05/10/2012

Elogiar sem paparicar e ofender sem agredir.


Meu irmão,

Tenho visto por aí pessoas que simplesmente olham para o evangelho, e de uma hora pra outra decidem fazer tudo que acham certo... Qual fruto está produzindo? Arvore se conhece pelos frutos ou pelo nome?

Aprendi que alguém que quer falar a verdade e por acaso fala algo errado, deve-se mostrar onde foi o seu erro - não é esta a mensagem que Dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há Nele trevas nenhuma? (I João 1:5). Esclareça!

Pois bem, estou dizendo que Jesus morreu na cruz porque o povo daquela época o crucificou e hoje, o crucificamos com estudos confusos, egocentrismos ou porque não gostamos de ser contrariados. Devemos lembrar sempre de ser tolerante e fugir de qualquer assunto ou desse que tem pensamento ou ato de desagravo. Não é mesmo?

 Cristo nos disse que sozinhos não podemos nada: "porque sem mim nada podeis fazer." (Jo 15,5). Portando, não faça nada que não esteja influenciado por Ele. Jesus é o único quem molda os corações e os entendimentos! Seu papel diante da proposta do Pai é somente que aprendamos a obedece-la! 

Embora Cristo compreenda que nossa natureza pecadora nos afasta desta condição, devemos sim amar nossos inimigos e não somente nos ater a criticar os defeitos deles, perseguindo–o com críticas no que fazem ou deixam de fazer. E se isso se tornar condição primordial, estaremos apenas nos iludindo.  Jesus não deseja isso!

Ele quer que ao invés de criticar, façamos uso de Suas palavras como expressão da doutrina [bíblia] de amor, misericórdia e graça oferecida como fonte de vida e salvação, e não de somente de conhecimento.

Jesus nos oferece uma nova ótica sobre o evangelho! Devo antes de tudo, compreender Seus ensinamentos e, com seu auxilio do Espirito Santo, procurar segui-Lo conscientemente em qualquer momento com discernimento. Somente assim compreenderei a razão das coisas para distinguir o que é correto ou não!

Se o Evangelho propõe uma atitude nova, ela será para por fim  a raiz infernal da oposição - a crítica humana [resistência], 
obviamente não deve ser feita com as mesmas armas usadas pelo diabo para  desarmar  ou derrotar o irmão.

Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. Mateus 5:39. Você parou e refletiu sobre o que Jesus realmente quis dizer com essas palavras?

Deus não mandou ofender e sim amar. Ele não oferecia a outra face porque era um homem questionador, Ele apenas transmitia em palavras e atitudes [comportamento] seus ensinamentos e questionamentos.  Então por quer criticar, questionar?

Se tivermos como base um versículo que manda dar a outra face no sentido de não retribuir, é o nosso dever  não agredir.

É melhor aceitar o quanto é importante à prática da tolerância. Do perdão e do amor ao próximo em nossas vidas, porque  ambos liberta aquele que ofende. 

O perdão é o complemento da misericórdia e o esquecimento das ofensas algo que é próprio da alma cristã.

Meu caro se preocupe com a salvação. Ela só será alcançada por meio do "sim" das pessoas e não dos questionamentos teológicos. Darão conta os que acham estar certo em tudo.  Se já somos condenados pelos homens, imagine por Deus!

 E a palavra que Jesus dirigiu aos que condenavam a adultera serviria a você? "Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela”, ou seja, para quem se sente no direito de condenar as pessoas deva ao menos ser irrepreensível.

Se insistir em criticar saiba que está escrito algo que significa a mesma coisa. "Jesus citou "Olho por olho e dente por dente".  Aquele que fizer afronta, recebe a ofensa que fizer".

Para comentar, criticar e duvidar requer conhecimento humano, mas é presunção, porém, interpretar, discernir a Palavra de Deus, requer a unção do Espírito Santo e isso vem de Deus. Deixemos de hipocrisia! Somente a Ele cabe o julgamento!

“E eles (os discípulos) se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se”?


fotos

tom caet