12/07/2013

Amor que não passa pelo próximo chega até Deus?



Irmãos,
Jesus disse: Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta. Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz; o juiz ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo. (Mt 5.23-26).
É melhor evitar o mal, agradecendo a Deus por enviar a solução nas situações ruins do que ser falso consigo mesmo e agir com os outros mediocremente.
Temos que considerar os pensamentos de Jesus Cristo em todos os contextos, principalmente quando Ele usa com muita propriedade e equilíbrio as diferentes linhas de raciocínio dentro de uma determinada situação ou momento. Aprendi que o local mais difícil de evangelizar é o próprio coração, depois a nossa casa e, em seguida, o mundo.
Como ser humano ninguém é santo, e como tal, tem suas falhas. Principalmente se usam os lábios para transmitir seus sentimentos com palavras de rancor a alguém. Mas em hipótese alguma se deve desconsiderar a Providência Divina... Jesus deixa bem claro que "crime" é crime em qualquer circunstância, ofender as pessoas. O simples fato de chamarmos nosso semelhante de "burro ou louco", já estamos cometendo um crime. Infelizmente muitos subentendem e interpretam os pensamentos de Jesus Cristo como algo impune.
Só que perdoar é uma coisa, deixar as coisas impunes é outra... O orgulho e o rancor são as únicas hipóteses de justificativa para não perdoar – uma decisão que permite a justiça dos homens premiar os infratores pela falta de medo de punição e falhas eventuais. Já a Justiça de Deus chega a contento!
Veja o que o próprio Cristo disse sobre essa questão: Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.  Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco será réu do fogo do inferno.   Isso a meu ver é justiça.
Deus trata você de acordo com a maneira como você trata o seu irmão. Jesus disse: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mt 6.14-15). Assim, Deus só nos perdoa se perdoarmos a quem nos ofende. Além disso, Ele deseja que tratemos uns aos outros da forma como Ele nos tratou, como diz Efésios 4.32: “Sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou”.
Porque esse ressentimento [não perdoar] produz tanta escravidão?
Porque a falta de perdão escraviza a pessoa ofendida. A sua mente e ações estão sempre em função de quem a ofendeu, produzindo bloqueios espirituais.  Deste modo, perdoar nada mais é que enfrentar o orgulho, conflitar entre os valores morais e a vontade de fazer o bem acima dos próprios valores.
Pra perdoar, o que a pessoa deve fazer?
É fácil falar sobre o perdão.  Praticar é que é difícil, pois julgamos as outras pessoas pelas ações, pelas nossas próprias intenções.  Evite comentar com outras pessoas a respeito da sua mágoa ou ressentimento. Jesus disse que “Se teu irmão pecar contra ti, vai argui entre ti e ele só” (Mt 18.15). Nem tudo deve ser dito a todos, pois nem todos estão prontos para ouvir tudo.
Tanto o que pecou quanto o que ficou ofendido deve buscar a reconciliação. Jesus disse que “Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe” (Lc 17.3-4). Nós precisamos nos empenhar em mudar nossa mente e nos libertar do orgulho.  Há o exemplo de Jesus e Estevão que perdoaram antes que houvesse qualquer arrependimento por parte dos ofensores. O amor não mantém registro de erros (1 Coríntios 13:5). 
Quando você reluta em perdoar ou pedir perdão está negando a graça e estará assim, declarando ser justo, entretanto o perdão de Deus é pela graça e, ao fazer isso está dizendo que é perfeito e pode cobrar perfeição dos outros. “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tira primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão” (Mateus 7:3-5). Portanto, quem se declara “perfeito” sai da posição de pecador e já não necessita da graça de Deus, sendo assim, se condenou.
Enfim, reconhecendo, qualquer maldoso merece misericórdia. Nossos sentimentos são corrompidos pelo pecado. o nosso coração é “enganoso e desesperadamente corrupto” (Jeremias 17:9). Portanto, mesmo que o Espírito Santo use nossa consciência para nos comunicar a vontade com Deus (Isaías 30:21), não podemos confiar “cegamente” naquilo que pensamos ou sentimos (Jeremias 17:5).

Deus perdoa os pecadores que reconhecem ser. Basta olhar pra si mesmo quando cometer falha... A falta de perdão é a base para se estabelecer fortalezas malignas na vida. A falta de perdão, inevitavelmente se manifestará em doenças físicas e mentais. Estas enfermidades podem ser um duro fardo em sua vida. Só que Deus não ata fardos pesados em ombros frágeis...  Confie mais em Deus e persista na oração. Em Romanos 12:12 Deus recomenda que sejamos perseverantes em Jesus Cristo.

fotos

tom caet