13/05/2014

Caminhos diferentes com ideais iguais...



Muitas são as coisas que podem nos acontecer no decorrer da caminhada, o que nos obriga a tomar atitude de superá-las. Devia ser assim: superar mas...  a ignorancia certamente tem nos garantido tomar alguns atalhos  tipo: a preguiça, o medo, o descaso com as coisas de Deus...
Também não há esperança de sermos tratados com justiça e respeito todo tempo na vida cristã.  

Obviamente sabemos que há situações devastadoras que nós promovemos e outras permitidas por Deus que acontecem na vida. Embora as doenças, perda pessoal e material, conflitos familiares e psicológicos, demissões, fracasso e rompimentos de relacionamento, não são motivos para sermos derrotados. 

E mesmo que as coisas boas ou ruins aconteçam, de fato para nós, algumas vezes, somos tomados de surpresas, daí  contestamos, conjecturamos, aceitamos ou afirmamos assim para  merecê-las:

Se forem boas, extrapolamos nos cuidados, na manutenção, na exibiçao... Se forem ruins, ficamos presos ao sofrimento, e paralisamos a nossa vida e por mais que se tente seguir em frente, muitas vezes o simples se torna uma tormenta ao bem-estar próprio. 

Temos vistos muitas pessoas sustentando a fé  baseada de mágoa e infelicidade, o que levam qualquer pessoa a perder a esperança e ao firmar essa ideia, às vezes acaba ficando tarde demais para mudar a sua vida para melhor.

O mais trágico disso, é vê-los guardar os tais sentimentos negativos cujas decepções, perdas e fracassos mexem com a fé pessoal  afirmando ter intimidade com Cristo e Sua Palavra, será?

Quem está com Cristo de verdade percebe, reconhece e supera qualquer passado de sofrimento.

Em primeiro lugar perceber significa olhar para dentro de si, de como nos comportamos e como temos apresentado a nossa história. O estresse diário inevitavelmente nos faz ignorar muito acontecimentos bons  e ruins, no entanto, existem eventos da nossa vida que são mais marcantes, que influenciam as nossas ações e decisões. Ações essas que indicam um determinado padrão de comportamento influenciado por acontecimentos marcantes e emocionais, sendo ambos, positivos e negativos para trabalhar a fé. Evidentemente esses acontecimentos marcantes gera alguma dor, angústia, mágoa, mas com impacto momentâneo o que nos impulsiona a recusa-los. Afinal, ninguém quer sofrer, Mas infelizmente alguns fazem por merecer...


Em segundo lugar, reveja o seu passado! Não se paralise no presente! E aprenda a liberta-se das angústias que teimam em impedir o seu futuro. Só que esse futuro só é possível se for estruturado pela fé que temos em Jesus, filho de Deus. Por sua vez, na Sua Palavra que diz em Provérbios 4:10-27: 


Ouça meu filho, e aceite o que digo, e você terá vida longa. Eu o conduzi pelo caminho da sabedoria e o encaminhei por veredas retas. Assim, quando você por elas seguir, não encontrará obstáculos; quando correr, não tropeçará. Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida. Não siga pela vereda dos ímpios nem ande no caminho dos maus. Evite-o, não passe por ele; afaste-se e não se detenha. Pois eles não conseguem dormir enquanto não fazem o mal; perdem o sono se não causarem a ruína de alguém. Pois eles se alimentam de maldade, e se embriagam de violência. A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia. Mas o caminho dos ímpios é como densas trevas; nem sequer sabem em que tropeçam. Meu filho escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras. Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser. Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. Afastem da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade. Olhe sempre para frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade.

fotos

tom caet