03/11/2013

E tú que foi chamado, quer ser escolhido?


No Evangelho de Mateus 22-14, Jesus disse aos príncipes dos sacerdotes e aos fariseus que muitos seriam chamados, mas poucos, escolhidos.  Também está escrito no evangelho de Mateus 7.21, que: Nem todo que diz Senhor, Senhor, herdará o Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está no Céu.

Sabemos que cada um dará contas a Deus de seus atos, e a Palavra tem nos alertado sobre o que cada um em auto interpretação, quer achar conveniente. Também sabemos que Deus é quem fará o juízo final,... De certo que o conhecimento da verdade nos dá a confiança de que para estarmos entre os poucos escolhidos não precisamos ser membro de uma congregação religiosa ou cumprir os rituais com doutrinas bíblicas isoladas cheias de ideias humanas.

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 1 Timóteo 4:1-2 . Portanto, ser escolhido é alguém, cuja mensagem da cruz entrou em seu coração e gerou a conversão diária em arrependimento, transformando-o em uma nova criatura, fator que o impedira de comer as lentilhas oferecidas pela emoção, enganação...

É inevitável que todos tenham o “chamado” [para a salvação], e depende exclusivamente de cada um fazer a sua parte para ser “escolhido” [atuar na obra], para tal basta fazermos a vontade de Deus, para sermos bem-aventurados e decididos a querer herdar a vida eterna discernindo espiritualmente acerca da doutrina cristã que tem aprendido.

"tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem" I tm 4.16

A doutrina que temos que nos firmar é a Palavra de Deus discernindo no Espirito, sem teologia e regras gramaticais complexas. Cheias de racionalidade humana, doutrinadas no medo e no desejo material de certas Igrejas carnais que estão em desacordo com a Palavra de Deus, e com certeza só a ajuda do Espírito Santo para guiar-nos a Doutrina de Jesus Cristo. 

A igreja não garante que todas as pessoas são verdadeiramente convertidas. A prova é que muitos apenas vivem dentro de uma cultura religiosa baseado em versículos isolados, cheios de elementos cristãos internos e não demonstram mudança externa na vida real.  

Nenhuma cultura cristã pode mudar uma vida inteira e nem conceder a salvação, pois só Jesus promete para seus seguidores tal transformação.

Essas doutrinas criadas, presentes na maioria das igrejas não são exatamente cristã, muitas vem provocando dano à mensagem bíblica, cujos conceitos, termos e referências para alguns se tornou motivos de chacota ou base para estórias usadas em obras de ficção. E isso não serve para evangelizar ou engrandecer o nosso Salvador...  Só o conhecimento da verdade nos dá a certeza. Falo de Cristo.

Se nós temos esse indicativo do caminho da verdade que conduz a vida eterna cabe a nós:

Em primeiro lugar ouvir a voz do Senhor Jesus quanto ao chamado, fazer a vontade do Deus. No livro de Apocalipse 3.20, Ele disse: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.

Em segundo lugar se temos Ele em nós, devemos crer verdadeiramente como único Salvador e Senhor. Porque o Espírito Santo é o único que trabalha no íntimo na alma humana.

Em terceiro lugar aceitar que para herdarmos a vida eterna é indispensável entrar pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida eterna...

Em quarto lugar devemos renunciar as obras da carne as quais são: Prostituição, impureza, lasciva, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias (contenda, rivalidade, disputa), ciúmes, vaidades, iras, discórdias, facções, inveja, bebedices, glutonarias, mentiras, vícios e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais o Senhor antecipa que não herdarão o Reino de Deus.

Em quinto lugar devemos fazer a vontade do Pai, que é viver em santidade e participar do fruto do Espírito que é: Amor, paz, alegria, benignidade, caridade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contras estas coisas não há lei e os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões infames e cobiças pelo pecado.

Portanto, na palavra de Deus, não há como formular cálculo de porcentagem entre os escolhidos e os chamados, entretanto há alguns exemplos clássicos no Antigo Testamento, que servem de parâmetro para avaliação e meditação. Basta observar que em Gênesis 6 e 7, por ocasião do dilúvio, o Senhor Deus disse a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração. E de toda a população da terra, apenas oito pessoas foram poupadas, porque eram justas. E tú  que foi chamado, quer ser escolhido?

fotos

tom caet