03/09/2012

Reciprocidade


Não exponha a todos os seus problemas, aprenda que “nem tudo deve ser dito a todos e nem todos devem ou estão prontos para saber tudo”. 

Claro que ninguém é perfeito! E reconhecer os erros e pedir perdão é difícil, mas se começar a pedir estará cultivando a bondade, afinal só recebe perdão quem pede.
 Quando isso acontece, surge à sinceridade, que gera a gentileza, e tudo isso é o amor. Para manter-se feliz aqui na terra tem-se que testemunhar o poder de transformação diária. O compromisso de uma pessoa que decide ser generosa é dar e receber.
 Comece frequentando uma igreja, ou ande com pessoas com o mesmo proposito, que compartilham da mesma necessidade espiritual e seja tolerante. Converse francamente sobre tudo, e dê atenção às pessoas que querem o seu bem, isso o fará ver a verdade prestada em paz, alegria e amor. E para as atribuladas, Deus sempre enviará no momento certo a solução e a benção poderá ser você, pois quando os filhos verdadeiros nos faltam, Deus manda os dos outros para nos abençoar.

Em Deus tenha a certeza sempre.

Temos o objetivo de ensinar as pessoas a tomarem atitudes que enriqueçam a sua vida. Para que os princípios de sentimentos de fé e razão estejam equilibrados.
Devemos procurar não ser tão rigorosos com os outros e nem consigo mesmo, principalmente se eles forem injustos.  Se não eliminar o orgulho a ausência de Deus é certa. E leva a discussão: o presunçoso fala demais principalmente se estiver irritado emocionalmente.
Precisamos praticar o domínio próprio - um fruto do Espírito – que não ressuscita mágoas do passado e ajuda a perdoar uma ofensa. Com isso mostrará que tem amor, e deixando de lado assuntos do passado não estragará nenhuma amizade (leia provérbios 17,9).

Não vamos querer mudar alguém sem antes conseguir mudar nós mesmo. Isso mesmo: você é o seu maior inimigo. Você é a corda do violão que arrebentou na hora sinfonia; o tendão que arrebentou na reta final da prova de corrida... Mas “O homem convicto da lei e do pecado, mas que não tem a Cristo, ele tenta vencer, mas sempre fracassa (Rom. 7); o homem cristão, ele luta e se apega a Cristo como o seu Salvador e se torna um vencedor” (Rom. 8).

A obediência não é maldade e a verdade não traz culpa. 

               Fomos criados para adorar e morar com Deus para sempre no céu, louvando em amor, alegria. Não há porque de ter dificuldade se obedecermos e entendermos tudo isso ainda que não saibamos viver aqui na terra.
A lição é que busquemos viver assim, mesmo que não sejamos capazes de alcançar, pois estamos sujeitos às regras (misericórdia e graça) de Deus.
 A Sua justiça pune a nossa desobediência; principalmente quando viramos as costas uns para com os outros. O seu decreto é que “paguemos” pela salvação, para que escapemos da “morte merecida”. Como é isso?
Já que fomos favorecidos na cruz, o Seu amor e justiça venceram, daí recebemos a misericórdia e a graça - morte na Cruz. O fato é que precisamente os erros vêm afastando as pessoas da vida eterna porque não cuidamos uns dos outros como ordenado.
         Seja sincero, as dores e angústias na terra foram realmente testemunhadas na “água”, onde o velho 'ser' morreu e nasceu um “ser” novo, purificado do pecado?
 Se sim então se alegra por ter o nome escrito no livro da vida;
 Independente das provações, enfrentaremos a pobreza, a desilusão, a dor, e perseguição, e termos que demonstrar uma vida virada para dar, e servir. Este é o milagre que está além da compreensão, o ser humano que tem uma vida 1[i]venal, passa a ter uma vida espiritual com Cristo.

        Tal renovação de vida diária acontece na medida em que se começa a busca da servidão, não vivendo mais para si mesmo, mas para Ele que ensina a viver para os outros. Isso é um testemunho de morte, ou seja, pagar por todas as desobediências não pra ser condenado, mas, perdoado. Se importe em lembrar-se da alegria, da paz, contanto, que não perca a oportunidade de compartilhar esse milagre!

Agora, Se ignorar isso e memorizar só o que você quer achar, constituirá num fator que nem de longe vai conseguir ter: a vitória. "são nesses momentos difíceis que vemos se realmente temos fé". A conseqüência da atitude certa será a honra dessa fé. As palavras passam a ter força e autoridade. E a oração libertará renovando as forças, e trazendo renovo a vida.
             A promessa de Deus não é difícil de ser alcançada, é só dar atenção para as coisas espirituais nos momentos de necessidade.
O prazer de Deus não está na morte de ninguém e sim na conversão, salvação. As responsabilidades pessoais e os diferentes deveres do dia a dia exigem uma manifestação especial da fé e da obediência que são inseparáveis, como também são inseparáveis a descrença e a desobediência.
             A fé ajudará a vencer nas derrotas da vida. Ela é conferida no seu melhor momento de obediência, e humildade. De certo que humilde não diz que é humilde, demonstra.   

Demonstre a Deus a sua humildade, Ele honrará a fé, Ele honrará a sua fé. Só não se esqueça de ter sempre um lenço para enxugar as lágrimas, porque honrar a fé é manter-se firme no sofrimento. Deus compartilha das lutas diárias, ainda que Ele permita que existam coisas que aflija e frustre. Porém, fazem parte do pacote de destruição do velho seu homem.
Com a fé honrada se alcança o objetivo; com a fé honrada a quantidade de bênçãos se estende aos outros e os abençoará como filhos na fé, ajudando a confiar, esperar, e entender que antes de tudo, como você, ele vai ser quebrado, marcado, mostrando se é mentiroso, idólatra, fofoqueiro... Sarando-o.
          A “palavra” não machuca, pelo contrario, cura, liberta. A bíblia diz que seja todo homem mentiroso, menos Deus... (romanos 3). Por isso, traga essa marca suportando as aflições com bom ânimo sem mascaras... E seja o bom ânimo de alguém também.
           Desejando aos outros os que querem que desejem a você, evitarão os atos, gestos e palavras, que prejudicam ou magoam a fé e o sentimento. Contanto, que tenha a atenção aos “secretários do diabo” (críticos) que ficam minando a força e a fé. Com incredulidades, cuja motivação está baseada em dinheiro, filosofias, ciências, e pensamentos cheios de argumentos pessoais. São os assassinos de profetas que não dão importância aos assuntos bíblicos e restringe a sua própria inteligência e entendimento, que colocam confrontos cheios de confusão e zombaria de tudo o que é sagrado.       
      Por outro lado, quando você receber o ensinamento certo e o seu prazer estiver nele, não saia por aí acusando as pessoas porque acha ou pensa como se fosse o “dono da verdade”.
Se se comportar assim, você estará pedindo para receber pedrada. “aquele que dentre vós esta sem pecado seja o primeiro que atire a pedra...” Olhar para as falhas dos outros nos limita a olhar para si mesmo.

Antes de seguir em frente na obra, veja se você não está egoísta como quem chora. Às vezes ficamos tão cheio de piedade própria onde o choro se transforma em cachoeiras e impedem de vermos através das lagrimas a solução que está na nossa frente ou ao nosso redor.
 Julgam à fé dos outros e esquecem que ela é minúscula.   Aprendemos que a fé move uma montanha, mas faça um teste antes, movam as pedrinhas que interferem e o fazem tropeçar. Pense!

A oração, motivo de reação que o tira da rotina.

 Com as coisas ruins que levam ao abatimento e desânimo, alguns andam de cabeça baixa, como se fossem encontrar a resposta certa, perdida no chão. Nesse caso, orar! É a melhor reação. Com ela virá com a solução da tristeza e da preocupação.    
Sempre existirá essa esperança. Ao recusar o desanimo começaremos a pensar na vitória que chegará e certamente o livramento acontecerá. Crer, obedecer, obviamente orar, nenhuma dificuldade ou problema o derrotará: “a sua montanha se moverá”.

          Meu caro, lamentamos quando as pessoas cometem erros ferindo seus semelhantes, principalmente quando alegam ter certeza que estão fazendo o certo porque esta com a consciência tranqüila. Saiba que nessa mesma condição que se tem de avaliar as pessoas, ser é avaliado. Não podemos esquecer que com o telhado de vidro, não se joga pedra no telhado dos outros.  Ainda que se possa mudar esta realidade, exercem a misericórdia do mesmo jeito que se tem recebido.
O reconhecimento do erro cria oportunidade de dar aos outros, a chance de se corrigir.  ...sete vezes cairão os justos de todas as maneiras e...
 Importante em levantar quando cair é aceitar os padrões do arrependimento, pois a pior recusa é daqueles que julgam e condenam alguém que erra.  Mascaram a sua opinião com hipocrisia como se nunca tivessem caído.   
Se cair não desista ante as derrotas e resista primeiramente mostrando a mudança no seu comportamento e no caráter, dando um testemunho das coisas que não faz mais. 
          
A atitude de cobrança é o fundamento na interpretação do homem que não tem a visão espiritual, ele usa às vezes. São as desculpas de muitos que estão bem longe da conversão porque não entendem a visão de Deus ou não aceitam porque estão com medo ou vergonha.  

As asas deles estão quebradas. Descobri que onde o osso se quebra quando se regenera fica bem mais forte (Isaias 40:31). Deixa que o Espírito Santo traga o entendimento.






[i]  Corruptível 

fotos

tom caet