03/09/2012

“pra que” e não “por que”

 As pessoas vivem tomando decisões que levam a manobras erradas nas estradas da vida, e acabam ouvindo que tinham tudo pra dar certo.  Anos de indecisões, vontades próprias e convivência com pessoas de todos os tipos nos fazem ver que não chegamos a lugar algum ou nenhum. 
 Apesar de aprender que o mais importante do que pensar em começar é pensar em terminar, muitos continuam a fazer a obra de Deus do seu próprio jeito. Obviamente se perderá no meio dessa jornada e praticará o que um dia condenou. O crente que demonstra falta de conhecimento, entendimento na palavra, assume que tem dedicado pouco tempo à leitura e ao conhecimento da bíblia. Agem como se estivessem na espera de uma “fortuna” e nada acontece. Tantas vezes grita a Deus os seus problemas e não ouvem nada, nem uma resposta, nem um sussurro. Daí você se pergunta por que passamos por tantas lutas e dificuldades? Só que a questão não esta no “por que” e sim “pra que”? Por que é uma imposição, Deus e ninguém são obrigados a responder nada. Sendo assim a pergunta certa é “pra que”. É uma continuação: Para que Deus venha ser glorificado nas nossas vidas. Então está na hora de acreditar e confiar nas experiências de alguns que como você, teve propósitos a partir de situações absolutamente inesperadas.  Não quer dizer que teremos que passar pelos mesmos problemas que os outros, mas aprenderemos com eles. Deus é perito em ler nossas lágrimas, portanto, aproveitar esta oportunidade é uma questão de decisão. 
Obviamente, Não será necessário fazer um juramento, e dependendo da situação, alguns votos são até perigosos. Primeiramente, empenhe em vigiar, pois a necessidade da sua bênção o deixa mais sensível, e nessa hora deve aceitar e descer, e reconhecer que as dores são para todos, e isto o fará ver o quanto dependemos e precisamos ser ajudados a sermos aperfeiçoados na vida por Deus. Mesmo com tudo isso você ainda se achar o “bonzão”, sou assim, e nada acontecerá comigo, o tempo se encarregará de fazê-lo ver se realmente esta bem com Deus.  Pense: na dor ou no amor?
Entenda que querer resposta na hora e do seu jeito sem entender as razões de Deus, é pedir para Ele silenciar-se contigo. Chega uma hora em que devemos buscar o discernimento espiritual, ele nos ajudará a entender que o “não” pode ser um “ainda não”, e que não é à hora ou não se está pronto pra receber algumas bênçãos.  Esperar mais um pouco é entender que o coração pode fazer planos, mas a direção certa vem da confiança em Deus.   E confiar é ter fé, acreditar que o silêncio não vai além da sua força. Neste caso em especial, a fé é o que temos, porque algumas situações hoje possam não servir, mas amanhã, será útil. “... O qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e há mim muito útil...” Filemom 1:11. Se quiser intensificar a sua busca, humilhe-se mais; clame mais e faça de coração. No silêncio aprendemos a ver a soberania de Deus; quando aprendemos, descobrimos que Ele está trabalhando; aprendemos a usar a inteligência, pois um cérebro é igual a um para queda se fechado não funciona, e finalmente confiar naquilo que Ele já disse, ou seja, Deus já falou tudo o devia agora espere e confie!
Vamos, mude e seja diferente! Senão, será derrotado por si mesmo.

fotos

tom caet