05/07/2014

O blá-blá-blá dos chorões.


Sei que poderei morder a língua quando for falar de alguém. Sei que as pessoas podem mudar, mas a nossa desculpa é sempre a mesma: que não somos perfeitos e Deus vê tudo... 


Há muito tempo vemos alguns cristãos pirados fazendo besteiras e se desculpando assim. Principalmente os que vêm aplicando à autoridade das Escrituras a si mesmo, ao próprio entendimento e interesse, onde acabam usando o dom da fé na idolatria terrena e na hipocrisia, na pátria, na profissão, no lazer e na religião. Valorizando e potencializando a ação do mal em si e nos outros.

Mas há algo que eles não conseguem disfarçar: seu comportamento de fé está virando um depósito de porcaria teológica, ou seja, tudo o que não funciona no mundo é adaptado e aplicado na sua igreja; na sua ideia;  na sua vida. Onde mesclam a doutrina bíblica com filosofia e ciências sociais, propondo uma exegese absurda, subjetiva e relativa do Evangelho em prol de alguma vaidade terrena. Você confiaria numa pessoa assim?

Saiba que um monte de gente confia e defende gente assim. O problema dessas pessoas não está no que lhes é dito somente, mas no que tem entendido também.  Se quisermos interpretar o texto bíblico nivelando as crenças e ideias arrogantes dos teólogos liberais com as perspectivas do Senhor sobre os outros, pagaremos um alto preço futuro. “O solitário busca seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria” Provérbios 18:1. Portanto, temos que parar de se comportar em desacordo com o Evangelho. Evitar ouvir ou seguir esses pastores fracassados que abdicam do entendimento espiritual, para ficarem posando de especialistas da fé, ditando e se baseando mais em nomes de filósofos capitalista e materialista do que discernir através do Espirito Santo... Ensinando as pessoas a confiarem num deus histórico, catastrófico, desacreditado, fracassado, ou seja, um deus humano. No entanto sempre vemos esses “caras pirados” envolvidos em debates confusos, vendas de produtos, buscando reconhecimento ao interpretarem a bíblia à luz das suas explicações, ignorando ou reinterpretando o nome de Jesus, por exemplo, ou mudando o sentido da busca de vida eterna o que causa em nós tanta confusão acerca disso.
 
Então está na hora de focar no Evangelho e não nos evangelistas moralistas e liberais que se julgam superiores ao evangelho que nos encaminha à humildade, simplicidade anunciada por Jesus. Está na hora também de evitar estes covardes que andam teologicamente deprimidos, oprimindo com as pregações que retiram do povo indoutos a crença em um Deus soberano que tem todas as coisas sobre controle, inclusive a injustiça social. Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! (Apocalipse 3. 15). Não adianta pensar que podemos fazer isso ou aquilo escondido dos olhos do Dele, só estamos enganando a nós mesmos. 

Temos que parar de sustentar e espalhar essas opiniões incautas e retornar a verdadeira convicção cristã que é a sujeição ao SENHOR que cerca o andar, e o deitar; e conhece todos os nossos caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.  Salmos 139:1-4.   

O senhor Jesus é o todo poderoso, sabe das coisas antes mesmo que você fale, antes mesmo que eu pense, porque Ele é Deus. É o Seu entendimento que deve contagiar nossos corações e nos livrar das garras de conceitos humanos que nada têm de cristãos. Temos que defender convictamente o amor radical pelo próximo, pelos inimigos, em especial, pelos “diferentes” que querem servir ao Senhor sem dinheiro, fama e reconhecimento. 

Que Jesus Cristo nos ensine e molde a cada dia nosso pensamento, que nos auxilie em deixar a vaidade do conhecimento para trás, e mesmo após ter feito, aceita-lo como salvador convictamente, e ainda ajude a abandonar as outras coisas que achamos certas e que entristece demais o Espírito de Deus.

Eu digo que quero mudar para seguir Jesus e me transformar conforme a Sua vontade e embelezar a igreja invisível, porém verdadeira - Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei entre vós (Mt 18,20), defendendo a humanidade dela mesmo, com ensino do Evangelho, mas discernindo pelo Espirito Santo.  Só não devo trocar uma ilusão por outra. Quem lê que entenda!

fotos

tom caet