02/10/2012

Como é estreita a porta e apertado o caminho!




Queridos,

De fato, renegar a si mesmo, esquecer-se de si mesmo e cuidar do outro requer uma avaliação pessoal. O cristão tem que usar discernimento e reconhecer que algumas pessoas não aceitarão a graça de Deus. Cristo quer que levemos o Evangelho nunca desistindo de pregar ele. Pela graça de Deus.

A cada dia tenho compreendido as palavras de João Batista em Jo. 3: 30: É necessário que Ele cresça e que eu diminua. Quando você está no caminho da verdade, então está no caminho de Deus. Outra coisa: o  Reino de Deus, a Palavra de Deus e a fé. Não é algo descartável.

Sabemos que o caminho da verdade (a porta estreita), não é o caminho mais agradável, mas sempre é o melhor caminho. Para conseguir andar nele, exige de nós uma vida de renúncia e de fé.
Hoje o crente dá mais glória aos homens do que a Deus. Só que o homem que buscar elogio para si não terá galardão. 

Pois, ao deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. (Mateus 6:2-4).

Em Mateus 7:6. Jesus discute uma nova maneira de viver dos discípulos: uma convivência em grupo resumida assim: “Tudo quanto quereis que os outros vos faça, fazei também a eles” (Mt.7,11-12).  

Temos o amor, este mandamento está inserido em nós para que todos sejam amados. Porém "não deem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos [cães e porcos são símbolos de impureza, vício e desprezo], caso contrário, estes os pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão”. Ama o dinheiro, as coisas do mundo, a fama... Por fim acabam por favorecerem a tentação diabólica, pois muitos estão cheios de ignorância. Pior, pregando a Palavra de Deus com excesso de entendimento humano. João Batista pregou isso: ...raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está por vir? (Lc. 3: 7-b).

O próprio Jesus alertou de que não deveríamos insistir com certas pessoas que rejeitam o Evangelho (Mt 10:14-15). Jesus também teve ocasião de condenar alguns grupos inteiros (Mt 15:14; 16:6). Paulo eventualmente abandonou seus esforços com grupos que insistiam em rejeitar o Evangelho (At 13:46; 18:6).

Se o único e verdadeiro desejo do homem fosse o amor, seria mais fácil constatar a verdade evidente na cruz: O amor de Jesus. Jesus aconselha que o tesouro do reino [valores] não fosse atacado pelo mal na vida do cristão. Eu faço o bem que quero, mas o mal que não quero, disse Paulo (Rm .7,19).

Se o nosso alvo é Cristo, vamos pregar Ele e paremos de adotar outras formas de revelações humanas tipo: filosofia, teologia, capoeira, funk, street, rock, etc. Isso confunde os fracos! Creia na palavra de Deus! 

Ainda podemos parar de agradar e massagear os egos das pessoas. Chega de entreter o povo com essas estratégias de “evangelização”. Nós devemos nos descobrir nos ensinos de Deus e usarmos nas nossas vidas e nas dos outros e não somente buscar um lugar onde nos sentimos bem. Se tivermos templos para todos os gostos, também teremos lobos que ofereçam ao povo o que o ele busca. 

Por favor! Parem de expor o evangelho ao vexame. Quando fazem isso, algumas pessoas tomam como motivo para desviar do caminho do Senhor. Estejamos alerta contra o hábito de errar e criticar todo o tempo. Mesmo sabendo que  alguns  rejeitarão e outros  aceitarão, sigam perseverantes, que cante, que dance, que estude, mas que insistam e que busquem os que necessitam da Palavra de salvação. Faça com um caráter verdadeiramente piedoso, cheio de compaixão e amor para com o próximo; prontos a ajudar sem a intenção de fazer “propaganda" pessoal ou do "templo”, e nada de obter “lucro financeiro”. Porém, lembre-se que muitas das suas atitudes serão vistas, mas que a honra seja sempre dada a Deus. 

Quando e se Deus quer fazer algo, Ele vai agir independentemente dessas “estratégias” ou “santidade”. Que o seu cuidado com as viúvas, com os pobres e necessitados seja uma obra extensiva do amor de Jesus contigo.

Vamos ouvir e seguir, valorizando e compartilhando o tesouro que temos as Boas Novas de Jesus.

Está claro pra você que isso se faz necessário?

fotos

tom caet