03/07/2014

Se o problema é meu, porque motivo te interessa?


Já tentou alguma vez se livrar de gente intrometida, mas não conseguiu? 

Pois bem, algumas vezes, nem sempre podemos repelir de imediato um intrometido, devido o tal tratar-se de irmão na fé ou um colega de trabalho. Uma hora ou outra sempre estarão lá com o propósito de fazer uma vistoria completa da sua vida. Eles são como uma praga!


Estão em todos os lugares distintamente: igreja, trabalho, escola... Como afastar esse tipo de gente sem que ele se sinta ofendido?


O ideal seria optar pela clareza de entendimento e ser direto numa postura bem firme dizendo não a sua intromissão e afastá-lo da nossa convivência sabiamente. Embora, isso não nos faria melhor que ele, pois conscientemente ou não, como o intrometido, todos gostamos de medir forças: fé , conhecimento, e capacidade...


Não esqueçamos que estamos todos saturados de tantas intromissões. Somos livres, não para mostrar poder sobre alguém, mas para mostrar a nossa maturidade diante daquilo que queremos ou precisamos sem o aval ou aprovação de alguém simplesmente. Se há quem goste de viver num monte confuso de regras, problema deles! De certo que alguns até seguem o que Cristo ensina, mas querer que sigamos uma série interminável de mandamentos manipuladores não dá! Se não se contentam em cuidar de sua própria vida ou precisam de quem os comande e pensam em cuidar da vida de todo mundo, é lamentavel, literalmente.


Quem ficar magoado com tudo isso, que fique! Isso significa que é um manipulador e fará de tudo para que as coisas se reverta aos outros num sentimento de culpa e solidão. Um puro engano! Preserve-se disso! Mas se acontecer se fará necessário ter a prudência e temperança; são posturas Cristãs. Embora, não existe coisa mais desagradável e mais estressante do que conviver com gente intrometida e tão desigual: ora generosa e doce, ora pretensiosa e covarde, que usa de tudo para nos pegar  de mau jeito e os surpreender ofensivamente.  Tentando mostrar contrariamente  que somos nós que forçamos a barra com atitudes soberbas para ser aceito em alguma situaçao.


O que diz a psicanálise e outras vertentes é  que normalmente esses individuos usam mascaras para esconder algo, usam certa postura pretenciosa, orgulhosa para serem bem vistas por todos, só que o bom Deus abomina esse tipo de comportamento humano, cuja linguagem teologica é farisaica e hipócrita. Principalmente dos que gostam de dar palpite em tudo, onde ele sempre tem uma “solução melhor”, e o tempo todo acha que está certo e o dialogo com ele é  difícil por que ele só escuta o que quer...

Em resumo, ao lidar com os tais, não tenhamos a obrigação de dar explicação a tudo que nos solicitam. A vida em si já nos rouba muito tempo e os momentos bonitos que esperávamos durar, se perdem. Por sorte a maldade não dura para sempre, e aprenderemos com Jesus, como lidar diariamente com pessoas difíceis, com as quais não temos tanta empatia. 

Lamentavelmente andamos demasiadamente irritados e não conseguimos ouvir nada do que nos é dito por Jesus, o melhor então seria deixar cada um aprender um pouco sozinho, seria... Mas seria melhor ter sempre alguem por perto pra dizer a verdade  se  nós estamos ou não intrometendo na vida de alguém ou a ignorando esse fato. Vamos dar muita atenção a esse respeito para não perdermos a razão e deixemos de ser intrometidos, ok?

fotos

tom caet