18/06/2014

amizade futil



Ultimamente tenho andado triste, aliás, ando muito triste e decepcionado há muito tempo. Errei em desprezar a minha própria intuição e confiei nas Intenções dos outros.  

Quando estamos inseguros, nos sentimos fracos, sem determinação, incapaz de sair de uma determinada situação não é mesmo?


No meu caso, ainda não posso definir nesse momento o que é pior, a decepção ou perda da confiança no que faço. Por outro lado, este sentimento de dor me permite buscar internamente uma intimidade e liberdade para conversar mais com Deus. Basicamente, Ele é o elo que une a confiança a uma amizade longa e duradoura. Ele nos dá a certeza de que certas pessoas não vão nos decepcionar mais.  


A decepção, bem, ela é diferente da confiança. Não precisamos estar diretamente envolvidos com alguém para ela acontecer. Eu, por exemplo, falhei em confiar em mim mesmo, mas reconheço que posso melhorar e consertar, e fazer diferente... Basta eu querer.  Às vezes, respeitamos alguém pelo fato de ser ou ter algo que nos faz admirar, para agrada-lo, que nos esquecemos de nós mesmos. 


Chego a uma conclusão aqui: perder a confiança em geral acaba com a gente por certo tempo. No entanto, a confiança ensinada por Deus nada mais é do que um tijolo que vai sendo colocado sobre outro e construindo uma casa na rocha. “Portanto, todo aquele que ouve minha palavra e as pratica, será semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. A chuva desceu, os rios trasbordaram, os ventos sopraram e deram contra aquela casa; contudo, ela não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.” Mt 7:24-25. Portanto, se a sua construção cair, você pode tentar reconstruir. É claro que levará tempo, mas com cautela e sem admiração a algum ser humano, a confiança pode ser reconquistada. E nunca se esqueça de que a decepção ocupa um espaço maior do que podemos imaginar... 


Não poderemos mudar as pessoas que são religiosas por tradição. Mas podemos ser exemplo de uma fé profunda. Sem vida fútil, ambição e influência externa. Que estejamos sempre num empenho de morrer para o mundo e nascer para Cristo. Atentando ao Espírito, que propõe sempre caminhos novos. Quem constrói sua casa sobre a rocha da fé, tem a confiança inabalável no Senhor. E onde você tem construído a sua confiança e admiração? Nas mãos de quem vocês têm colocado a sua eternidade? Nas mãos de Cristo ou nas mãos de ídolos, bens materiais, coisas passageiras ou até mesmo em pessoas? 


Saiba que em breve, nada disto existirá mais. Se neste exato momento você estiver na mesma situação que a minha... É só confiar em Deus que te ama e tem uma nova chance para você viver em segurança, e confiança eterna. Foi por isso que Jesus veio, sem pecados, inculpável, o inocente que morreu, sem merecer, em nosso lugar. Para que através de Sua morte nós pudéssemos alcançar a confiança na vida eterna.
 

Avalie o quanto tempo vem estimando alguém. Se estiver fazendo o certo com ela, verifique se tem se dedicado a utilização diária da confiança, amor e compaixão reciprocamente… entretanto, acautela-te, pois à medida que o tempo vai passando, aumenta-se o risco de ver a casa afundar na areia… A confiança é algo muito importante para a maioria das pessoas. É sempre bom ter alguém com quem podemos: desabafar, ouvir, partilhar alegrias, decepções, ou simplesmente saber que temos alguém a quem podemos dizer que nós erramos, e que mesmo que não sejamos perfeitos, continuem a gostar da gente do jeito que somos.

fotos

tom caet