28/07/2015

Característica ou qualidade?



Desde cedo, sempre gostei de observar e pesquisar algumas características em pessoas ao meu redor. Nunca neguei a minha curiosidade acerca do comportamento e da personalidade delas. Talvez por isso eu tenha me tornado psicoterapeuta clinico, mas afirmo que jamais visei querer ter melhor compreensão da situação da vida de ninguém, muito menos quis ser maior conhecedor sobre eles. E por tal motivo tenho podido observar que ainda falta muito para eu compreender algumas características humanas, tanto as qualidades quanto os defeitos e demais termos correlatos.

Essas observações no decorrer de anos, tem sido de grande utilidade para minha compreensão, minhas ideias. Algo que puderam me ajudar num dado momento de reflexão sobre o mim mesmo.

Só que isso também me fez tornar vitima da minha própria curiosidade. Sim, há algum tempo tenho sido incomodado pela “vergonha alheia”, ou seja, o que sinto ao presenciar alguém fazendo algo embaraçoso - Isso acontece porque algumas células do nosso cérebro simulam tudo que acontece a volta, dando a sensação de que estamos fazendo aquilo que está sendo presenciado - Isso serve para pensarmos duas vezes antes de sairmos fazendo ou falando qualquer besteira publicamente.  

Com minha experiência venho tentando contribuir para que outras pessoas possam desenvolver suas melhores Qualidades, mas infelizmente poucas querem enfrentar a sua realidade ou apenas reconhecer que sofrem por estar usando suas melhores características em piores e negativos Defeitos.  E quando saberemos se nossas qualidades vêm sendo usadas como arma para ofender próximo?

Por exemplo, quando não expresso a minha agressividade de maneira correta e no tempo certo e com as pessoas certas, a minha raiva reprimida vai aparecer em outros modos substitutivos... É o caso, por exemplo, do filho que reprime sua agressividade perante aos seus pais prepotentes e na hora da verdade, ao invés de expor com bons argumentos os defeitos deles, mostra-se um coitadinho medroso ou inseguro na proporção em que se sente vitima para receber atenção e acabar com aquela situação e os pais continuarão arrogantes...

Toda agressividade diminui uma pessoa, não expressa bom senso, prejudica qualquer amizade. E grande parte dos problemas que ocorrem entre as pessoas é devido à expressão inadequada de sentimentos, ou seja, usam uma energia desajustada numa discussão qualquer para desabafar seus problemas e chegar perto do objetivo desejado.  Algo do Tipo:

Usar a amizade para proteger erros; Honestidade para mascarar intenções;  Bondade por interesse, Senso de justiça para justiça própria, Sinceridade usada com humilhação, Humildade sendo usada sem a bondade, Generosidade usada com moeda de troca, Simpatia usada com falsidade,  Responsabilidade usada como poder, Caráter usado só para o mal.  Etc.

Temos que ficar atentos se o nosso processo de ajustamento social não consiste só na satisfação pessoal de sentimentos opostos e contraditórios com as pessoas ao redor, como amor e ódio, egoísmo e altruísmo, hipocrisia e moralismo, isto é, se não estamos sendo um insensato fracassado, fruto da consequente falha do processo de aprendizagem de quem não aprendeu a abrir mão dos próprios interesses para cuidar do próximo.

Assim sendo, não deixe que os defeitos dos outros sejam maiores que suas qualidades contigo. Defeitos todos terão, e o que devemos fazer é não deixar os defeitos deles "roubarem" o espaço das nossas qualidades. Vai depender só de você flexibilizar esse coração. Afinal, as qualidades sempre superam todos os defeitos...

Agora, tanto eu quanto você, temos sim mais qualidades que defeitos, somos pessoas agradáveis de conversar, pessoas com forte energia, e a nossa presença torna tudo melhor...

Não deixe uma multidão de coisas boas serem facilmente derrubada por um único erro...  As suas qualidades não escondem seus defeitos, é impossível e por mais defeitos que tenha não os esconda. Deixe as pessoas verem primeiro os seus para depois avaliar as suas qualidades!!!


Abraços!

fotos

tom caet