08/03/2025

Candombléia de “deus” - Deuteronômio 8.19-20

 

Candombléia de “deus” - Deuteronômio 8.19-20


Infelizmente temos vivenciado nas igrejas o envolvimento num certo sincretismo religioso.  se observarmos na os ritos da África, veremos que os cultos a Jeová são assim: meio que independente, cultural e extravagante.

Mas antes de tirarmos conclusões invasivas, precisamos observar alguns fatos:

Hoje vemos das ditas denominações evangélicas pré-existentes e, não raras vezes, muitas delas descontextualizando e desatualizando a doutrina bíblica, agindo como:

1.      Fundamentalistas – que interpretam a Bíblia de forma literal e não aceitam outras alternativas e ramificações cristãs. O fundamentalismo considera ser a continuidade da Reforma Protestante agindo como críticos das versões modernas da bíblia e do uso de determinados textos gregos. São individualistas e absolutamente rigorosos e principalmente anti-pentecostais e separatistas.

2.      Evangélicos ou protestantes, ou seja, são os tradicionalmente chamados    "crentes", participantes das denominações   históricas, surgidas na Reforma Protestante que deram origem às Missões Modernas e que Possuem uma pneumatologia conservadora. Algumas não   creem na experiência pentecostal do batismo no Espírito Santo com suas manifestações visíveis e audíveis.

3.       Pentecostais -   após o início do fenômeno Pentecostal na Rua Azuza nos Estados Unidos em 1906, surge   na história da igreja moderna a manifestação dos "dons de línguas" como provas de batismo com o Espírito Santo nas igrejas dessa linha.   Teologicamente ela é protestante, mas a sua liturgia é animada, entusiasmada, e seus cultos são ruidosos, onde todos oram ao mesmo tempo.

4.       Neopentecostais – são os pentecostais, que, unindo-se à filosofia do "poder da mente", exploraram a prosperidade financeira como sinal de bênção e cura de supostas enfermidades. Pra eles, há demônios em tudo e toda parte.... e que através de rituais visto como especiais, realizam coisas como: quebra de maldições, determinação pela fé, desafios financeiros, oração em montes, amuletos ungidos, etc. com poderes extremos, seus semideuses e suas revelações, decretam   mística e inconsistente, curas e revelações extrabíblicas. Tal qual as pentecostais, trazem em si uma confusão teológica, falam em línguas estranhas, mas faltam-lhes ética cristã, onde sabemos que só   Cristo é o poderoso realizador de milagres e doador de bênçãos. Muitos se se autointitulam bispos, missionários, apóstolos, etc., que   adotam   práticas esdrúxulas de manipulação da fé·

5.      Neoapostólicos – são os neopentecostais evoluídos que alegam ter o   dom de apóstolo, ou seja, equiparam-se a João, Pedro ou Paulo.

6.      E por fim, temos os "católicos carismáticos". Um grupo separado dos evangélicos, mas com um pé no método neopentecostal e no neoapostolismo, onde   misturam sua liturgia e pratica idêntica a   dos evangélicos, onde leem a bíblia, fazem orações, pregam e falam em línguas estranhas, mas mantendo o credo católico da adoração aos santos, Eucaristia e Purgatório.

Sabemos que, Apesar de a caminhada de fé ser árdua e difícil, com Jesus Cristo já não somos os mesmos de antes. Com Ele estamos em constante transformação, ora amadurecendo na sabedoria, ora vivenciando ou experimentando os processos que nos ajudarão a conservar a fé numa posição necessária que por Deus nos é desejado.

E no auge da maturidade cristã passamos a compreender que, apesar dos percalços diárias e das dificuldades enfrentadas, dos desafios constantes e das diversas vontades de desistir de tudo, existe uma força interna que nos faz encarar certas adversidades com mais energia, confiança e esperança. Mas urge em nossas vidas a necessidade de busca pelo discernimento espiritual para não cair na cilada de participar dos ritos sincretistas   Africano. Daí vem as seguintes perguntas para reflexão de todos:

Para que girar tanto?  Será que o Espírito Santo torna uma pessoa possessa dEle, como se fosse um demônio possuindo alguém? Que tipo de culto se canta, gira, grita e transpira sem parar? E Por que o cantor e pregador canta ou fala com a voz de quem está a ser esganado?

Onde está na Palavra de Deus que o Criador se manifesta girando os cultuantes? E não há como dominar esse fenômeno do rodopio? Por que os passos são similares a Umbanda e Carnaval? Não seria esse tipo de culto um entretenimento substitutivo aos bailes-funk, aos pagodes e ao próprio Candomblé? Seria isso o tipo de motivação para uma vigília e um culto? Se alguns ficam tomados "pelo Espírito" e se esse espírito não é Deus, quem seria? Um espírito de anjo? Um demônio?

Deus é santo e importa que os seus adoradores também sejam santos, isto é, separados   do pensamento dominante e do culto sincrético-cultural). Diz a Palavra: "porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo." (I Pedro 1.16). Caso não saiba, Deus não é cultuado através de rituais geográficos ou pela beleza estética. Ele só aceita um culto   feito "em espírito e em verdade.  João 4.23-24 

 Note que Jesus diz: É NECESSÁRIO (importa). Não é necessária roupa especial. Não são necessários adornos. Não precisa de coreografias e rodopios. Esses rituais são pagãos. A adoração do Pai deve ser espiritual, no íntimo, sem giras ou celebrações delirantes. ("Mas faça-se tudo decentemente e com ordem", I Coríntios 14.40).

 Ainda que resolvam adora a Deus dessas formas, ele diz para que não nos conformemos com esse mundo, mas que sejamos transformados pela renovação da nossa mente, para experimentar qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade Dele.", Romanos 12.2.

Fomos chamados para salgar; iluminar; conduzir; influenciar. Assim, ao invés de tomar a forma do mundo e cultuar como as religiões pagãs fazem, sigamos o ensino da Palavra de Deus sem usar magias, feitiçarias e macumbarias. Deus Afirmou a Israel algo que plenamente se aplica à essas Igrejas:

 " Sucederá, porém, que, se de qualquer maneira te esqueceres de Senhor teu Deus, e se seguires após outros deuses, e os servires, e te encurvares perante eles, testifico hoje contra ti que certamente perecerás. Como as nações que o Senhor vem destruindo diante de vós, assim vós perecereis, por não quererdes ouvir a voz do Senhor vosso Deus." (Deuteronômio 8.19-20) fica a dica!


 

fotos

tom caet