20/06/2014

Somos todos arrogantes?



Ultimamente há tanta gente expert, especialistas ditando normas e condutas, agindo inclusive, com um dos sintomas da arrogância que é exatamente impor alguma verdade... Ainda que ela seja absoluta, há as que acrescentam e as que não acrescentam nada. 

Na vida tudo que aprendemos de bom e ruim, é pela necessidade, e nos aperfeiçoamos com os anos nela… não é fácil ficar cada um no seu devido lugar, impor ideias e sustentá-las. Embora possuamos baixa ou alta estima, não sabemos se é melhor esconder o que não é ou mostrar o que não somos?

Pra começar, é tão ou quão arrogante quem tenta combater arrogância dos outros arrotando preconceitos. Para quem têm de tratar com uma pessoa que se acha, deve antes reconhecer o ignorante interior. Assumir os benefícios das suas próprias opiniões, identidade ou personalidade. As discussões, argumentações, discordâncias, críticas, tudo é pra lá de saudável numa conversa, convivência. Mas tem que ter conteúdo e limite.  Senão, serão cegos guiando cegos.

A arrogância de alguns pode ser superada através da humildade. E  quem apresenta a falta deste sentimento não deseja ouvir os outros, aprender algo de novo ou sentir-se ao mesmo nível pessoal. E isso é o que?

Ser arrogante é não acreditar na suficiência de alguém, ser arrogante é acreditar que a sua suficiência é maior do que a dos outros... Em muitos momentos ele faz exatamente aquilo que condena: para criticar os supostos comportamentos, ou seja, faz julgamentos claros quanto a seu gosto científico, particular, e esse gosto faz parte fundamental daquilo que elas são.

Também é natural expressar esse gosto. Cada um tem direito de mostrar quem é. A discordância não só é natural como benéfica. Tirar o direito de crítica a determinado assunto invalida, inclusive o princípio que torna legítimo você ser o que é ou escolheu ser convenientemente. 

Isto, até soa estranho entender, mas ao estar com uma pessoa arrogante, não a trate como inimiga, mas como amiga. Tratando-o com a mesma arrogância só vai piorar o seu péssimo comportamento. Lidar com pessoas arrogantes requer confiança em si próprio.  Portanto, se esforce a comovê-la e não se sinta intimidado com o jeito dela. Permaneça firme! Faça-a ver a sua insatisfação e sua admiração... Você não tem que se sentir pressionado por alguém que, claramente, não é sensato com você. 

O primeiro é tratar como te tratam. No nosso cotidiano, temos que aprender a conviver e lidar com todo o tipo de pessoa, e nem sempre precisamos de regulamentos somente, mas de bom senso também. Somos seres sociais e por natureza, altivos, onde muita gente tem dificuldade de ficar calado frente a um arrogante, e falsamente saímos perguntando a si mesmo por que não fizeram nada... Afinal ninguém sabe tudo sobre ninguém e é melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. É melhor confiar no Senhor do que confiar nos príncipes. Sl 118.8,9. 

Muitas vezes, se as analisarmos, poderemos acabar tendo ódio ou pena de alguém assim. É difícil lidar com esta questão, mas ao invés de se aborrecer com essas pessoas, tentemos ajuda-la. Embora todos nós na expectativa de fazermos algo na obra do Senhor sempre ficamos rebuscando algum talento, alguma capacidade especial para usar: psicologia, filosofia, ensino, musica... Nisso, também somos arrogantes, quando mostramos alguém o nosso conhecimento e superioridade, tentando limitá-los, paralisa-los, exclui-los com estudos, talento, capacidade, qualificações, especializações, enfim.. Apesar de Deus usar esses talentos, Ele não precisa deles para revelar uma pessoa... "a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros". Lc 18.9.

Não nos aborreçamos pela arrogância dos outros somente. Nem sempre estamos tão abertos a novas ideias; nem sempre conseguimos assumir uma opinião sozinha. Todos tem dentro de si um ser arrogante e não podemos falar contra os estereótipos, pois precisamos deles pra sobreviver e nos relacionar. 

Lutemos contra qualquer tipo de sentimento faccioso imposto por especialistas. Se tivermos objetivos em comum, há a importância de manter uma relação cordial e positiva entre todos buscando a paz de Deus, Sua mansidão e tolerância. 

Portanto, arrogância é sinônimo de orgulho, altivez, soberba, prepotência. Mostre-me um arrogante e lhe mostrarei um homem sem Deus. Em Salmos 5.5, o salmista diz ao Senhor: “Os arrogantes não permanecerão à tua vista”. Em 2 Timóteo 3.1-2, o apóstolo Paulo fala sobre o perfil dos homens nos últimos tempos: “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes…”. Sim, o olhar altivo do arrogante é um dos defeitos que Deus abomina como Salomão disse em Provérbios 6.16-19. 

Dedico aqui algumas linhas para compartilhar que é impossível existir cristãos arrogantes à luz das Escrituras. Se de fato é cristão não pode ser arrogante, se é arrogante não tem humildade - uma característica cristã. Se em todo momento lutamos contra a altivez, como tratar um arrogante sendo um?

Não devemos destratar os arrogantes nem combater a sua arrogância com ataques, mas com oração e amor. Devemos amar os tais e pedir que o Senhor nos cure dessa doença maligna para que vivamos e paremos de contagiar ou ferir os que estão ao nosso redor com condenação. Pois, se atacarmos os arrogantes com ferocidade e nossas próprias verdades, estaremos sendo tão arrogantes como eles. 

É fácil diagnosticar alguém que sofre de arrogância. Comece procurando um espelho! Tem que muita gente se se achando especial e diferente: o ungido.

 Se eu tenho em mim algo tão singular porque Deus me separou do resto da humanidade, que seja a humildade, e que na minha existência não exista qualquer espaço para presunção, porque "a minha capacidade vem de Deus". 2 Co 3.5. Caso contrário, afirmo que acabei de ser arrogante! 
 
É como dizia Voltaire: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”.

fotos

tom caet