14/02/2013

Somos Varões ou Covardes?



Irmãos,

Eu não me surpreendo com mais nada na Obra de Deus, mas às vezes dói ver uma pessoa cristã que em dada situação, aplicar ou usar a Bíblia como instrumento em sua vida para atacar o próximo e consequentemente se destruir.
Não afirmo ser o dono da verdade, mas eu a conheço: Chama-se Jesus a verdade que liberta. E de fato, a Verdade tem poder. Já a mentira não tem, a não ser que alguém acredite nela.
Se eu amaldiçoar um servo de Deus, alguém que seja fiel ao Senhor, minha palavra não terá efeito algum porque “a maldição sem causa não se cumpre” (Pv.26.2).  A palavra certa é desejável, mas nem sempre suficiente (I Jo. 3.18).
Se o crente fala da palavra de Deus, de acordo com a vontade de Deus, verá o poder de Deus em ação. “a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Heb. 4.12).
Aprendi que Ela conduz as ideias, de como expressar os pensamentos que levam à ação cujo "sim" ou um "não" (Tiago 5:12) irá mudar a historia, gerar vidas e provocará a morte (PV. 18.21).
Muitas vezes a pessoa que vive segundo a Palavra não será entendida e será contrariada pelas próprias pessoas que o ama e o cerca. Assim, precisamos ouvir mais, aceitar e acreditar. Obedecer e viver de acordo com o que foi dito em Cristo e por Cristo.
Também aprendi que a Bíblia não revela apenas a natureza e essência de Deus, mas revela quem eu sou, corrige todos os meus defeitos, guiando o que penso e o que vejo acerca de tudo.
Falo eu que em minha vida o Evangelho se aplica assim: a todos, e em todos os tempos e situações, a mim e em alguns de modo direto e nos outros indiretamente ou vice versa em libertação, em milagres... Dele também tiro proveito dos princípios morais e espirituais ali contidos: em educação, em respeito, em amor, por exemplo. Portanto, não devo tomar um versículo ou texto bíblico isoladamente para querer que ele funcione em mim semelhantemente a uma receita médica prescrita a alguém. Tenho que ver o seu contexto e aplicação na minha vida. Não tratar como um “texto” somente, mas de um “mapa” que meu coração [entendimento] deve seguir até encontrar-me com o verdadeiro sentido de tudo o que preciso, e o que devo seguir no evangelho: Jesus! 
Certamente Deus tem falado comigo. Aleluia! Mas não são apenas em palavras sugestionadas, mas ocultas, nas entrelinhas, quase que cochichada ao pé do ouvido e que comprova [revela] coisas que você eu jamais imaginaria um dia ouvir, é exatamente esta a voz de Deus que almejo: a que consola e que muitas vezes não se compreende, mas que se sente. Ah! E sem confusão.
Declaro com isso aos metidos a “santos” que somos testemunhas e não promotores de acusação. E se quisermos tomar as palavras de Cristo ao pé da letra, em qualquer situação, deveremos, então não apenas remover as montanhas, como também arrancar o olho direito (Mt.5.29),  e comer a carne de Jesus (Jo.6.54). Alguém faz isso literalmente?
E quando Jesus falou em ordenar que o monte se lance ao mar (Mc. 11.23), Ele queria que alguém fizesse isso mesmo? Não seria apenas um exemplo, uma ilustração para o ensinamento e a oração (Mc. 11.24)?
Realmente precisamos de fato do dom de discernimento. 1Co 2.14 “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 
Não podemos querer apenas enxergar o evangelho de Cristo conforme nossa vontade. Infelizmente, está tudo tão desenfreado que a insensatez, o egoísmo, maldade humana e o diabo, anda reunindo nas seitas os cristãos convencidos e não convertidos. Lembrando que o homem pode não nos levar para o céu, mas pode levar-nos para o inferno...
Por esses motivos humanos, busco ouvir a Deus e ouvi-lo no “silêncio e no espirito”. Mas também quero fazer “calar” todas as vozes da vaidade inclusive dentro de mim e concentrar-me somente na Dele. ... Se o coração no nos acusar, temos confiança diante de Deus; e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável. —1 João 3:21, 22.
Não devemos nos esquecer de que a palavra é um dom dado por Deus. Mas vemos tanta gente dizendo tanta coisa inconveniente, enfim,  são pontos de vista. Cada qual tem o seu, e deve ser respeitado... ????.
Sobre mim afirmo hoje que quando a ansiedade, tristeza, saudade, fome, dor e humilhação batem e o desespero começa a querer tomar conta de mim, percebo o quanto devo confiar mais e mais em Deus. E quando pouco confio, é porque pouco o conheço. E se pouco O conheço, é porque pouco O busco em intimidade. No entanto, me alivio ao lembrar que existem também intercessores [família carioca ] e sei que as suas orações são poderosas para me restaurar e prosseguir. Que consolo!  Apesar da falta que sinto deles.
Já que estou vivendo pela fé, nada mais justo que eu busque controlar meus sentimentos. Afinal convencer ou ajudar os que querem deixar de lado os desejos egoístas diariamente através da palavra não é algo tão simples, para isso preciso andar humildemente com o Senhor, apossar de Suas promessas, vivê-las e aplicá-las, com a certeza que Deus executará Seus planos e propósitos no meu coração e na vida do próximo. Mesmo que precise impedir que os outros [confusos] falem.
 “Não acrescenteis á palavra que vos ordeno, nem diminuais dela; mas observai o mandamento do Senhor vosso Deus, que eu vos ordeno Dt 4. 2. Nada acrescentes ás suas palavras, para que Ele não te repreenda e tu sejas achado mentiroso Pv 30. 6.
Queridos, escrevo para dizer que sofro ver que alguns ministérios estão usando a palavra como armas destrutivas que podem modificar psicológica e socialmente uma vida. 2 Pedro 3,16, que haveria quem viesse a torcer o seu ensino para sua própria perdição. Eva no dia da tentação acreditou na afirmação do Diabo e agiu de acordo com ela (Gn. 3). Nesse caso, a palavra enganosa e entendida humanamente tem poder [destrutivo] com base na fraude e no convencimento pessoal ou coletivo.
Com isso muitas vezes vemos os irmãos digladiando-se em ofender o próximo; motivado ao erro, desanimado na alma, agradando o ego e enganando a si mesmo; consequentemente. Criam vínculos malignos [idolatrias e fanatismo], isso entristece por que causam guerras [confusão] que interferem no comportamento que influencia o entendimento dos fracos na fé. E eu não quero que vos torneis associados aos demônios. —1 Coríntios 10: 20. Da mesma forma, se eu abençoar alguém que não quer a bênção, de nada adiantará. Visto que amou a maldição, que ela lhe sobrevenha! Como não desejou a bênção, que ela se afaste dele (Salmo 109.17).
Meus irmãos não vos tornem muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo (Tiago 3:1). Porque todos tropeçaram em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão capaz de refrear também todo o corpo (3:2) 
Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente, nada será acrescentado, e nada será tirado, Deus faz assim para que os homens temam diante dele Ec 3. 14; Se alguém tirar qualquer uma das palavras deste livro de profecia, Deus tirará a sua parte na árvore da vida e da cidade santa Ap 22. 19.  Porque em verdade vos digo mesmo que o céu e a terra passem, não será omitido um jota ou um til da lei até que tudo seja cumprido Mt 5. 18.
Em conclusão, nós nos levamos aos sentimentos, o Evangelho não é sentimental e como Paulo disse em 1 Co 4.6 para não irmos além do que está escrito, assim devemos nos conformar com aquilo que podemos compreender inicialmente, pois se esperamos de Deus apenas nessa terra, somos os mais miseráveis dos homens. Então, não se decepcionem com Deus apenas por que não conseguirem compreender certas coisas. Porque Deus ainda vai revelar aquilo que precisamos e para o que for útil para o nosso crescimento espiritual na hora certa.
 Mostremos a mesma atitude de Paulo: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...” (Romanos 1:16). “Assim falai e assim procedei” (Tg.2.12).
Abraços fraternos




fotos

tom caet