe nada que Deus não possa fazer. Nada pode calar um adorador.... Na carta de Paulo aos Romanos capítulo 10:13 está escrito: “Porque todo aquele que clamar o nome do Senhor será salvo”.

Jesus está perguntando agora para você, O que queres que eu te faça?

Temos duas opções aqui: clamar pelo seu nome ou perder a oportunidade. Porque Jesus não faz nada para nós sem que antes lhe peçamos ajuda.

E aí, que queres que Ele te faça?




fotos

tom caet