10/11/2014

Você tem um Pai...

Vivemos num mundo cheio de feridas. Muitos trazem no presente o passado imperfeito e sofre por algumas cicatrizes escondidas, feridas secretas que nunca saram.

Muitos de nós tentamos esconder essas feridas fingindo que elas simplesmente não existem. Isso acontece porque fomos treinados pela vida a não aceitar o fato de que algo ruim ou muito injusto que nos aconteça deixe cicatrizes. Mas como lhe dar com algo tão comum a todos?

Bem, há algumas medidas que podemos tomar:

Em primeiro lugar eu pergunto se você é o que realmente diz ser?

Em segundo lugar só através da graça de Deus poderá recuperar o que falta em sua vida.  Ele tem muito a dizer sobre quem nós somos realmente.

Sabe que traumas do nosso passado produzem cicatrizes emocionais que deixam a autoestima ferida, que nos fazem sentirmos incapacitados e que nos leva compensar essa falta através de varias maneiras bem prejudiciais na alma, na carne e no sentimento e essas são algumas delas: sexo, drogas, traição, mentiras, frustrações e decepções... A maioria são feridas escondidas.

Em terceiro lugar temos que lidar com essas feridas de modo justo, ou seja, aprender a ficar face a face com elas e expô-las sem medo...

Em alguns casos, a pior questão talvez seja expor  sentimentos, pois as cicatrizes sentimentais, seja escondidas ou expostas, podem prejudicar nossa vida, pois algumas feridas às vezes nos levam a um falso perfeccionismo, superioridade, orgulho. Onde nos esforçamos constantemente para sermos “normais” e “fortes”, e agimos forçosamente tentando agradar aos outros o tempo todo em exibição (vaidade) ou fugindo delas (omissão) para não nos envolvermos em criticas e opiniões... O que pode nos causar medo ou culpa é exatamente à falta de atitude em ajudar alguém ferido. Eles que se danem! Muitos dizem.

Em relação a agradar as pessoas, lógico que não conseguiremos tal proeza simplesmente. Jamais seremos suficientemente boas pessoas carregando feridas escondidas que podem nos tornar insensíveis com elas.

E em relação a tentar fugir delas, ficaremos enroscados em desvios emocionais e pensamento subconsciente de culpa ou medo. Esses dois fatores sempre nos leva a dizer: “Ninguém me ajuda”, “não tô nem aí pra ninguém” e depois queremos quer que “tudo dê certo” na vida... Puro engano!
Errado pensar assim, pois uma vez que buscamos a aprovação de qualquer sentimento e eles forem recusados, ignorados ou machucados pelas pessoas, causarão feridas internas e trará junto outras dores que nos deixará supersensível, a não ser se aprendermos a suportar essas dores deixando de encobrir com uma aparência menos intransigente; orgulhosa essas feridas...

As feridas escondidas podem nos deixar com medo do passado, das pessoas e dos momentos, fobias que na verdade não podemos controlar e assim, nos tornamos vítimas do medo. Tenho visto isso repetidas vezes em algumas pessoas no meu dia a dia...

Pessoas iludidas que não veem a ajuda chegar por causa da barreira de suas feridas escondidas. São desconfiadas, frustradas e decepcionadas, alimentadas pelo achismo – opiniões mal formadas- acerca do que imagina e não vive. Este é um fardo muito pesado para uma pessoa carregar só. Imaginem elas ouvindo: "Você só causa problemas”. “Você é a causa do sofrimento dos outros”.

Depois de muito feridos, a maioria de nós acha que nada poderá penetrar, e que nada poderá desfazer as barreiras que nos causaram danos emocionais.  

Mas eu gostaria que não pensássemos que os traumas do passado nos perseguirão para sempre, sinceramente.

Saiba que existe cura genuína para as nossas feridas mais profundas. Existe um meio de lidarmos com nossas emoções, nossa autoestima e nossa alma. Compartilhando sua dor! Isso mesmo! Porque compartilhando o nosso problema uns com os outros, o fardo fica mais leve e ficamos mais aliviados também.

Ao experimentarmos desse alívio e aceitação passamos a encarar aquela ferida escondida dizendo: Sim, aconteceu comigo, foi extremamente injusto, mas vou passar por cima desse problema, dessa culpa, desse medo, dessas pessoas, dessa acusação falsa, enfim. Eu vou enfrentar as feridas escondidas!

Espera! Precisamos também enfrentar algo a mais: nossa responsabilidade com a verdade. Deixe-me explicar: Não somos responsáveis por nossos traumas do passado, também não somos culpados por termos sido machucados pelos os outros, mas somos responsáveis pelo que fazemos e falamos hoje. Somos responsáveis pela nossa reação ao trato dessas feridas em relação ao próximo. Podemos assumir o controle de nossa reação deixando o orgulho, a hipocrisia e falsidade, pedindo desculpas, perdão àqueles que gostam da gente, mas que afastaram de nós porque causamos algum mal a eles.

Sabe, temos que decidir se queremos realmente nos recuperar de nossas feridas escondidas. Mas temos que responder à pergunta que Jesus fez a um paralítico: "Você quer ser curado?" Jesus não perguntou: "Você quer ficar aqui deitado falando sobre o seu problema pra qualquer um?" ou "Você quer se queixar do modo injusto como a vida lhe tem tratado?” ele só perguntou se quer ser curado.

A cura esta no reconhecimento que não sabemos perdoar àqueles que nos feriram e isso não é fácil humanamente falando, mas é possível viver sem cobrar essa dívida de alguém nos deve pela terrível mágoa que sofremos. No subconsciente esperamos que quem nos feriu, pague pelo fato, mas se canalizarmos em lembrar deles para perdoar,  sem dúvida, será fácil coloca-los sob o perdão de Deus. O perdão irrestrito abre o nosso coração para a cura, entende?
Pode você agradecer a Deus por Ele tornar real a sua falta?

Você tem noção do que Ele tem dado a você ultimamente?

Portanto, expresse gratidão a Deus, valorizando quem Ele colocou na sua vida hoje.  Por essa pessoa ter aceitado você como é. Não importa o quanto você tenha sido machucado no passado. Ou o quanto foi diminuído pelas “vozes” dizendo que não tem valor, não é digno.

Muitas coisas podem deixar marcas: um pai que não quis estar presente; o nosso orgulho; colegas que nos atormentam impiedosamente; um amigo que nos traiu numa hora de necessidade ou um pecado que vive perturbando a alma. Infelizmente vivemos assim cheio de cicatrizes. Todos terão que encarar novos e antigos fatos da vida. Ouviremos inacreditáveis relatos de pessoas abandonadas, deixadas sozinhas e indefesas. Mas quando você for surpreendido por essa realidade, peça a Deus que coloque alguém pra tratar da sua ferida, aceite a sua ajuda e seu sentimento...  E se Ele já colocou, então o valorize essa pessoa. Agradeça-a! De fato, somos filhos de Deus.

"Vede que grande amor nos tem concedido o Pai ao ponto de sermos chamados filhos de Deus." I João 3:1.


fotos

tom caet