16/09/2013

coração na bíblia: 876 vezes de entende-lo


Deus pode endurecer o coração do Homem:

"E disse o SENHOR a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo." (Êxodo 4 : 21), mas pode também amolecer: "E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o SENHOR lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia." (Atos 16 : 14) e você sabe quando está na fase ruim ou boa do seu coração?

Muito bem, boa fase ou fase ruim, é quando tudo está no seu devido lugar, dando certo ou não. Quando repetitivamente passamos por momentos alegres ou difíceis, e não duvidamos que momentos bons possam nos acontecer e  chega surpreendentemente, e confiamos e nos rendemos a tudo que Deus tem feito a nosso redor. Entretanto, em Salmos 66:18 diz:  “Se eu atender à iniquidade em meu coração, o Senhor não me ouvirá”.

Infelizmente, isso tem ocorrido frequentemente em nosso meio, onde sempre ouvimos alguém dizer: não senti no coração de fazer isso ou aquilo ou que farei alguma coisa, quando Deus tocar no meu coração...

A palavra “coração” é uma das palavras mais frequentemente usadas na Bíblia. Mateus 7:16-18 nos diz: “Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.”  Portanto, um fruto sempre é o resultado da árvore que a produz. Mas o coração que guarda o ensinamento de Deus, não deve expressar o próprio sentimento, e sim o sentimento de Jesus. Pois está escrito que o nosso coração é enganoso...

Ele [Jesus] confirmou essa descrição quando disse que o que contamina uma pessoa diante de Deus não é o descumprimento de uma lei, mas, sim, a obediência às inclinações malignas instaladas no coração tais como “os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura” (Mc 7.21,22). É importante observar que:
Em primeiro lugar essa palavra [coração] exprime varias formas, porém a usamos mais para estabelecer as nossas necessidades e anseios: Provérbios 3:1-6 “Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz... Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” ou mascarar a nossa covardia: Isaías 59:1-2 nós lemos: “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”.

Em segundo lugar é da mente que provêm os bons e maus pensamentos e pecados: ela é o centro do entendimento. As pessoas sabem [conhecem] as coisas em seus corações (Dt 8.5), oram [concordam] no coração (1Sm 1.12,13), meditam no coração Sl 19.14), escondem a Palavra de Deus no coração (Sl 119.11), maquinam males no coração (Sl 140.2), guardam as palavras da sabedoria no coração (4.21), pensam no coração (Mc 2.8), duvidam no coração (Mc 11.23), conferem as coisas no coração (Lc 2.19), creem no coração (Rm 10.9) e cantam no coração (Ef 5.19). Todas essas ações do coração são primordialmente fatos que envolvem a mente.

Em terceiro  lugar, não se esqueça de que do Coração também procedem às bênçãos: "O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más." (Mateus 12:35) "Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas." (Salmos 147:3) "O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração," (Lucas 4:18).

Enfim o nosso coração deve ser do Senhor, "E Jesus disse-lhe: Amará o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento." (Mateus 22:37) "Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;" (Efésios 6:6) "Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus." (Colossenses 3:22) “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. (Salmos 139:23-24) "Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;" (Hebreus 8: 10) a bíblia diz em Provérbios 4:20-21 “Filho meu, atenta para as minhas palavras: às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração.”

A vida é assim, feita de fases que muitas vezes duram pouco e acabamos complicando por querer obedecer mais ao próprio coração que nos engana do que a Deus. Embora, "Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. “Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus;” (I João 3 : 20-21).
  

A única coisa que a gente "sente" no coração é a batida  ou dor da partida. Fica a dica!

fotos

tom caet