05/04/2014

O bom julgador por si se julga


Imagina o tamanho do “ódio” que o apostolo Paulo sentiu há 2000 anos ao prever mediante o Espírito Santo o surgimento de gente soberba e mentirosa?

Hoje, assim como antes, a inexperiência e a ansiedade de certos convertidos são típicos de quem não se desprendeu da ambição material ou espiritual, cuja imaturidade vem deixando muitos confusos, enganados...
Conheço tanta gente que mentia, insultava e falava mal dos outros, orgulhosa, invejosa, egoísta e não fazia nada pra ajudar o próximo.... Agora convertido se faz de esquecido para apontar quem faz essas coisas vão para o inferno!

Que atire a primeira pedra quem já convertido, disser que nunca fez alguma besteira ou critica ou denúncia a algum pastor ou igreja. Não seja hipócrita! Essa atitude é bem comum. 
A questão é que nem sempre estamos preparados pra lhe dar com pessoas frustradas e sem fé própria ou inteligente, com opinião formada de quem conhece acerca de alguma coisa que nos compete...
Há alguns sinceros e honestos na fé, claro! Mas há também muitos decepcionados, frustrados não com a bíblia nem com Cristo, mas com o que certos religiosos ruins da cabeça andam falando, fazendo por aí. Vivem dando maus exemplos, embora sempre existissem; Paulo, João e Pedro já os enfrentaram e fizeram tudo o que puderam para que as ovelhas de Cristo não se dispersassem por causa deles. "Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia." (Hebreus 10:25) . Porém esse dia precede. Aquele que busca ao Senhor e tem temor receberá a direção dele. Portanto, acredito na simplicidade de uma igreja reunida no propósito de adorar a Deus... Só isso! Sem mega templos, troca, negócios, fama, dinheiro... E lamentavelmente algumas instituições hoje nem sempre promovem aquilo que deveria ser.
Não seremos nós que separaremos o joio, mas ao contrário do que temos visto são igrejas com várias doutrinas, vários ensinamentos, que os deixam a vontade: venha como está e continue... Concorde ou não isso é um fato: certas denominações estão falidas quanto ao propósito inicial de pregar a Cristo de acordo com as Escrituras, mortificar a carne, fugir da aparência do mal e da amizade com o mundo... São tantas denominações envolvidas com paganismo, ocultismo, política patriarcal, carnalidade...  
Nós evangélicos deveríamos repensar e rápido na nossa forma de agir em relação a isso, antes que nos tornemos como a Igreja Católica Romana: cheia de fermento, de santos, de riqueza, de mentira...  Enfim, isso é ou não um bom motivo que impulsiona para o culto doméstico?
E de fato muitas já estão longe da vontade de Deus que é ser adorado, amar o próximo, abençoar a viúva, os órfãos e o estrangeiro.  
Um texto que eu acrescentaria aqui é que Jesus não veio constituir uma norma institucionalizada certa ou errada pra elas, pois quem peca é o homem, portanto somos nós que temos evitar estes deslizes e parar com o mau testemunho: Temendo a Deus. Veja o que diz o Salmo 25.12-14: “Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher. Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra. A intimidade do Senhor é para os que o temem aos quais ele dará a conhecer a sua aliança”. 
Então clamemos a Jesus para que haja entre nós o discernimento acerca da desobediência, e ao examinamos as verdades contidas na Palavra, obedeçamos a ordem  que diz que em momentos difíceis da nossa vida, ao invés de reclamarmos, devemos invocá-Lo... Salmo: 50:14-15, diz pede pra que a gente ofereça a Deus em sacrifício a nossa gratidão, e que cumpra os votos para com o Altíssimo, e clame a Ele no dia da angústia; e Ele nos  livrará, e honrará."
Ah! Não se esqueça de que um dos requisitos para a salvação é a graça mediante Jesus, pois pelas obras da lei nenhuma carne há de se salvar. De sorte que haja em nós o mesmo sentimento que houve em Jesus Cristo. “Sonda-me ó Deus e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos e vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”. Que Deus nos perdoe e ajude nesta caminhada.
Seja livre pra decidir! Este é o meu desejo para mim e para qualquer pessoa que segue a Cristo como salvador pessoal. A única recomendação de Paulo foi de não usarmos essa liberdade para dar ocasião à carne. Mas se você quer desobedecer a Deus faça isso sozinho, e não fique com os seus probleminhas, achismos, discordâncias e ofensas tentando contaminar as pessoas ao redor para pecarem com você. Pois a arma do covarde é a ofensa! Em Thiago 2 12 13 diz: Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade.  Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia; a misericórdia triunfa sobre o juízo.  


  

fotos

tom caet