11/07/2024

Mateus 16:23 Todo passo tem pegada, mesmo que seja pequena.

 


Todo passo tem pegada, mesmo que seja pequena.

Quando Jesus em Mateus 16:23 disse: para trás de mim Satanás, estava dizendo que Pedro era uma pedra de tropeço para ele, e que não pensava nas coisas de Deus, mas nas dos homens".

Entendo que tal qual Pedro, hoje temos “irmãos” denominados que também não entendem o propósito de Jesus. E que todo o tempo pensa de acordo com a mentalidade dos homens, pois Jesus falava sobre a sua morte e crucificação e Pedro não queria que isso acontecesse.

Como cristãos bíblicos, sabemos que tudo na terra se findará. Mas desde a muito tempo é sabido que a religião - que tem sua importância no sentido de gerar conforto espiritual para aqueles que precisam...- tem sucumbido nas mãos dos religiosos que muitas vezes se autodenominam “ungidos”, que como a igreja Católica, expurga quem pensa diferente de várias formas.

O que eu quero dizer aqui é que ainda hoje, temos vivido nesse mesmo debate de dogmas. Ou seja, todos pregam uma santidade quase inacessível, mesmo aos homens de fé.

Mas o cerne dessa confusão não está na aceitação dos incautos as pseudonormas humanas e, nem na definição de difícil conceituação e explicação do que é religião e seu real sentido, mas na “pegadinha” do mal na argumentação bíblica. Entenda:

O problema não está na religião em si, na maioria das vezes, mas na religiosidade (pratica) imposta por líderes através do seu argumento: "mas como pode estar errado se a bíblia diz exatamente o que penso?".

Há muitos religiosos cristãos autossuficientes..., especialmente os teólogos neopentecostais soberbos que se julgam superiores em espirito aos demais “irmãos”, sejam ateus ou seguidores de outras religiões. Mas “Faça tudo o que puder e deixe o restante para o Senhor.”

De fato, como discípulos de Cristo, quando usamos sabiamente as coisas que o Senhor nos dá, somos mais capazes de realizar Sua obra e cuidar dos outros. Mas é preciso dar mais de nós mesmos e doar nosso tempo, talentos e recursos para cuidar dos necessitados. Fazendo assim podemos estar satisfeitos e não autossuficientes nessa vida.

Embora, há os que alcançam tais satisfação através da religião, da meditação, da terapia e até da arte…, mas a maioria não conseguirá ser autossuficiente, pois todos precisam de Deus. Porque “Deus” é a completude de tudo que almejamos, ou seja, Ele é a referência, tanto para os religiosos quantos aos não. E se você fizer perguntas para o mundo, obviamente receberá resposta do mundo. Porque para ele, somos complexados e angustiados e Completude divina não existe…  mas lembre-se de que nem todo aquele que diz: senhor! senhor! entrará para o reino dos céus, mas só aquele que faz a vontade do meu pai, que está no céu. Matheus 7:21

Mas como ver ou viver é uma experiência desconfortante, ao menos como crente podemos viver sem questionar muitas coisas quando as encontramos fora do entendimento do evangelho.   

Apenas fiquemos de fora de questões que mais confundem do que a esclarecem.  1º salmos 1:1-2 "bem aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores, antes, o seu prazer está na lei do senhor, e na sua lei medita de dia e de noite".

E como dizem por aí: todo passo tem pegada, mesmo que seja pequena. Também dizem que não é bom ridicularizar e tratar outras pessoas com desprezo. Entretanto, há muitos que a passos curtos escarnecem e ridicularizam a fé. Porque se sentem superiores a ponto de desfazer de outras pessoas. A maioria diz que é batizada, dizimista, está a anos congregando, faz parte do grupo de oração, enfim. Inclusive, Grande parte ignora que seu escarnecimento pode machucar outras pessoas.

Exatamente ao facto delas se sentirem inferiores, desvalorizadas, insultadas, zangadas... desviam da fé fidedigna, contudo, vemos que na bíblia os tais escarnecedores receberão castigo:

 Mas 4O vaidoso e arrogante - chama-se zombador; ele age com extremo orgulho. Provérbios 21:24 Aqueles que escarnecem são insensatos e colherão o fruto de suas palavras. Deus zomba dos zombadores (Provérbios 3:34). O escarnecedor não encontra sabedoria, porque não respeita nada (Provérbios 14:6).

Pessoalmente, não me sinto a vontade de estar ao lado destes “irmãos” escarnecedores que não conseguem dedicar seu tempo em conhecer mais o Criador e a Jesus, o salvador.

Os mesmos não somam e muito frequentam a igreja, mas pouco entendem da nova vida em Cristo. Eles sequer procuram se envolver em recursos missionários. Eles vão à escola bíblica por costume e mal sabem ler e quando se dedicam, é apenas na busca de cargos e a serem discipulados aos cursos teológicos.

Concluindo, ainda temos chance de, com certo esforço, praticar fé e a buscar a salvação e fazer manutenção dela - Mt 11:12 diz "...o reino de Deus é tomado à força e os que se esforçam, são os que conquistam..."; assim disse Jesus.

Esta "força" não é um quebra-pau teológico, nem guerra de ideias, mas pagar o preço para não retornar a vida de pecado. Todos, sejam quais forem, estão quase que invariavelmente sujeitos às interferências de sua vaidade e de seu orgulho. A propósito, infelizmente, a esmagadora maioria dos fenômenos de intercâmbio intelectual desses entendedores da bíblia, é constituída de fraudes para suprir a necessidade econômica e de atenção emocional (traumas) de seus perpetradores. ao invés de alimento para o corpo, a maioria deveria alimentar o espirito   de quem precisa.

Enfim, paremos de reclamar e querer tudo de mão beijada. Este é o esforço: pagar o preço e não simplesmente sentar, se acomodar e receber o que Deus prometeu.  

 

fotos

tom caet