22/03/2014

Diga-me com quem andas e eu te direi quem és...


Queridos, nesse meio tenebroso de sentimentos confusos, egos elevados, todos nós vivemos a trair-se mutuamente. Somos Justos aos próprios olhos; críticos e caçando falhas nas pessoas para dar conselhos pra fazê-las pensar que foi nossa a ideia. É soberbo quem achar que todo mundo é pequeno e só ele é grande, inteligente, importante... 
Os soberbos procuraram os soberbos para tramarem coisas más contra os humildes, os justos, os mansos, os amados por Deus.

 Esconder atrás de si mesmo, nas respostas e atitudes diárias, acaba por fazer cair a mascara! Alguém sempre vê naquela hora em que se faz algo egoísta...  porque ninguém vive sozinho.  Todos que buscam, acham o seu espaço... Essa lei é invariável: Semelhante atrai semelhante.  
Ainda que consideremos alguém de maior ou menor sucesso que a gente, não costumamos atentar aos seus conceitos, conselhos. Sejam de pais, amigos, religiosos. Não respeitamos ninguém mesmo né? Porque somos exageradamente independente e autossuficiente... "Ninguém me muda", "faz a minha cabeça"...

E é essa falta de humildade que tem causado muita confusão e conflito nas famílias, negócios; entre grupo de pessoas e indivíduos; entre igrejas e escolas. Onde uns ignoram, outros, discutem em provar quem está certo. Com um espírito exigente, sempre vivem preocupados com sua reputação. E quase sempre reivindica tudo para si: sucesso a qualquer preço, ou ser servido somente...

Cotidianamente, altivamente concentra-se no fracasso dos outros com críticas hipócritas... Agride verbalmente e defensivamente quando criticado e fica ferido quando ignorado; Quer ser reconhecido e vive vaidosamente preocupado consigo mesmo.
Quer os outros longe dos seus problemas, mas são rápidos em culpar os outros, apontar o seu passado...

Provavelmente quem estiver lendo este texto acima não reconhecerá que talvez esteja entre os orgulhosos. Porque quem é, normalmente interpretará isso como se alguém o chamasse de fraco ou o estivesse julgando... Pelo contrário, a ideia aqui não é fazê-lo pensar assim, se é orgulhoso ou não, já que sabe, ou não, é apenas para lembrá-lo. Lembra-lo que Deus não irá poupá-lo de situações embaraçosas, vergonhosas. e é bom que aprenda e reconheça as consequências de seus atos antes que Ele o abata. Infelizmente a humildade está em falta na maioria das pessoas mesmo. Mas nosso criador nos lembra também que os orgulhosos não se manterão de pé para sempre, mas os humildes prevalecerão.

Enfim, o orgulhoso tem dificuldade em dizer: “Eu estava errado naquele momento,” Espere que os outros venham me ajudar a reconhecer, entender, compreender... Ainda que ache que não tem nada do que se arrepender.… e o espírito arrogante, antes da queda. Provérbios 16:18 . Esse texto lembra também o de 1 co 10:12 que diz : Consequentemente, quem pensa que está de pé, acautele-se para que não caia. 

Afinal todos nós temos esta fraqueza. O que resta fazer é interceder a Deus uns pelos outros. Só Ele na sua infinita compaixão e misericórdia é o único que pode resgatar um coração orgulhoso e cheio de pedras… e pode fazer entender que a vida   de quem deixa o orgulho muda… com a graça que a todos nós dá, usemos com sabedoria de confiar somente Nele, não nas coisas materiais, nas forças humanas, mas somente Nele. E Ele nos espera para abrir uma porta que nós não vemos: a da humildade. 

fotos

tom caet