13/11/2014

Autofagia


As pessoas são diferentes, e por isso têm pensamentos, pontos de vista e sensibilidade diferentes. Quando esperamos alguém haja exatamente como queremos e isso não acontece, a culpa nem sempre é dele. Às vezes, são as nossas expectativas que são egoístas.

Então está  na hora de raiar a liberdade em sua vida. Jesus Cristo liberta: "Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (Jo 8.36).

É tão bom quando conseguimos mudar certos hábitos. Especialmente quando as mudanças trazem resultados cada vez melhores para todos.

Infelizmente, poucos têm compreendido e têm sofrido mais por causa de si mesmo do que das situações ruins vividas.  Outros têm chorado por que fizeram alguém chorar, ou se decepcionou porque decepcionaram também.

Nestes dias vemos tantos relacionamentos se tornando grosseiros por causa das feridas abertas e mágoas sofridas no passado, e momentos que  boa parte das  relações estão sendo rompidas por má comunicação  ou  silêncio tecnológico – que tem substituído os diálogos por palavras e imagens que não dizem nada. E isso traz como resultado:

Em primeiro lugar o adoecimento das relações humanas – autofagia (Autodevorar-se). (Fig.) - Manter-se preso a um amor doentio, cheio de agressões e egoísmo.

Em segundo lugar a mágoa - esse sentimento de amargura que traz perturbação e contamina os que estão ao redor, aprisionando na armadilha da vingança, raiva e desprezo...

É importante destacar que nem toda mágoa é capaz de gerar problemas nos relacionamentos, pois há mágoas pequenas, que administramos sem esforços; e outras que necessitam de uma atenção maior para não gerar males em quem a sente e a todos.

A questão em si é o fato de aprender a deixa-la e a lhe dar com quem se alimenta dela, pois que a possui não tem paz... Também não tem liberdade e nem alegria. Pouco sabe sobre o amor fraternal (compaixão), não retém ou aceita o perdão, mas quer comunhão com Deus. Ato impossível de acontecer, pois quem carrega mágoa se autodestrói, vive preso à culpa, ao medo, ao orgulho, e por isso fica doente, porque se recusam a perdoar.

Em terceiro lugar taí exatamente a chave que abre a porta dessa masmorra: o perdão.


Ele traz cura onde a mágoa gerou doença. Traz reconciliação onde a mágoa gerou afastamento. Traz alegria, onde a mágoa produziu tristeza e dor. Repõe aquilo que a mágoa tirou. Portanto, quem perdoa zera a divida com o problema, se torna um vencedor que lutou, não com a espada, mas com o amor, esse mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus quando o abandonaram. E lembre-se que não perdoar é mais difícil do que perdoar. E reflita sobre o que a paz dizendo que: Será um pacificador e prestará atenção ao que fala e deixará as fofocas e prostituição de lado. Que viverá o momento presente e deixará para trás o passado e prestará reconhecimento a quem te ama de verdade e apreciará o valor das pessoas que te oferecem ajuda especialmente aquela que te apoia e te valoriza...

fotos

tom caet