06/08/2013

Projeto arca - Missionarios da Nova Aliança - Ser voluntario





Projeto a-marca de missões.

Olá! Você já parou para refletir sobre os trabalhos missionário-voluntários, e quais são os benefícios que este tipo de atividade gera?

Eu sei que é difícil para todos nós aprender ou ensinar a sensibilização das pessoas para a maneira de tratar bem o outro. Porém, a partir desse tipo de mudança, cremos que nos tornamos muitas vezes mais tolerantes, pacientes, manso com o próximo do que antes.

Embora todos tenham a necessidade de se sentir útil e valorizado, alguns têm deixado de realizar ou desejar ou fazer algo diferente no dia-a-dia acerca disto.  

Por esse motivo mostramos a solidariedade - o que move as pessoas a serem voluntárias. No entanto, há muitas razões que levam uma pessoa à solidariedade, uma delas é a vontade de ajudar a resolver os problemas alheios, independente das desigualdades religiosas, sociais e intelectuais, tempo e condições. Porque voluntariado é casual e momentâneo...

A pergunta é: Numa ação, qual são os benefícios para o voluntário? Para a instituição (projeto/causa)? E para o público-alvo?

Arrisco a dizer que o serviço missionário/voluntário pode contribuir e muito com tudo isso. Mas é preciso que se reflita no seguinte:

Como voluntario praticamos o exercício da cidadania e da participação social como atores, ou seja, fazemos a nossa parte nessa edificação, contanto que se assuma a responsabilidade;

Como voluntariado é democrático, na medida em que as pessoas participam, o exercício da justiça se faz presente como também os seus deveres;

Voluntario é consciente da realidade igualitária, pois convive lado a lado com os problemas sociais do ambiente em que vive, tornando- o mais sensíveis e críticos, mas nunca ofensivo;

Além de o voluntário estimular a solidariedade, seu comportamento gera comportamento [exemplo]: cada vez que estamos praticando, estamos nos preenchendo de sentimentos bons;

Enfim, ser voluntario é conquistar a outra pessoa para ser voluntária – Quando algo nos faz bem, sentimos a necessidade de “contagiar” os outros para que também possamos ter a mesma sensação. Lembrando que a realização pessoal muitas vezes, reflete no profissional. Onde descobrimos outros talentos em si e nos outros. Ao se tornarem voluntários, muitos acabam descobrindo que gostam de falar em público, que são criativos, que possuem liderança, poder de persuasão, habilidade para lidar com pessoas, evangelizar, etc.

Espero que esse comprometimento com os problemas da sociedade se mantenham em acordo comum com o IDE – isso quando assumido de um compromisso com a nossa realidade, e tornem-se responsáveis por ela. Finalmente, espero que ocorra esse resgate e exercício de valores, e levem mais adiante, caso tenha se esquecido disso, lembre agora e faça com compaixão um pequeno gesto de amor, solidário e fraterno colaborando. Comece aí onde você está! Pois esses valores estão em nossa essência dada por Deus doando Seu Filho na cruz; assim, cada vez que agimos humildemente de acordo com Ele somos abençoados por Ele.

Acredite mais em amizade do que em marca ou ideologia. Não somos só crentes, somos gente! Pense nisso!


Esta é máxima do cristão verdadeiro: Esteja onde estiver, ame Jesus, fale de Jesus, apenas de Jesus. Glorifique a Jesus, exalte o nome de Jesus, edifique a igreja [você] de Jesus, salve vidas para Jesus, cuide de vidas para Jesus, seja discípulo de Jesus e isso basta. Essa atitude é capaz de nos fazer bem. No nosso lugar é o que faria Jesus.

fotos

tom caet