09/06/2015

voce é uma pessoa chata!

Quando a gente pensa que já viu e ouviu tudo sobre as pessoas, ainda ouve coisas impensáveis um pouco mais. Quase sempre somos pegos chamando alguém de chato ou falando que tal pessoa e difícil de lidar. Temos essa facilidade em reconhecer tais pessoas e esquecemos que nós podemos ser uma delas. 

Estou falando de gente sistemática que não percebe que o seu comportamento pode afetar quem vive à sua volta de modo negativo e preocupante. São pessoas que nos cansam com seus jeitos de pensar contraditórios e infundados.   

Pra quem é uma pessoa sistemática, talvez esteja na hora de abrir-se um pouco à mudança, mas mude aos poucos, no seu tempo, e não se viole demais por conta da opinião dos outros, pois cada um tem o seu jeito extremamente de ser e se aborrecem quando são retrucadas; outros têm hábitos de tentar convencer as pessoas sobre as suas ideias; têm as que se programam feito robô tipo: tem dia e hora para lavar roupa, passar, arrumar as coisas da semana e as que planejam e esperam imensamente que saia como planejado, mas a maioria fica perdida e sem saber o que fazer quando acontece algum imprevisto...

Isso porque quando insistimos em dizer que somos permanentes e profundamente arraigados no que somos (orgulhoso) tornamo-nos uma pessoa obsessiva, meticulosa, perfeccionista e rígida e com problemas de adaptação, por exemplo, mudar sua maneira de ser ou pensar pode demonstrar fraqueza com os outros e com a vida. No entanto, são os conteúdos vivenciais que define QUEM somos e só descobriremos através dos outros, os ouvindo.

Acredito que muita gente deve te procurar justamente por você ter sempre opiniões legais e ser mais estável que eles, e dependendo da sua percepção e seu juízo crítico, o seu conhecimento e disposição ao entendimento te capacita a ouvir tais pessoas, mas elas te ouvem?

Esperamos que sim. Só que infelizmente nem sempre as soluções dos problemas estão em alcançar uma resposta que nos livre dos caminhos dolorosos e nos indique o de menor sofrimento só por que alguém falou.  E sim aprender a lidar com essa questão e disciplinar o pensamento a lhe dar com a derrota, o que poderá ser de tal forma eficiente para a qualidade da vida emocional.

É interessante refazer algumas crenças pessoais acerca disso ou daquilo, mas antes temos que rever certas atitudes comportamentais no sentido de relação com si mesmo e com os outros para sermos menos obsessivo, meticuloso, perfeccionista e menos rígido nos relacionamentos difíceis para tirarmos lições importantes.


Para sabermos lidar com as pessoas, teremos a orientação máxima para nossos comportamentos e atitudes no Evangelho. Assim poderemos observar as nossas resistências: se dominadora e controladora, Agressiva e dura, Desconfiada ou Calada, Com mania de grandeza, Pessimista e negativista, Dramática e Intolerante. E saber que as dificuldades de relacionamentos que encontramos por aí vem com o propósito de aprendizado e não como instrumentos de punição. Sendo assim, na medida em que formos bem sucedidos com as pessoas difíceis, veremos que essas situações ainda que aconteça adiante, causará menos danos em nossas vidas. Afinal quem não é difícil?

fotos

tom caet