19/03/2014

Quer mesmo ser pastor?


Ouvi alguém dizer que o “caráter de um homem atesta a sua idoneidade. E o caráter de um servo a sua intimidade.” Quem conhece alguém confiável e sem vida dupla que dá um bom testemunho aos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo?

Tristemente, vemos poucos. Pois muitos não vêm promovendo a paz e união e o bem-estar dos crentes. O exemplo pessoal de quem está exercendo a liderança, manifestará a sua integridade ou denunciará a sua corruptibilidade. Esta na hora da verdade prevalecer:

_Em primeiro lugar, deixando de enganar a nós mesmos achando que fazemos o melhor... Deus requer que trabalhemos o mínimo para Ele. Paulo afirma que “estão sem entendimento” (v. 12) os que louvam a si mesmo, medem a si mesmo e se comparam a si mesmo.

Uma das tentações de ser líder é a Soberba.  Paulo sabia que suas ações poderiam influenciar positiva e negativamente os gentios. Sabia também que qualquer falha de caráter colocaria em o seu ministério em xeque.

Quem deseja realmente abençoar o próximo, não deve omitir a verdade ou permitir que o alguém o julgue, se isso ocorrer sofrerá o risco de ficar sozinho. Pois o servo de Deus transmite a confiança de que ele tem um pastor (Jesus) pronto a atendê-lo em suas aflições, dificuldades e necessidades.

Em At 6:1-4 notaremos os três primeiros deveres-meta dos presbíteros-serviçais:

   1  ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. 2 e os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: não é razoável que nós deixemos a palavra de deus e sirvamos às mesas. 3 escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do espírito santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. 4 mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. (at 6:1-4).

Notadamente as qualificações para quem quer ser um verdadeiro seguidor de Cristo requer um foco nas áreas familiares e nos relacionamentos interpessoais. Pois para ser um servo na obra de Deus é necessária uma reputação pessoal, um domínio próprio, uma maturidade espiritual além de uma habilidade para ensinar.
Embora, quando querer abordar determinado assunto bíblico que exige do crente seriedade e compromisso, fatalmente algum “intrometido” semideus se levantará para criticar, retrucar, repreender, discutir...  Devido a sua ignorância e falta de estudo – não digo de bíblia, mas de escola mesmo- considerado estar acima dos outros meros mortais...

_Em segundo lugar, aprendendo que Servo é aquele que não têm direitos, não dispõe de si mesmo, nem bens; apenas tem prazer em servir zelosa e diligentemente; ajudando na execução da obra. E se considera mero instrumento, honrando os senhores, mas dando toda a glória ao seu Senhor.

Ao assumir um ministério precisará ser irrepreensível. "É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível…". Que não apresente defeitos evidentes de moral ou de comportamento e caráter no passado ou presente (com Cristo) seja dentro ou fora da igreja. No entanto, ser uma pessoa correta não é a mesma coisa que ser uma pessoa perfeita, porém coerente, sensata na sociedade, usando a Palavra respeitosamente. Sendo assim, ninguém ou nenhuma acusação o atingirá, pois terá uma boa reputação dentro da família, da igreja e da sociedade.

_Em terceiro lugar, procurando enfatizar o amor de Cristo aos líderes e aos liderados e que  devemos cultivar a compaixão, com frutos manifestos no Seu caráter integralmente. Precisamos fazer tempo para estudar a Bíblia, para que possamos obter conhecimento sobre a verdade. Ensinando uns aos outros que somos chamados por Deus para sermos exemplo de vida pessoal e ministerial.  Esse exemplo denota que o conhecimento e a eloquência longe da obediência de Cristo (2 Co 10.5) corrompe o caráter , este uma vez corrompido, nunca mais será recuperado. O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim “Oséias 4:6

_Em quarto lugar, arrependendo com a esperança de nutrir o bom caráter na graça. Na perspectiva cristã o bom caráter chega a ser mais importante que bens materiais (Pv 22.1 ) e a ordenança de Cristo é que onde estivermos, sejamos autênticos servos de Deus para gozarmos de suas bênçãos (Mt 25.23).  “em Mateus 11:28 Jesus disse: “Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” E afirmou que  “Tudo o que o Pai me dá virá a mim, e quem vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37 . E Ele também nos deu livre decisão, de modo que aquilo que escolhermos nos levará as consequências com as quais teremos que viver para a eternidade. E aí quer mesmo ser pastor?

fotos

tom caet