22/07/2012

estamos inchados na fé

Qual é o tema mesmo?
1 Coríntios 5:2-13
E vós estais inchados? E nem ao menos pranteastes para que fosse tirado do vosso meio quem praticou esse mal?
Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.
Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito  decidi como se estivesse presente, que o que tal ato praticou,
Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,
Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.
Não é boa a vossa ostentação. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?
Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que seja uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
Já por carta vos tenho escrito que não vos associeis com os que se prostituem;
Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?
Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo. 

            Infelizmente as portas para o evangelho estão se fechando. É importante modernizar, porém muitos dos nossos líderes não estão ouvindo mais ou tão somente a voz de Deus. Estão seguindo os contratos humanos. Está ouvindo a si próprio, mundanizando a fé nas convenções - eventos de luxo pago com os dízimos e ofertas que alimentariam as viúvas e os órfãos de fé e de compaixão.  Apesar de tudo o nome de Jesus ainda é o foco. Mas a “Sua Palavra” tem sido ridicularizada. Ela está sendo usada e colocada abaixo da cultura de um Estado, da ética profissional e das circunstancias humanas. Não estou declarando ser um rebelde-endemoniado, desviado- por ver e não concordar. Só  é lamentável! Como também lamento aos pastores e lideres que preferem esquecer o começo árduo da caminhada cristã que eram:

Perseguições, transformaram em  concorrência;
Lutas espirituais, em MMA (carne);
Oração, em estudos estratégicos;
Coerência, em interesse financeiro.

Enfim, concordam com que as pessoas se vistam com a aparência de alegria e não se dispam da vaidade, status ou cargo ministerial. Será que conseguem ver ao seu redor os famintos na alma?  Ou só observam os carentes de afeto?
Observadores – hoje essa posição eclesiástica está acima do amor de Cristo e abaixo da compaixão humana.

Estamos desviados dentro dos templos.

Isso está sendo visível por causa do cumprimento das escrituras. Notamos cantores buscando a fama; “marchas” de interesses políticos; debates e confusões; riquezas e submissões. Essa postura carnavalesca nos nossos dias ocorre devido à ausência da unção do Espirito Santo (discernimento) e por isso não sabemos quem é quem. Entram descamisados da salvação e ficam vestidos de um Jesus caricato: tatuados nas testas, escritos nos peitos, cheios de entendimento humano. Esse Jesus que alguns querem é um que enriquece e que perdoa sem remissão, e não exige nada em troca... Pode até ser, mas como estou falando o que penso, prefiro o JESUS que me ensina a amar, a trabalhar, a perdoar e a mudar o meu caráter diário. Sem pretender pregar para os crentes e muito menos desfilar nos púlpitos e nem fingir que está tudo bem. Sabemos que não está. Por isso acabamos como fariseus e hipócritas pregando e não vivendo.
Por isso me coloco no direito de expressar o que sinto. Não quero ser hipócrita e não quero aceitar ser evangelizado por um.

Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos. Isaías 6:5

Portanto, Efésios 4,27-32 - Não deis lugar ao diabo, nem queira ser chamado de “bom” (Jesus disse que bom era Deus), e nem coloque pedidos nos sacrifícios de marcha que nos lembram do passado e sincretismo com outras religiões. Sabemos o que está acontecendo e o nosso preço rumo à salvação é estar aqui para participar com um maior numero de irmãos no sofrimento de luta diária. Por isso gritamos, clamamos ao Senhor uns pelos outros. Isto significa não consentir que a ira se torne em ressentimento, mágoa, ódio – pois estes sentimentos aprisionam a pessoa e oferecem brechas para o capeta. Sigamos assim:  28. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.

29. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. Jesus avisou que daremos contas a Deus por toda palavra torpe (ou inútil) que emitirmos (Mt 12:36,37). O critério é estabelecer, é o de falar somente o que edifica e transmite graça.  Vigiar a boca é uma necessidade! O salmista orou a Deus para que Ele colocasse uma guarda à sua boca para não pecar (Sl 141:3).  (v. 29b).

30. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. O Espírito Santo é nosso aliado para nos ajudar a perceber brechas em nossas vidas. Entristecer o Espírito Santo servirá de brecha para o inimigo atuar em sua vida. 
31. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Livrem-se de toda amarguraindignaçãoiragritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Por isso devemos zelar pela saúde dos nossos relacionamentos com nossos irmãos

32 .Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Em contrapartida a tudo que precisamos abdicar para que o inimigo não encontre lugar em nossas vidas, há virtudes que precisamos almejar e desenvolver e buscar junto ao Espírito Santo: ser bondoso e compassivo uns para com os outros, perdoando-vos mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo

 Bondade é qualidade de caráter – ter o caráter de Cristo nos tornará bondosos – aquele tipo de bondade espontânea, que não visa benefício futuro.

A compaixão é a capacidade de colocar-se no lugar do outro que sofre e sentir sua dor.  O perdão que nos é recomendado não é o “da boca pra fora”, mas o mesmo perdão com que fomos perdoados por Deus.

Na medida do possível, insista na questão do perdão, pois normalmente esta é a área em que o inimigo mais prende as pessoas. Continue nesta força. Você é um conquistador de almas!
Deus o abençoe em o nome de Jesus.

Missionário Caetan, 22 de julho de 2012.


fotos

tom caet