19/06/2015

Você é egoísta?


Quer manter uma amizade por longo tempo? Falem de pornografia, bebedeiras, fofocas... Quer ter um inimigo? Discorde dele.

O que aprendi nesses últimos meses em que fui extremamente humilhado é que para eu concretizar os objetivos citados acima, eu precisava da presença e não da amizade de alguém e que seria capaz de me fazer ser melhor pensando por si só. Puro engano!

Estou todo o tempo ouvindo alguém dizer que tem na agenda do celular tantos contatos que não consegue memorizá-los. Que têm nas redes sociais, no trabalho, na escola, no bairro e igreja, dezenas de amigos. Mas na hora do seu choro não ligam como um ombro amigo e quase nenhum está dispostos a renunciar tempo e recursos para ajudá-lo nos momentos em que mais necessita.  Mas esquecendo de que também está na agenda e nas redes sociais deles também pra ajudar e nada faz se ligarem... Enfim.

Precisamos parar de ferir os outros e pensar menos em si mesmo e pensar mais no seu entorno, familiares, amigos... Pois quem não engrandece todos à sua volta fará com que eles não o engrandeçam também por causa do egoísmo na hora que precisar. Embora o egoísta não pense assim... Porque o seu egoísmo (eu) coloca seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona.  

Egoístas são aqueles que não pensam iguais e se defendem utilizando os furos de argumento dos outros pra sair como melhor, mas com falsidade, hipocrisia e mentira descarada.  A prova disso é exatamente o seu modo de vida diária buscando prazeres de curto prazo, objetos fúteis e falácias superficiais incessantes para comover e não ficar por baixo de ninguém.  O que rebatem todo tempo quando confrontado.

O egoísta não pensa nas consequências de seus atos porque não interessa a ele saber o que se passa na mente no coração de ninguém e o mal que lhe causa.  É um narcisista-que adora a si somente. Alguém que insiste em colocar do seu jeito funcional e de modo individual o seu interesse, ambição, modo de pensar acima de tudo.

Todas as pessoas lidam sempre com dois polos juntos, manter o que sabe e acrescentar o que não sabe e se abrir e se fechar nos problemas do seu modo de ser. É quase impossível deixarmos de ser egoístas por si só. Jesus é o único que gera em nós o dever de suportar a impotência diante os egoístas e abrir mão de julgamentos e pensamentos no momento em que formos egoístas com as pessoas.  

Para conviver com pessoas egoístas, devemos deixar as coisas acontecerem espontaneamente, pois pensar previamente no que dizer a elas é sair do contato de visão delas, do aqui e agora, e isso poderá impedir de trazê-lo para o momento de reflexão, e traze-lo nos faz pontuar os gestos de linguagens que faz e usa, e não percebe ou faze-la perceber que a falta de tais gestos causam mal não somente a si, mas quem esta ao seu redor consequentemente.

Quanto ao sentimento deles, não devemos trabalhar uma relação com seus comportamentos, tanto positivos quanto negativos de seus atos, quem deve trabalhar isso são eles mesmas. Devemos sim, deixa-los reconhecerem, aprenderem, entenderem, que a sua felicidade se tornará momentânea e passageira toda vez que ele agir pensando só em si mesmo. Descobrir que quem não mede consequências dos seus atos acaba deprimido e pagando alguém (analista) para suportar as suas frustrações e ilusões.

O seu maior defeito é murmurar, se queixar todo tempo. Geralmente está com muita pressa, muita ansiedade para resolver um problema que lhe aflige. Traz sempre consigo fantasias, curiosidades e expectativas pessoas e sobre seus problemas. É hipócrita quando quer resolver os problemas dos outros, falando pelos outros. É falso porque vive de aparências e mentiroso falando o que não conhece.

Para quem é responsável por atacar as pessoas, o egoísta demonstra também muito frouxidão na vida social, onde o que busca para saciar suas vontades, na verdade só gera mais vontades vazias e não nos trazem nada de concreto, a não ser só crítica.

E se você arrumou briga por ser tão egoísta, vá pensar mais no outro, mas nos outros que se importa com você. Minha proposta para você que é assim, que comece a repensar tudo o que você acha que quer, e ver quais as premissas da decisão que  tomou para achar que aquilo de fato era bom para você esta certa. Você quer muito dinheiro para que? Beleza para que? Ser feliz para que? Já pensou que o maior conforto para as pessoas pode ser sua presença? Que a beleza está na compaixão. Que a felicidade de ir à praia no domingo com amigos pode ser mais valiosa do que a porta de um bar?

Pense no que é realmente importante para você. No meu caso, valorizo muito conhecimento.  O que se ganha por outros caminhos, pode até perder, agora o que o homem recebe pelo poder de Deus, nada pode tirar. Os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. O que o Senhor te deu e você achava que estava perdido por causa do egoísmo, Deus vai trazer de volta, em nome de Jesus!


E aí?

fotos

tom caet