08/09/2012

Os "cobradores" de Deus


E quem disse que ser cristão é fácil?  


... E qualquer que disser: ‘Louco!’, corre o risco de ir para o fogo do inferno. Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.”

(Mateus 5.21-24)



O dízimo era usado para o sustento dos levitas (Números 18.21-2), dos estrangeiros, dos órfãos e das viúvas (Deuteronômio 14.29).   na vigência da Lei de Moisés, dízimo não era dinheiro (Deuteronômio 14.22-27), mas dez por cento das colheitas de grãos e de animais, e eram destinados à suprir os Levitas que não tinham parte e nem herança na terra prometida.   A décima parte, tanto das colheitas como dos animais, que os israelitas ofereciam a Deus (Levíticos 27.30-32 e Hebreus 7.1-10). 

Hebreus 7.5E os que dentre os filhos de Levi receberam o sacerdócio tem ordem, segundo a lei, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.

           Observe, a palavra afirma que Moisés deu uma lei ao seu povo, a qual é direcionada aos filhos de Levi, especificamente aos que receberam sacerdócio para trabalhar nas tendas das congregações, os quais têm ordem segundo a lei de receber os dízimos dos seus irmãos. Agora note o relato do versículo 11:

Hebreus 7.11De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio Levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade se havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque (referindo-se a Jesus Cristo) e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? (menção a Moisés, o qual introduziu a lei ao povo). 

Hebreus 7.12Porque mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança na lei.


No Novo Testamento (Mateus 23.23), Jesus censurou os escribas e fariseus, dizendo-lhes: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Que dizimais a hortelã, o endro e o cominho [dízimos], e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé [ofertas]. Deveis, porém, fazer estas coisas[dízimos] e não omitir aquelas [ofertas].  




Dizimista - tem dia e valor certo pessoa certa.


No Antigo Testamento o dízimo era  prioritariamente associado a um lugar (o Templo), um dia (o Shabat), uma atividade (o Culto) e um grupo de pessoas (os sacerdotes). 

Mas no Novo Testamento “Deus não habita em templos feitos por mãos humanas” (Atos 7.48,49), já não se deve julgar ninguém pelos “dias de festa ou sábados”, pois todos os dias são iguais (Romanos 14.5,6; Colossenses 2.16,17) e todos são sacerdotes (1 Timóteo 2.5; 1Pedro 2.9,10), que fazem tudo, seja comer, seja beber, ou qualquer outra coisa, para a glória de Deus (1 Coríntios 10.31). Assim também a ordem para entregar os dízimos a Deus era apenas uma disciplina temporária, até que o povo aprendesse que a Deus pertence “toda a prata e todo o ouro” (Ageu 2.8).

Ofertante - não tem hora certa e nem valor certo e é para qualquer um.

Solidário não faz conta: reparte, compartilha, doa sem se preocupar com percentuais porque seu coração é generoso, se alegra em doar sempre e cada vez mais.  Sua contribuição financeira tem gesto voluntário e espontâneo, ou seja, não pode haver cobranças e nem cobradores. Deus ama quem dá com alegria (2 Coríntios 9.7). Aquele que aprendeu com Jesus que “mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” (Atos 20.35), sabe que a possibilidade de repartir é um privilégio (2 Coríntios 8.1).

E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra. Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre.Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça, para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se deem graças a Deus. Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus. Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com todos” (2 Coríntios 9.7-13).

o Senhor mandou semear com alegria e não como os pregadores citam, para tomar dinheiro dos fieis, a palavra seria contraditória e os que praticam de forma diferente do que está escrito, estão adulterando a Palavra do Senhor. Porque hoje vivemos o tempo da graça do Senhor Jesus e qualquer esforço para voltar a lei de Moisés, que Cristo desfez na cruz, é anular o sacrifício do Cordeiro de Deus e reconstruir o muro da separação, por Ele derrubado (Efésios 2.13-15).

Deleita-te no Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração“, diz o salmista no Salmo 37.4, fazendo parecer que Deus nos dará tudo o que nós, seus filhos mimados, pedirmos. Mas nos esquecemos de continuar a leitura e ver alguns versículos à frente: “Mais vale o pouco do justo que a abundância de muitos ímpios“ e para não pairar dúvidas  está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre.  Dá com alegria como quem quer agradar a Deus.   

“Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.” 2 Coríntios 9:7

A Bíblia diz em Deuterenômio 16:17 “Cada qual oferecerá conforme puder, conforme a bênção que o Senhor teu Deus lhe houver dado.” 
 

A Bíblia diz em 2 Coríntios 9:7 “Cada um contribua  segundo propôs no seu 

coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá

 com alegria.” O Senhor mandou semear com alegria, portanto, é correto dar o 

dízimo, porém não dar o dízimo não é pecado não. Porque hoje, o que Deus requer

 de nós, que sejamos cheios de amor, de boas obras, que sejamos praticante de sua

 justiça.  Jesus é nosso sumo sacerdote, nosso fiador pagou nosso resgate com 

sangue na cruz do calvário



ESTÁ ESCRITO:  I Coríntios 11 : 19
 E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se 
manifestem entre vós. A graça de Deus nos basta.

fotos

tom caet