12/04/2014

Tá valendo a pena ser vaso de desonra?


Na nossa vida, há pobreza, aflições, humilhações, luta pela justiça e um esforço diário da conversão, combates, perseguições e muitos outros desafios. E você está disposto a lutar para receber a sua bênção? 

Porém muitos nos diriam que sim, mas o que eles mais querem na vida é que Deus os dê: saúde, riqueza, sucesso, popularidade, e prazeres... Mas as verdadeiras bênçãos de Deus estão nos assuntos da alma - bem-estar emocional, relacionamentos amorosos, caráter divino, e, acima de tudo,  a presença de Jesus que não teve medo de perguntar aos seus discípulos se verdadeiramente queria segui-Lo ou preferiam ir por outros caminhos (cf. Jo 6, 67). Ele quer que respondamos à sua proposta de vida, para que decidamos qual estrada queremos seguir a fim de chegar à verdadeira alegria.

Tem tanta gente cheia de si, de orgulho, de manias... Que não se importa em tentar se esvaziar, embora, nós simplesmente não possamos ser bons o suficiente para agradar a Deus. Temos aí um grande desafio de fé. Podemos começar pagando as dividas e viver do resto... O teu pouco vai virar abundancia. É que às vezes, se é abençoado quando se está no fim de sua corda. Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Mateus 5:3.

Procuremos compreender o que significa ser pobre em espírito.  É que Jesus se fez homem, escolheu um caminho de pobreza, de despojamento. Em Filipenses diz: Tende entre vós os mesmos sentimentos que estão em Cristo Jesus: Ele, que é de condição divina, não considerou como uma usurpação ser igual a Deus; no entanto, esvaziou-Se a Si mesmo, tomando a condição de servo e tornando-Se semelhante aos homens (2, 5-7). 

Vemos acima escolha da pobreza feita por Deus: sendo rico, fez-Se pobre para nos enriquecer com a sua pobreza (cf. 2 Cor 8, 9).  Só Jesus satisfez a lei de Deus, vivendo uma vida perfeita, sacrificou sua vida santa na cruz por nós, e então ressuscitou dos mortos para vencer o pecado e a morte. Só Ele pode tirar a sua maldade e vergonha e dar sua bondade e plenitude! 
Em vez de confiarmos em nossos próprios esforços para ser bom, podemos tentar gerir a nossa vida, se transformar num cristão melhor tentássemos:

  • Olhar para o Senhor, como a sua prioridade;
  • Não dar o nosso coração para algo que fizemos e compramos.
  • Respeitar o santo caráter de Deus sem palavras profanas e ao próximo.
  • Abandonar a sentimento vingativo e não despejar a raiva em qualquer pessoa.
  • E nem cobiçar alguém que não seja cônjuge.
  • E principalmente ser honesto com alguém...
Saiba que todos nós violamos muitos mandamentos! Assim, o ponto de partida para a nossa jornada à Deus e suas bênçãos é admitir a nossa falência moral e pedir a Deus o perdão dos pecados e deficiências específicas e confessar, mas também confiar. E fazer isso regularmente. Qual é o maior presente que poderíamos receber ao fazer isso? Nada. 

Pois a maior bênção no mundo é viver com a consciência de que somos perdoados e agraciados como entes filhos do rei. Reflita!

fotos

tom caet