09/08/2014

Tenha juízo meu filho!



Quem condena todo julgamento, não poderá dizer nada a quem agiu mal.


Pode-se julgar mal ou julgar bem uma atitude, uma palavra, um olhar, uma aparência... Pois nem todo juízo é errado, porém devemos julgar retamente para poder ajudar uns aos outros. Evidentemente, ninguém precisa sair por aí apontando erros em alguém aleatoriamente, para que as pessoas reconheçam ou se convertam ao que se impõe. Por exemplo: quando um pai ou mãe diz ao filho para que tenha juizo, o que eles querem dizer com isso? Que você julgue aonde vai e veja com quem anda e que come etc.


E quem se dispõe ou for capaz de discernir ou julgar entre o bem e o mal revela a obediência e a maturidade. Bastando que as pessoas vejam Jesus nela, que vejam o quanto o Seu espirito faz diferença em sua vida e como Ele os transformou.  Mas  podemos enxergar Jesus em pessoas que julgam? 


É a própria Bíblia que nos ensina a julgar sempre que necessário: “Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça” (Jo 7:24). Além disso, existem várias outras passagens ensinando o Cristão a julgar, inclusive o que ouvimos ou lemos referente às Escrituras, observe em Atos 17:11, quando os Bereianos receberam as palavras de Paulo: "Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim". 


Em Salmos 105:15 de maneira nenhuma Deus afirma imunidade a alguém ou aos pastores em relação às criticas. Senão o profeta Natan não teria repreendido Davi em seu erro (2Sm 12.1-12), nem muito menos o Apóstolo Paulo teria repreendido Pedro (Gl 2:11-2).


Embora, quem expõe o erro de alguns de acordo com a Bíblia, hoje,  são  acusados de serem perseguidores "sem amor" e "odiosos". Mas é a bíblia que nos admoesta a denunciar o erro e devemos prová-los. (1 João 4:1), julga-los pela Palavra de Deus, e expô-los, notá-los e evitá-los (Romanos 16:17), repreendê-los. "Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé" (Tito 1:13). Isto foi escrito a Tito, porque havia pessoas que iam de casa em casa subvertendo famílias inteiras com a falsa doutrina.  No entanto, isso geralmente é uma tarefa ingrata e impopular, mas é dever do homem chamado por Deus realizar.


Tambem é dever de todo cristão alertar, repreender e exortar sempre que alguém distorcer a palavra de Deus: "prega a palavra, insta, quer seja oportuno ou não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas." (2Tm 4:2-4). Portanto, ninguém escapa de correção. E as verdades bíblicas sempre vão prevalecer quer concordem ou não. E no dia que qualquer um de nós escrever ou falar algo que vai contra o ensino bíblico, Deus vai levantar alguém para nos repreender também.


fotos

tom caet