08/07/2014

Não ouse me julgar!



Era tempo de guerra. Aprisionaram um soldado que regressara ao acam­pamento, vindo de uma mata próxima. Ele foi acusado de estar traindo o seu exército, mantendo contato com o inimigo e foi levado à presença do comandante.


- O que você estava fazendo naquela mata, àquela hora da noite? - perguntou o oficial.

- Fui ali para orar por mim, fazer uma oração ao meu Deus - respondeu o jovem.

Não convencido, o comandante ordenou friamente que o jovem se ajoelhasse e orasse.

- Se você tem o hábito de orar tanto por auxilio, faça-o agora.


Compreendendo que a acusação de traição poderia significar morte, o jovem caiu de joelhos, e desabafou o coração diante de Deus. Foi patente, em vista de sua fervorosa conversa com o Senhor, que esta não era uma nova experiência em sua vida. Ao soltar ele as últimas palavras e abrir os olhos, viu uma nova expressão da fisionomia do comandante. 


- Ergue-te - disse simplesmente o oficial - pode ir embora. Creio no que você disse; do contrário, não poderia fazê-lo tão bem como fez agora.


Então qual é o nosso grande desafio hoje? 


Digo que é ter um caráter íntegro quanto as nossas decisões e palavras. Ser cristão sincero é ser íntegro...  As pessoas mentem, julgam, caluniam, desconhecem a fé dos outros com muita tranquilidade, como se ninguém estivesse atento a isso.  Mas esquecem de que é nos momentos mais difíceis que a nossa integridade é revelada...  


Todo o tempo, questionamos sobre os erros e escolhas uns dos outros, mas pouco, ou quase nada, sobre a integridade deles ou compreendemos os momentos mais dramáticos da sua vida.  Se eles estiverem sendo fiéis à sua responsabilidade cristã? Se não querem entrar em confusão, se respeitam as decisões das pessoas, e não participam de combates de ego com os outros. Que mal há nisso? 


Se eles não pensam como nós e se são pessoas em quem não se pode confiar, Deus o sabe, mas e se for por acaso esse o motivo que levam essas pessoas a se afastarem de nós? Já que gostamos de ver problemas em tudo, porque não lutamos contra a frouxidão? Admitir não é fácil, né?


Disse o apóstolo Paulo que todos os cristãos sofrerão perseguição; todos os que pretendem servir a Deus serão chamados a suportar as mais vis calúnias e falsas acusações (2Tm 3:12). A Bíblia também diz que Satanás nos acusa de dia e de noite (Ap 12:10). Portanto, o salmo 7 contém uma grande mensagem de conforto e esperança para todos nós. Esta é também uma mensagem que traz uma grande consolação a todos os que hoje são injustamente incompreendidos. Ela contém um grande encorajamento para o remanescente fiel quando for vítima de incompreensão, e quando for questionado injustamente. Este é assunto: denunciar a mascara, o medo e as palavras ao vento em muitas ocasiões de quem não deveria... 


Como Davi, devo fazer o juramento de minha inocência?  E fazer a quem? Se eu sou culpado, sou em que? Nas minhas escolhas? Decisões?  Em cuidado?


E se, estou errado, estou disposto a sofrer, como se diz hoje em dia: “Se eu faço isso, quero que caia um raio do céu na minha cabeça!”,  e se for culpado de alguma coisa em que sou acusado, porém em Cristo, biblicamente e não emocionalmente, eu sei o que estou fazendo... Sei o que está acontecendo. E quem me cobra resposta sabe disso?


Reconheço que estou numa luta e nela renderei graças ao Senhor Jesus, segundo a sua justiça, e cantarei louvor ao nome do Senhor Altíssimo: Jesus. Este é o meu grande clímax e mais impressionante motivo que busco: poder ter a segurança de que serei salvo em Jesus - o nome da justiça de Deus. Porque Ele vê o meu coração, se sincero ou enganador, e não me julga pela aparência e distância, e só Ele é capaz de revelar com justiça o meu caráter, apesar da ordem de me afastar – por proteção - tenha partido Dele...


Para minha proteção! por isso Deus pede para eu  tomar cuidado em andar com quem tem hábitos de adoração  descompromissado com Ele. Tenho que manter meus olhos firmes no prêmio - ser recompensado no céu por Jesus Cristo (2 Timóteo 4:8).  Contento-me a não dar satisfação à carne como quem ainda terá outras experiências na vida... Pois todos nós necessitamos conhecer mais da justiça misericordiosa de Deus quando algo que não entendemos vier a acontecer. E se estamos decepcionado, frustrado, ignorado por algumas pessoas ou se fomos questionados por outros, este é o momento de voltarmo-nos para Deus e louvar a Sua justiça imparcial e compassiva, em favor de nossa limitada compreensão. Ficando cada um na sua! Garanto que os resultados serão logo - logo vistos e sentidos por todos.  É só esperar.


Não dá pra ser amado e compreendido por todos e nem ser aceito pela nossa ideia, pois aflição é promessa bíblica. Com efeito, o veneno da nossa incerteza pode levar a ao desespero ou à loucura... 

Ser criticado é mais fácil que ser amado, ser pobre é comum aos simples da fé. Ser invejado é o desejo dos sabe-tudo. Mas o meu desejo é agradar o coração de Deus e só! O moço que obedece à lei (amor-grifo meu) de Deus é inteligente, porém o que anda em más companhias é uma vergonha para o seu pai. Provérbios 28:7. Portanto escolhamos andar com quem evita tanto a falsa doutrina quanto as práticas ímpias de achar simplesmente.


É o próprio Deus que nos indica ter a sabedoria de afastar de pessoas dissimuladas que só pensam em si mesmas e, como costumam dizer, danem-se os outros... E isso não é uma atitude aleatória e de própria vontade, só pode ser realizado quando firmamos o nosso entendimento na Palavra de Deus e recusamos qualquer coisa que não seja bíblica por parte deles. Com certeza, todos já ouvimos o ditado que "aparências enganam” que aplicado na vida espiritual reflete a mesma verdade em nossa vida carnal.  Será que essas pessoas não reconhecem que vão de mal a pior e estão causando danos a si e aos outros com elas?


Aprendi que jamais poderei chegar ao conhecimento da verdade achando alguma coisa acerca de alguém e suas atitudes. E, do mesmo modo que os enganadores Janes e Jambres, alexandre, o latoreiro resistiram a Palavra, também hoje resistimos à verdade, sendo réprobos quanto à Palavra e a fé uns dos outros. Concluo afirmando que toda a Escritura é inspirada por Deus, ou seja, Deus não só é o personagem principal das Escrituras como autor de toda ela. E é nela que confio o meu ensino, repreensão ou reprovação. 


Se alguém se acha habilitado para me encaminhar na justiça e retidão do Senhor seja ao menos integro nas suas decisões, caso contrário, me manterei afastado conforme me indica a palavra: Na minha primeira defesa, ninguém foi ao meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta! 
Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão. O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A Ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém! 2 Timóteo – Capítulo 4: 16-18. Portanto, essa é a atitude natural e espontânea que quero mostrar: Gratidão e louvor e só. 
Render graças a Deus por Sua justiça e cantar os seus louvores ao nome de um Deus que tem o Seu trono soberano no Universo.


Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no Nome do SENHOR, o nosso Deus. Eles vacilam e caem, nós, porém, nos levantamos e ficamos de pé.… Salmos 20:7-8.

Maranata ora vem o Senhor Jesus!

fotos

tom caet