Em primeiro lugar, Não estenda sua mão esperando receber com a outra;
Em segundo, não estenda sua mão para todo mundo.
Explicando melhor, o primeiro acima remete a você jamais ajudar o próximo esperando algo em troca; Se é que você quer realmente ajudar, caso contrário não defina isso "ajuda"; Isso nós fazemos de livre e espontânea vontade e com as melhores intenções.
Já o segundo pode parecer polêmico pra algumas pessoas e soar com tom egoísta e similares. Mas é uma realidade que não é necessário ter alta idade pra notar isso;
Nem todos merecerão a sua ajuda.
A imagem por si já dá uma ideia da explicação. Alguns não irão valorizar a sua ajuda, e você no fim das contas ficará até com um peso na consciência por ter ajudado. Esse é o segundo ponto.
Tem uma frase: "Faça o bem sem olhar a quem";
E concordo em partes. Afinal os maldosos se aproveitam nesses momentos, quando estamos dispostos a ajuda-los sem saber suas reais intenções por trás. O famoso "tiro saindo pela culatra"; Ajudamos e recebemos o contrário; Ingratidão.
Portanto ajude mas sem pedir nada em troca e faça de coração, além de ter cuidado com quem você oferece a sua ajuda.
É claro que não iremos adivinhar pessoa por pessoa, mas trate sua ajuda de maneira criteriosa dentro de um contexto, e não simplesmente saia distribuindo boas ações por aí, pra tudo e pra todos.
O mundo de hoje é perigoso, e infelizmente temos que ter cuidado até em prestar auxílio a alguém.
E por fim, Deem e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês".
Lucas 6:38"Pegou azidea..?"
