05/04/2014

ser hipócrita ou ser seguidor....

                     1
Ser  hipócrita

O hipócrita é aquele que fala de paz, mas mente quando age com  falsidade com o próximo. Em relação às coisas do mundão, está sempre em conformidade com ele.  A prova disso é a sua consideração aos que atacam a sua fé. É grosso, cheio de lero-lero. Infelizmente nem sempre está apto pra defendê-la publicamente no trabalho, na escola, na Internet...

Em relação à bíblia, quase sempre o hipócrita não entende o que lê ou interpreta, porém, se acha suficientemente espiritual para falar, dar conselhos. Lê pouco e quando lê, gagueja como quem não estuda (pesquisa); mesmo assim quer ensinar ou dar opinião a respeito de tudo.

Quando se trata de evangelizar (ação) e evangelismo (método), a maioria quer mudar o mundo, mas não demonstram agir com discernimento nas suas atitudes diárias.  Vivem desrespeitando o ser humano, criticando os governantes, questionando a lei, ignorando a natureza... Outros estão conscientes de que esta é uma tarefa que ultrapassa os seus  limites, capacidade humana, contudo, poucos  compreendem que o ide só obterá êxito se o coração estiver receptivo  para receber o Espírito Santo e Sua influência.

O hipócrita negocia o Dízimo para poder gastar com futilidades e vaidades pessoais; só crê em milagres quando está em apuros; e quando alguém está em apuros diz que é o capeta.

Não mede a consequências dos seus próprios pecados; mas tem um suposto senso de Justiça social, especialmente a injusta com os outros; cegamente idolatra esporte, é fanático não assumido de Futebol e defende com coragem e publicamente o seu time.

Ele adora novela, venera artistas e os defende ardorosamente; discorda de pastores (dos 171), mas os paparica por interesse ministerial.  Sabe defender orgulhosamente um partido político, candidatos, se entrega a um estilo de musica ao ponto de perder a razão e grandes amigos; omite, receia e não fala nada da ameaça gay, na sociedade.

Não gosta do que está lendo? Só lamento. Creio que Jesus responde-nos com a parábola do trigo e do joio – Mt 13 : O joio é um falso trigo – se parece, é cristão de fachada que vive de aparências, quase idêntico só que é um hipócrita, é um traidor que come em dois pratos, é um duas caras, é um fingido... é rabugento e triste não demonstrando ter confiança ou gratidão a Deus.

Infelizmente não podemos separar o verdadeiro do falso – Mt 13:28-30. Mas, sabemos que um dia haverá a separação do precioso do vil – Ml 3:17,18 E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos, naquele dia que farei, serão para mim particular tesouro, poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve. Então vereis a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não serve.


Ser cristão

Não existe ninguém perfeito, podem existir cristãos de bom caráter, que anseiam em serem da maneira que agrade a Deus, que cumpram com todas as regras.

 O Amor de Deus é a principal característica do Cristão. Por isso, Jesus disse que os seus discípulos seriam reconhecidos, primeiramente, por amarem-se uns aos outros. Jesus foi ainda mais longe, ao dizer que o Cristão deve amar o seu inimigo e fazer o bem aos seus malfeitores.  O verdadeiro cristão é guiado pelo Espírito Santo de Deus! Cuida, se preocupafaz a obra de Deus com primor, faz o melhor, é caprichoso, procura ser obediente, dá a sua vida, valoriza o bem estar do próximo (as pessoas são mais importantes do que coisas) Sacrifica-se, abre mão, padece , faz renúncias... Sofre, mas fala a verdade – pv 23:23.

Ser  cristão está diretamente relacionado à Misericórdia. Ajuda os menos favorecidos: Os pobres, órfãos e viúvas. Chora com os que choram e é generoso, nem espera nada em troca. É alegre e Feliz por que tem em seu coração a gratidão do Amor de Deus por sua vida e a dádiva de estar vivo. Simpatia e Solidariedade são consequências desse sentimento cristão. É MANSO, um Bem aventurado. Tem sempre o desejo de fazer o bem. Sua honestidade é um exemplo e o seu valor reconhecido. É paciente e entende que tudo deve ser feito há seu tempo e modo. Tem respeito e simpatia com as fraquezas e limitações dos outros.

Importa-se em agradar a Deus. Tem fé, tem esperança e perdão... Reconhece que não é perfeito e compreende os erros e fraqueza humana.

O Cristão deve ser humilde, buscando sempre aprender com o próximo e jamais se julgar superior. Um verdadeiro cristão abandona a si mesmo e serve o próximo

Um verdadeiro cristão se submete a Jesus cristo: ‘’estou crucificado com Cristo, e já não vivo eu mais cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, na Fé do filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. ’’   (gálatas 2 : 20 ) ...em nada, porém, considero a minha vida preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do senhor Jesus , para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.’’

Ser cristão e viver para glória de Deus!


fotos

tom caet