05/07/2020

Por que não se cala, louco?



Reflitamos juntos! Hoje há uma enorme diversidade mística e cheia de extravagâncias artísticas, humorísticas e filosóficas nas religiões. fato!  

Há Também muita expressão e instrumento de ruptura socioemocional imposta pela necessidade afetiva de cada em querer viver pelas aparências numa radical convivência.

Realmente, o cristianismo tenta desempenhar uma profunda função social, mas nem todos estão sendo capazes de se livrar da ambição terrena para exercê-la. Assim neste conflito de decisão, a racionalidade junto a necessidade emocional irradia numa luz implacável que é a loucura. A linha da razão e da loucura é muito tênue. Qualquer pessoa pode ficar doente loucura é quando a gente perde esse equilíbrio as vezes, falta de controle mesmo

Por outro lado, com o devido cuidado, quando alguém traz esse triste e incurável mal, é moralmente condenado. Sempre vejo a religião com uma urgente necessidade de desconstrução dos tratamentos psicoterápicos, ou apoiando na luta pela (re) compreensão do sujeito e seu sofrimento psíquico sem a supremacia da fé, o que problematiza as concepções que os pacientes e familiares trazem consigo de cura.

Particularmente, convivo com um monte de doidos que andam pelas ruas impondo as mãos com uma suposta autoridade divina. Fora os outros malucos que saíram ou ainda estão sentados nas carteiras de escolas de teologia achando que descobriram a roda e o fogo....

No sentido atual da fé, vejo gestos frequentes desses cristãos malucos num fascínio tecnológico perante as honras, o poder, o dinheiro e as pompas da fama e lançando a mão da racionabilidade de Deus e partindo para o deserto das incertezas.

Muitos deles estão separados - não como santos, mas se afastando e se desviando das instituições comuns – como a família e congregação, por exemplo – onde a maioria segue sem concessões, aos apelos da mundanidade.

Obviamente, como cristãos sabemos que estamos expostos a todos os rigores de Deus, até à morte. Alguns como eu, se mantém isolados em missões. Outros passam o dia pensando em púlpito e no dia do amanhã. Mas isso não significa que a loucura da cruz seja o nosso estilo de vida.  A minha não é!

Entretanto, onde está o Evangelho que o louco segue? E como um discípulo, você está pronto a Vender o que tens e dá o dinheiro aos pobres ou loucos?

Se não vai exercer o IDE, ao menos evite entrar na lógica do acusador... ou seja, pare de achar, acusar, amaldiçoar ou procurar impedir como ele faz ao que discordam, pensam ou agem diferente. Repito: Não entre na lógica do diabo acusador que te trata como louco.

Porque é nessa estrutura imoral que o diabo está operando o botando em colapso as mentes dos   pais, filhos, netos.... 

Embora a sociedade sempre idealize aos homens sábios e prudentes à mistura com loucos, precisamos de mais sábios presos no evangelho do que de loucos soltos nos templos e ruas como muitos por aí lançando milhares de pessoas no medo e no sofrimento da fé.  São teólogos, pastores, anciões, levitas, missionários, professores de EBD, espíritas, líderes de células... enfim.

 O que não vemos são crentes agricultores doando os produtos agrícolas que têm em excesso, mas vivem doando dinheiro para construção de templos e apoio a políticos...  Fato!

Infelizmente há muitos crentes fingindo não ver que há povos morrendo de fome. Este sim é o aspecto mais negro a que podemos designar de loucura cristã.

Podem me chamar de obcecado, odioso e até intolerante. Okay! Mas como terapeuta digo com todas as letras que há um milhão de coisas sobre as quais preferiria escrever, mas no atual estado das pessoas no mundo, falar da loucura dos crentes não me deixa outra escolha. Portanto, não dá mais pra ficar calado frente aos tantos de loucos religiosos. Tão pouco   aceitar as suas falcatruas no púlpito pregando e cantando enganos aos incautos.

Não amo a Deus de um jeito diferente de ninguém. Apenas amo!  E é o amor dele que me motiva e me move a parar de usar o silêncio para capitular suposta sabedoria.... Comigo isso não vai acontecer mais! Também Não dá pra ficar calado e dar uma aprovação tácita ao escarnio intelectuais da teologia...

Você pode achar tudo isso arrogante.  Mas recomendo que pare para pensar nos dias de hoje se as pessoas do seu convívio também te suportam, respeitam e amam de verdade.

Peço que verifique se há pessoas que se preocupam em preservar a sua amizade e seus conselhos. Se as mesmas te chamam pros trabalhos voluntários, festas e passeios. Que se interessam pela sua ajuda. Se sim, ... este é o lado positivo pra você.

Mas se eles te ignoram, é porque você deve ser visto ao contrário do que se auto-intitula: educado, gentil, amigável e civilizado, não se sinta louco por isso, mas não se surpreenda se for chamado de um!
Se fizéssemos uma pesquisa, sobre o Evangelho, veremos que par uns ele é um monte de palavras sem sentido. Para outros, histórias interessantes e um tipo de literatura qualquer. Já os que acham o Evangelho peculiar a grupos de fanáticos e extremistas - Coisa de louco, dirão.
Mas o Apóstolo Paulo ao dizer em Coríntio 1:1. que a palavra da cruz é loucura, [para os que perecem] não nos retratou a ser louco no comportamento, mas atento a confusão de entendimento!

Portanto, a loucura da pregação I Coríntio 1:21. Salva-nos e nos livra de alguns que realente são loucos e não entendem ou não querem entender.

Espero que você seja um dos que acham o Evangelho simples, porque tem gente que acha     complicado demais. Além do que, entender as coisas de Deus mostrará o tipo de evangelho que você segue e isso definirá em testemunho o tipo de cristão que você é, se meia-boca, liberal, carnal, descompromissado com a verdade. Ou um integro, que não negocia seus princípios bíblicos, que se santifica e tem compromisso com a verdade.  

No entanto, Jesus disse que seríamos perseguidos e o espírito do mundo tornou-se difusor   do engano - que é controverso as Escrituras Cristãs. Dificultando-nos pregar aos supostamente cristãos que não reconhecem a misericórdia de Deus, não conhecem e nunca desenvolveram ou viveram intimidade com Seu evangelho.

A maioria, senão todos, sequer merecem ser elevados aos altares. muitos não têm mais do que uma gota de santidade nas veias.  São rústicos, analfabetos. Outros, intelectuais, ricos, há também os sem nome, sem teto, sem rumo, mas todos carentes da misericórdia de Deus...E a única acusação justa que nós cristãos temos a fazer contra o mundo é pedir perdão ao Pai que é misericordioso pelos milhões de loucos que falam, pregam a palavra onde só Deus os conhece.

 E por fim, Ser cristão não é ser louco, mas sábio e seguir a razão de Deus. Ser Cristão não é andar na contra mão do mundo de qualquer jeito. Porque o mundo não precisa de libertação, purificação, paz, mas de direção divina para salvar o pecador.  O caminho do mundo é largo e leva pro abismo, mas o caminho de Deus é estreito e leva à vida eterna.

fotos

tom caet