06/04/2014

Ninguém vos julgue


Está escrito na bíblia que ninguém se faça árbitro  uns contra os outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus. Col. 2:18-19.

Como crente devo investigar e discernir, manejar bem a Palavra da verdade: Observando o AT e entender o NT.  Ainda que cada um pratique-a a sua maneira, a Palavra sempre “terá” a verdade e cada verdade será vista ou ajustada a uma situação; lugar, tempo e propósito. No entanto, há alguns “metidos” que não deixam as pessoas em paz pra encontrar o caminho. Chatos, críticos que não param de incomodar e se intrometer na vida dos outros.

Por outro lado, há os que têm necessidade de seguir a homens, e há também uma sequência de afirmações bíblicas em que deveríamos atentar e não dar tanta importância a certos preceitos humanos, por exemplo: “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo os mandamentos dos homens, segundo os caminhos do mundo, e não segundo o Cristo”.

Só há um meio de conhecer a felicidade plena e a verdade, é buscando conhecer Jesus, seja aonde for, com quem for e de que forma...  Ele não faz acepção e nem rejeita, e não aponta para os erros de ninguém, mas também não quer que continuemos neles. Ele mesmo sendo Poderoso, Glorioso, Supremo, nos deu o direito de escolher a vida que quereremos ter: ou a vida eterna ou o inferno com satanás e seus anjos...

Portanto, Se morrerdes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquilo, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Col. 2:20-22. “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de cristo” Cl 2:16-17.

Se entendermos estas palavras veremos que Paulo estava alertando para observarmos aos princípios bíblicos, “pois estas coisas apontam para outras realidades que ainda virão – relacionadas com a eternidade – e isso tudo veremos e viveremos lá, por isso o que fazemos aqui é somente uma “sombra” daquilo que veremos com nitidez na eternidade”.

Quando discernimos acerca da revelação de Deus mudamos, o nosso testemunho reflete essas mudanças. Se “observarmos e honrarmos essas mudanças consistentemente, manejaremos bem a Palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15).

Jesus sabe quem busca o Seu nome e é o único que pode mostrar o caminho certo, seguro e pleno pra quem quiser. Aliás, cansa ver as pessoas "advogando" em favor de Deus (só Jesus advoga ao nosso favor). Deus é Soberano o suficientemente e poderoso, pra decidir sentir o desejo de se comunicar conosco, só Ele é capaz de se fazer conhecer e à Sua Vontade a todos. Aos demais “autodenominados”, se esforce em obedecer e amar incondicionalmente (especialmente), aqueles que são rejeitados... “... o que vem a mim maneira nenhuma o lançará fora"...

fotos

tom caet