22/12/2013

Como está o seu homem interior? Tá com o coração duro faraó?


Há muita gente remoendo feridas esperando Deus fazer algo. Há tantos crentes feridos e traídos que não conseguem perdoar ou pedir perdão... Vivem isolados, fugindo da comunhão... Achando que Deus vai operar em meio a tantos agravos. Porque uma das maiores ofensas a Deus é quando fazemos coisas que desagradam a Ele e nem percebemos. Compaixão por exemplo. Falamos de vitória, poder e unção, mas como alguém em desafeto ao próximo vai ter poder? Como pregar o amor de Deus sem benignidade?

 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida” Provérbios 04:23.“Mas o que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem” Mateus 15.18. Se precisarmos morrer para o mundo e viver a vida de Cristo, não podemos deixar a ofensa entrar em nosso coração e tornar mal por mal. As ofensas vêm por qualquer motivo e nos afasta de Deus. Temos que usar a maior arma do Reino que é o perdão e não deixar as ofensas entrarem. Jesus Cristo passou um dia apanhando e quando foi pregado na cruz Ele disse ao Pai: perdoa porque não sabem o que fazem.

Pra discipular e salvar pessoas e tornar a salvação uma realidade devemos viver o evangelho de Cristo em nós. O Apóstolo Paulo diz: Para mim, morrer é lucro e o viver é Cristo, todas as obras que tive , considero como esterco, para que as virtudes Dele manifestem em mim. Portanto devemos observar essas cinco causas que podem produzir o endurecimento de um coração:

Em primeiro lugar, o Pecado – Cada vez que pecamos algo morre em nós e sem arrependimento, ficamos cegos e surdos para ad coisas de Deus, consequentemente salvação...  

Em segundo lugar, a Ofensa - Quando somos ofendidos - porque as circunstâncias nos enganam - começamos a nos proteger usando uma falsa santidade.

Em terceiro lugar as marcas - O pecado e as ofensas nos machucam porque não deixamos a ferida do passado cicatrizar  ou  se fechar, assim  perdemos a confiança.

Em quarto lugar, a Rebelião – Todas as vezes que nos recusamos os ensinamentos de Deus, o nosso coração endurece e obviamente não crescemos em fé.

Em quinto lugar a soberba. Quando entendemos as fragilidades dos outros, mas não conseguimos vencer as nossas, deixamos o mal nos travar. Jesus tinha todos os motivos para não perdoar, mas Ele perdoou e não teve o coração duro em perdoar.

A pessoa que está com o coração endurecido sempre tem uma desculpa para não fazer o bem que pode fazer. Torna-se egocêntrica e mais preocupada com o exterior do que com o interior. Coração duro é sinal de morte espiritual, pois as orações, louvor e a entendimento da palavra se torna mecânico e sem sentido. Apesar de Deus colocar a sua mão poderosa sobre o nosso coração e arrancar algumas coisas que nos intimida, escraviza, ainda assim alguns crentes estão com surdez espiritual, sem visão do reino celestial, e com os sentimentos e discernimentos carnais bem limitados tornam-se desobedientes. “E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje te ordeno, de amar o Senhor, teu Deus, e de o servi de todo o teu coração e de toda a tua alma, então, darei chuva a vossa terra há seu tempo” Deuteronômio 11:13.


Quando Deus separa o coração da alma Ele está separando o homem interior e seus pensamentos. Portanto, coloquem a Palavra em prática. “Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração e não mais endureçais a vossa cerviz”. Deuteronômio 10:16

fotos

tom caet