24/09/2012

O Poder da intercessão


Amado,

Que tal se esquecêssemos de nós e de nossos problemas, e nos puséssemos a interceder uns pelos outros? Assim teríamos mais soluções e menos orações frustradas.

E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho(1 Sm 12.23).

Não oferecer oração intercessora a favor de outras pessoas é pecado.
Amar é a coisa mais gentil que você pode sentir por alguém. A Palavra de Deus diz em Marcos 12,33: amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os sacrifícios.
Muitas vezes, não sabemos ou não podemos fazer o que é necessário para ajudar alguém, mas o Consolador nos dá Sua força (Zc 4.6).

Jesus acabou com a distância que existia entre nós e Deus quando morreu na cruz. O Senhor Jesus intercede ao Pai e o Espírito Santo nos consola, mas nós é que devemos orar (Jo 16.26; 1 Tm 2.5). Por causa disso a nossa oração se torna intercessão, já que é oferecida a Deus através de Jesus Cristo.

Nós podemos orar em vida, interceder por outras pessoas através da fé e a favor de todos, pedindo a Deus de acordo com Sua vontade e não podemos pedir a intercessão de alguém morto, pois foi o próprio Rei Jesus quem disse em João 14,6: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Nosso Senhor nos manda "Orar uns pelos outros" (MT 5, 44). S. Tiago nos ordena de "orar uns pelos outros" (Tgo. 5, 16). S. Paulo diz que "ora pelos colossenses" (Col. 1, 3). No evangelho de S. Mateus (22, 30).

 Muitas vezes, não sabemos o que fazer ou não podemos fazer o que é necessário, mas o Consolador nos dá Sua força (Zc 4.6).  O Espírito Santo e o Senhor Jesus intercedem por nós, mas nós é que devemos orar (Jo 16.26; 1 Tm 2.5). Através da oração demonstramos humanidade; provamos que o bem estar do próximo está acima do nosso. O Espírito nos ajuda a orar como convém (Rm 8.26,27). Para ter resposta certa, precisamos pedir certo (Tg 4.2-3).

Infelizmente, nem tudo que se vê dentro de igrejas [templos] é para ser copiado, ou é copiado porque é certo. Na questão de servir a Deus tudo deve ser feito conforme a Bíblia diz, e não como os homens querem. Falta-nos, muitas vezes, este coração sensível. Julgamos, apontamos e criticamos, e não compadecemos, choramos pelos que sofrem. Suplicamos pelos que perecem. Que o nosso amor tenham como fundamento a oração altruísta, desinteressado. A oração intercessora é a expressão do amor de Deus em favor do outro; é compadecer da dor do outro (Gl 6.2). Colocar-se no lugar dele (Fm 1.17,18).

Devemos interceder de fato para os pastores e líderes, que nunca venham a cair; para que Deus envie obreiros; missionários, evangelistas, mestres e profetas honestos as igrejas onde tem praticas universais. Para que não aja idolatria.

Devemos orar  em autoridade (1 Timóteo 2:2); pastores (Filipenses 1:19); a Igreja (Salmos 122:6); amigos (Jó 42:8);  não crentes (Romanos 10:1); os doentes (Tiago 5:14); inimigos (Jeremias 29:7); aqueles que nos perseguem (Mateus 5:44); aqueles que nos abandonam (2 Timóteo 4:16); e todos os homens (1 Timóteo 2:1). 

Pelas nações: para que se abram ao evangelho;  Pelas famílias: para que Deus renove o amor nos casamentos; pelos filhos. Para que o Espírito Santo renove a igreja, batize e conceda dons espirituais; Aos missionários para que sejam obreiros preparados, comprometidos com a sã doutrina, dispostos a evangelizar o mundo. E todos os perseguidos por causa do nome de Jesus 

  "Lucas 6:28 bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam."

fotos

tom caet