01/07/2013

se liga!



Algumas vezes somos pegos por pensamento que angustia. Algo que nos remete ao passado, ou nos faz lamber ferida, talvez para lembrar daquilo que nós não podemos deixar acontecer com alguém aquilo que aconteceu com a gente. Num desses pensamentos, lembrei-me de quando estive próximo a pessoas que nunca convivi. Alguns eram até parentes, outros, apenas outros. Lembrei que nenhum deles me passava um exemplo cristão... vi muitos que até demonstravam ser, apenas para impressionar, considerando que poderiam ser um instrumento de conversão para mim.

Erraram todos eles quando se deixaram levar pelos apelos e desejos próprios. Nessa atitude de tentar impressionar foram derrotados, por que cristo está acima do entendimento deles. Outros fugiam aos argumentos mais simples quando indagados. E usavam versículos isolados para se defender. Espero que hoje, eles estejam mostrando a cara de verdade, e convençam, espero...

Se pregarmos 1 Co 14 a alguns “crentes”, seremos ditos por eles como atribulado, ignorante, frio, indiferente, carnal, sem “visão do Espírito” e opositor da obra de Deus. No entanto, não devemos ficar calados ante a tudo o que acontece por que senão eles - as pedras - clamarão.

Praticamente não temos como  evitar a chacota, escárnio e escândalo desses “experts” por que:

Em primeiro lugar está se cumprindo o Evangelho de Cristo. Nesse sentido a definição da palavra escândalo é mais ampla em certos casos. Porque choca a consciência alheia. Resultante dos vícios e das imperfeições humanas, más ações de indivíduo para indivíduo, com ou sem repercussões.

Em segundo lugar, esses escândalos e tudo que choca a moral e as decências, não estão somente nas ações, mas nas repercussões que elas têm no meio secular e nas igrejas. Quando ocorre um contentamento das pessoas com o escândalo, isso dificulta tirá-las das mãos dos maus líderes e suas igrejas que estão cheias de orgulho teológico e considerações entre os homens [status].  O que facilita a ocultação das torpezas que induzem a falsa tranquilidade de consciência.

Em terceiro lugar, segundo as palavras de Jesus esses são: “sepulcros brancos por fora, mas cheios de podridão por dentro; vasos limpos por fora, mas sujos por dentro”. "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia. Assim, também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade (Mt 23.27, 28).

Como vemos caros irmãos, e desculpe o desabafo, mas essa história de que ser crente é quem vai à igreja, se batiza ou dizima, é uma enorme maquiagem para muitos. Há no meio evangélico, muita gente se dizendo cristã, mas as suas obras reprovam-nas: "... pelos seus frutos os conhecereis" (Mt 7.20).

Fiquemos atentos às consequências disso, pois em nome da “espiritualidade”, a fé bíblico-cristã tem sido escandalosa na vida dos irmãos. O próprio Cristo atestou: "Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade" (Mt 7.22, 23).

 “Ai do mundo, por causa dos escândalos; Porque é inevitável que venham escândalos, Mas ai do homem pelo qual vem o escândalo” – Mateus 18.7. Em nome de Deus, a fé está sendo vendida como um produto qualquer em nossos templos.

Ficamos perplexos de ver essa idolatria fabricada pela igreja evangélica, isso nos entristece, mas não nos preocupa. Em ver o rumo que vai o “evangelicalismo” e essa moda de ser "gospel", temos a certeza da volta de Jesus, do Espírito que renasce e do Evangelho que se renova frequentemente no mesmo meio em que vivemos. E se temos relação com as essas pessoas, caso ela admita, ajude-a a reconhecer o seu erro para que possa reparar o mal que tenha feito. Embora sendo crente, de qualquer modo, ficaria humilhado perante as pessoas do mesmo jeito, enfim...

O que anda em justiça e fala o que é reto; o que despreza o ganho de opressão; o que, com um gesto de mãos, recusa aceitar suborno; o que tapa os ouvidos, para não ouvir falar de homicídios, e fecha os olhos, para não ver o mal, este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas. Isaías 33:15-16

fotos

tom caet