19/06/2015

Pequenas coisas grandes estragos.





Ilustração da Serpente:

Um homem de circo, que havia começado a domar uma serpente quando ela ainda estava da espessura de um dedo e ele a vinha domando há anos. Durante as apresentações, a serpente se enroscava ao redor do seu corpo a uma ordem sua e depois se desenroscava. Mas a certa hora dessas apresentações, alguma coisa estava errada: a serpente não se desenroscou, e o homem estava com dificuldade para respirar. A serpente foi apertando, apertando e pouco a pouco o auditório ouviu o barulho de ossos serem quebrados... A serpente o matou. 

Ele pensou que a tivesse sob o domínio e que ela obedeceria as suas ordens a qualquer momento. Ele a tinha em controle desde quando era da espessura de um dedo e poderia então tê-la apertado e matado, mas ele a alimento brincou com ela, confiou, compartilhou a sua vida com ela, até que por fim ela o matou. 

Quem nunca passou por um momento de arrependimento na vida?

Levando em conta que os erros ensinam muito, a bíblia fala que precisamos fugir de tudo o que não presta: Fugir das paixões da mocidade – (2 Timóteo 2:22).

Ainda que alguns até afirmem não se arrepender de nada que fizeram a não ser do que não fizeram....Temos podido  ver um grande numero de jovens se arrependido por que fizeram e deprimindo por não terem feito algo para o resto da sua vida por conta de minutos de insensatez.

E sempre vemos alguns se condenarem por isso ou pelo fato de terem cedido ao poder do mal! Infelizmente grandes partes das pessoas sofrem uma influência maior do que não presta sobre o que presta em decorrência da desobediência, do medo... Mas já notou que algumas coisas que nos acontecem nem sempre decorrem por falta de exemplos bons ou influencia do mal?

Sim muito provável que nem a experiência de alguém ou mal seja a causa das dores. Talvez haja arrependimentos, provavelmente graças à ilusão. A ilusão traz aflição de pensamento: será que uma atitude diferente teria mudado minha vida para melhor?

Essa dúvida é que inferniza.

Uma vez que praticamos as coisas ruins, obviamente, colheremos aquilo que semeamos. Dai sofremos, ou seja, porque estamos colhendo os frutos dos atos impensados, inconsequentes do passado. Fique isso como alerta quanto ao momento presente: Cada um colhe, exatamente, aquilo que plantou. Quem planta colhe!

Alguns plantam abismos, solidão, questionamentos, incertezas, críticas, buscas sem fim, amores não encontrados, ambição, incertezas, gravidez precoce, prostituição, bebedeiras, drogas... Para eles, tudo isso era em vão antes de acontecer! Mas a dor está em todos os lugares, e não fomos feitos somente para dores e sim para amarmos também principalmente ao próximo.

Enfim, Todo mundo sabe onde isso tudo ia chegar: gravidez, desemprego, drogas, enfermidades, separação... Agora fingir que não sabe para se torturar, para se consumir, para se distrair, para se justificar, não dá. Cabe a todos nós termos a capacidade de controlar nossa angustia e não transformar em fúria contra os outros,  e vomitar neles as nossas vontades muitas vezes destrutivas.

É bom saber que com Jesus conseguimos parar, ponderar e decidir ir ou não em frente.

Arrependemo-nos de muitas coisas em nossas vidas: de não ter visto um parente antes de sua morte; de ter escolhido o curso errado na faculdade;; de ter se envolvido sexualmente com alguém. Estes arrependimentos vêm, geralmente, acompanhados de culpa, frustração, sentimento de impotência, raiva... E, aparentemente, estes arrependimentos pioram quando falamos em relacionamentos amorosos,  dividas, devido à alta carga energética que investimos nelas.

Mas será que é ruim o arrependimento, embora seja uma situação desagradável? Acho que ele tem uma função que motiva as pessoas a corrigir os erros de suas ações. A buscar e evitar potenciais problemas futuros. A correção mesmo sendo boa ou ruim, não fere e nem afasta as pessoas da gente quando chamamos atenção dela com amor. Mas se decidir se autocorrigir comece pelo seu próprio exemplo ensinando aos outros como se fosse você recebendo o ensino antes de cometer o erro..

Só que antes, tome cuidado com as moscas porque elas têm o potencial de apodrecer a sua vida e de levar embora o que você tem de melhor: a sua razão. Muitos de nós também brincamos com situações irregulares em nossa vida e colhemos por isso..

Você seja um bom e transforme essa angustia em tranquilidade e recomeço, porque o mundo está corrompido! Não se contamine com a ilusão de palavras e aparências!

E, ame mais, muito mais, mas ame como Jesus nos amou e nos perdoou.





fotos

tom caet