10/07/2013

Falseabilidade dos direitos iguais, rituais iguais, crentes iguais...



Isaías 45:7 diz:

“Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.”?

Sou cristão e tenho um Senhor que morreu numa cruz, por amor a todos. E três dias depois ressuscitou, e está reinando do lado do Pai. Ele disse que voltaria e deixou pistas escritas de como estaria o mundo quando tivesse perto da hora dele voltar. Ah! Ele nos chama de ovelha porque nos trata com todo o cuidado que um pastor tem com as suas.

Fico com raiva de mim quando digo coisas que não deveria e que são incoerentes com a Palavra de Deus. Fico irado quando uso o meu direito de crença e de exercê-la para coagir, induzir, sobrepor, impor ela ao próximo... Tenho que ter cuidado com os extremos, ou seja, não posso ser um crente chato que vê pecado em tudo, como também não posso ser liberal onde tá valendo tudo.

Acho difícil alguém que não acredita em nada, me convencer, porque simplesmente não compreendo o que é “não acreditar em nada”. Nunca me negaria a ouvir essa pessoa, mesmo que no final não continuasse a não acreditar nela. Mas devo mostrar ao incrédulo que ele tem um senhor que não tem a chave nem da própria casa. Que fica tentando imitar o nosso Senhor, e foi vencido por UM anjo, que tem que pedir autorização... E que ele vai pra um lugar onde há pranto e ranger de dentes, mesmo que não acreditem.  Ao contrário, do cristão que quer passar a eternidade com o Senhor Jesus, num paraíso... E principalmente dizer ao ímpio que o Senhor Jesus os ama também. Que o Evangelho bíblico é de persuasão e não de imposição. Portanto, não devemos pregar a força às pessoas que não a desejam.

Mas às vezes não reconheço e não dou atenção a isso.  Por isso detesto muitas coisas em mim. Detesto ser menos do que aquilo que Cristo deseja. Eu sei que não devo ficar pensando nessas coisas! Os crentes fanáticos me dirão que é brecha! De forma alguma!Porém, aplico como testemunho esse meu reconhecimento. Esperando que isso venha surtir efeito e traga frutos nos corações daqueles ao qual Deus escolher regenerar, eu creio.

Aos demais, a palavra surtirá o seu efeito também, não voltando vazia, mas condenando, segundo o que apraz a Deus (Is 55.11).

Sem pretensão devo ficar mais atento e não me contentar em estar com pessoas que ficam tentando me impedir de caminhar com palavras malditas ou tentando provar pela Bíblia que estou equivocado quanto às minhas decisões e práticas da fé. Principalmente com o que é mais peculiar: fazer fofocas da fé alheia, onde falamos sobre a vida ou ministério dos outros... Em seguida a inaceitável inveja, onde procuramos os defeitos em quase tudo que vemos e ouvimos.

 Enfim, somos chatos ao tratamos os irmãos como se tivéssemos algo melhor [Jesus], mas nunca evidenciamos esse melhor. Se as minhas palavras fazem pessoas pecar, saibam que também estou pecando e responderei por isso. Portanto, tentarei ser tolerante em mostrar que a Bíblia diz que luz não pode ter comunhão com as trevas e que sei distingui-las.

 “Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado” (Tt 3.10-11).

Para tanto preciso começar respeitando as pessoas que não compartilham da mesma visão, obra e gosto.  Devo respeitar as pessoas que não tem aquilo que o Senhor me deu tipo: dom por exemplo.  Não achar que o caráter de Deus coloca pessoas a prova, porque isso não é verdade, pois o maior valor do nosso Senhor é o amor.  Fugir da aparência do mal: difamação, calúnia e fofoca, pois é pecado! 

Irmãos, se ainda faço coisas que magoam vocês, me perdoem, é detestável saber que as minhas atitudes magoam os seguidores de Cristo e afugentam o não cristão. Gostaria de amar todos de livre e espontânea “Verdade”, mas tenho vontade para mudar. Antes atentemos as orientações bíblicas quando evangelizamos uns aos outros - sim, a mesma bíblia que admoesta a divulgar as boas novas também alerta sobre a futilidade de dar “pérolas aos porcos“, digo no sentido de pregar a quem não quer...

Estou aprendendo a conviver com o próximo sem tentar constantemente convertê-lo, mas convencê-lo de que Deus não precisa que ninguém acredite nele, Ele mesmo um dia se apresentará a todos e dará uma opção, mas essa opção é pessoal. Deus apenas deseja que eu não seja ignorante e dê testemunho de transformação diária de caráter, compaixão e solidariedade à luz do Evangelho, de Cristo... “Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a RAZÃO da esperança que há em vós,” 1 Pe.3:15

E se você, ao ler esta mensagem, se lembrou de alguém que você fez uma destas coisas, e teve atitude de um crente chato, peça perdão a este irmão. Certamente ambos se sentirão bem. Antes de tudo, peça perdão a Deus por agir desta forma com o próximo. Lamento pelos que não tem força de vontade para afaste-se das coisas que desviam o foco a santidade!   Vocês não estão invisíveis! Só não sou hipócrita! Agora é só com Jesus.


fotos

tom caet