31/05/2013

aparência: Você é, aquilo que você tem...


Você é, aquilo que você tem”
Abstende-vos de toda aparência do mal. I Tessalonicenses 5:22.

Irmãos,

                    Somos frutos de uma sociedade que nos faz medíocres e que nos induz todo o tempo a valorização exterior, e cada vez que valorizamos o estereótipo atribuído pela mídia: “Você é, aquilo que você tem”, automaticamente somos aceito no meio social, caso não, somos discriminado nesse mundo comercial, profissional e de certa forma impessoal, vivendo mais por causa da condição financeira do que moral.  Infelizmente, hoje em dia, as pessoas não dão chance de nos conhecer justamente devido a essa ideia da primeira impressão é a que fica. Afinal, qual é a parte mais bonita numa pessoa?  Ainda que poucos sejam sinceros em admitir que erram por fazerem um mal juízo de alguém, será que nossa aparência revela o nosso verdadeiro valor e o que somos na realidade pra alguém?  

Sempre afirmamos que Deus olha além da nossa aparência... e o que importa é o nosso interior... só que a aparência não revela o que as pessoas são na realidade ou mesmo o seu verdadeiro valor pessoal. Mesmo assim ainda insistimos em julgar alguém pela aparência exterior ou qualidades morais.
Mesmo conhecendo a pessoa por meio de uma boa conversa, não tiramos as devidas conclusões para reduzir o juízo. E isso ocorre porque não confessamos nosso preconceito e julgamos por não sabermos lidar com nossas próprias falhas, frustrações e muito menos sabermos expô-las.   
Essa tal afinidade que está no que se vê, é simplificada no ter ou não ter, Entretanto, o que conta não está por fora, no exterior, que por vezes, não agrada o suficiente, se não a conhecer interiormente. O que parece interessante no momento em outro tempo pode ser repulsivo. Ás vezes todos somos alvos desta mesma discriminação.
A Bíblia nos mostra, ideias totalmente opostas, valores que com o tempo foram distorcidos. Há inúmeros fatos, onde Deus não se atentou para a aparência no momento de escolher um servo dele para alguma obra. Um grande exemplo foi o que aconteceu com Davi, este era o filho mais novo entre seus irmãos, era de baixa estatura, mas contudo Deus achou graça nele, pois possuía um coração íntegro e uma fé inabalável, logo Davi foi ungido a rei de Judá.
Finalmente, algumas vezes, nós, seres humanos, queremos encontrar motivos para não gostarmos dos outros, só que não fazemos questão de pôr a prova nosso próprio julgamento referente a uma opinião já formada e o que os outros pensam da gente. E quando nos agradamos do estereótipo de alguém, aquela imagem superficial nos impulsiona a confiarmos mediante as informações que acreditamos ter reunido, porque somos muito ligados ao que nos convence por meio da aparência.
Em meio a esse mundo competitivo, desigual e superficial cabe a nós termos a simplicidade das pombas e a prudência das serpentes. (Mateus 10:16).
Felizmente, Deus julga pela fé e pelo caráter, não pela aparência. E somente Ele pode ver o nosso interior, só ele pode nos julgar com precisão. A maioria das pessoas passam horas mantendo a sua aparência exterior; e fazem pouco para desenvolver o seu caráter interior. Porém o senhor disse a Samuel: não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, pois eu o rejeitei. O senhor não vê como vê o homem. O homem olha para o que está diante dos olhos, porém o senhor olha para o coração. (1 Samuel 16:7)

fotos

tom caet