07/09/2012

evangelista, evangelismo, missões, missionário...



 Entenda a diferença entre evangelista, evangelismo, missões, missionário...


 O termo preciso e bíblico para missionário é “evangelista”. Mas isso não significa que o missionário não deva existir, uma vez que o apóstolo Paulo, é o modelo de missionário, dentro dos parâmetros todas as igrejas seguem. Um evangelista é um arauto do evangelho, um pregador de boas novas.

Um evangelista é um missionário. Filipe, o evangelista, era um missionário (Atos 21:8). Todos os pastores fazem a obra de um evangelista (2 Timóteo 4:5), mas o nosso Senhor deu alguns à Sua igreja que foram chamados especificamente para serem evangelistas ou missionários (Efésios 4:11).

O termo evangelista aparece 3 vezes: No dia seguinte, partimos e fomos para Cesaréia; e, entrando na casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele (Atos 21:8).  Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério (2 Timóteo 4:5).  E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres (Ef. 4:11)

Apesar dessas definições, ambos os termos (missionário ou evangelista) têm o mesmo dever: pregar o evangelho.

Evangelista
- De acordo com Efésios 4:11,12 o evangelista é um dom de Cristo para a igreja cumprir a obra do ministério – ou seja, o trabalho para o qual ela foi chamada a servir.

Evangelizador - Usamos este termo para nos referirmos aos crentes em geral.  Todo crente deve ser evangelizador e evangelizar, alguns são evangelistas e lideram a igreja na evangelização.

Evangelização - 1. A ação de evangelizar.

Evangelismo - o sufixo “ismo” indica doutrina, hábito, estilo. Assim os evangélicos seguem o evangelismo, mas quando anunciam o Evangelho estão fazendo evangelização.

Evangélico - Quem segue o Evangelho (ou o evangelismo), cristãos que consideram a Bíblia como suprema regra de fé e prática, totalmente inspirada, suficiente, completa, sem erro e totalmente capaz para julgar tudo e todos.

Considerando a apresentação do Evangelho de modo mais geral, toda pessoa é transformada por ele: sendo Jesus a rocha, as pessoas constroem sua vida por ele ou se destroem quando confrontadas com ele (1Pe 2:7)

Igreja local
- O grupo de crentes, ligados pela paz em Cristo, que se edifica mutuamente para obedecer ao Evangelho, inclusive indo e fazendo discípulos, sob uma liderança ensinadora, comprometida com as Escrituras.

Missão - O propósito da Igreja na terra: Ir por todo mundo, pregar todo Evangelho a toda criatura é a missão da Igreja. A missão da Igreja é ensinar o Evangelho para transformação das pessoas com quem se compromete e a quem, havendo aprendido o Evangelho, não pode negar o atendimento de outras necessidades em amor.

Missionário – Não tem diferença entre evangelista e missionário, já que o missionário é o crente que se compromete com a missão de evangelizar. Se não evangeliza não é missionário, se evangeliza é missionário. UM MISSIONÁRIO É UM HOMEM COM A MISSÃO DE DEUS. Ele é um homem chamado e dotado por Deus para estabelecer igrejas, treinar pastores, ajuda a estabelecer aqueles pastores e igrejas no evangelho da graça de Deus, de forma que eles possam continuar a obra do evangelho para as gerações vindouras.

 Médicos missionários, professores missionários, missionários ligados a questões culturais e “missionários ligados a projetos de construção” não são missionários!

Missionários são homens enviados ao mundo para pregar o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, para reunir os eleitos de Deus espalhados pelo mundo.

 O missionário evangeliza em sua própria cultura. É responsável pela construção e manutenção da estrutura de evangelização que será utilizada pelos outros missionários.
O missionário também evangeliza em uma cultura diferente da sua, se instala na nova cultura e aceita as transformações que fazem parte desta vivência.  Recompensado pelo cuidado da comunidade que o envia ou pela comunidade que o recebe.



fotos

tom caet