03/07/2015

E SE O DEFEITO FOR SEU TAMBÉM?


Eu sempre fui extremamente taxado de arrogante e inseguro. Nem eu acreditava em mim mesmo em nada que fazia. Muito menos achei que fosse chegar a algum lugar um dia. Talvez Isso seja resultado do meu passado de presunção é o que me dizem, mas e quando o defeito for seu e não meu?

O meu processo de aceitação infelizmente está sendo árduo, doloroso, sem anestesia, além disso, muito solitário e extremamente demorado... Não justifico meus erros, mas parte deles é da minha "família", pois nunca me colocaram para cima...  Entretanto, Nenhuma pessoa é perfeita, nem eu, nem você, ninguém. E é preciso falar que todos tem defeito, como orgulho, por exemplo, e que as pessoas podem apresenta-lo em diferentes tipos de relacionamento, porém, pessoas orgulhosas nunca admitem que estejam erradas não é mesmo? E muitos não mostram as suas fraquezas e sempre parecem impor um escudo para se proteger.

De verdade, digo que eu não fui pouco feliz na minha vida secular. Eu não me recordo de ter sido muito... E quando isso me acontecia me sentia muito sozinho diante de tanta gente. Sentia um vazio tão grande, parecia que eu estava perdendo alguém importante todo tempo. Hoje nem tanto, mas antes eu não gostava de minha aparência, meu corpo, meu rosto, meu olhar no espelho, tanto que tenho pouquíssimas fotos, mas fingia que isso não me importava. Só que ninguém percebia porque eu sempre me mostrava "autossuficiente" e que não precisava de ninguém para ser "alguém”.

Certamente ou cegamente ninguém percebia o sentimento de tristeza que pairava sobre mim. As pessoas ignoravam a minha presença, falavam muito nas minhas costas, me chamavam de bicho do mato, me falavam que eu era chato, demonizado. E isso doía demais...

Daí eu comecei a ficar a cada dia pior.  Fechei-me para todos, me tornei muito antissocial desde que estas coisas começaram a ter um impacto maior sobre mim. Eu tomei ódio incontrolável à gente ignorante de estudos, porque as ofensas que eu ouvia eram feitas por eles, eu tomei nojo, ódio, repugnância total.

Comecei a perceber que não conseguia mais controlar a tristeza...  não queria mais me prumar, não sentia mais vontade de fazer nada, Eu já estava com depressão.

 Na época não sabia muito bem o que estava acontecendo, porque eu pedia ajuda com minha alma, mas além de achar que se tratava de uma birra, não sabiam muito que fazer, eu acho. Mas Hoje o meu conceito de vida mudou, encontrei Jesus – o verdadeiro - porque o deles eu não conheci e ainda hoje não sei se é o mesmo...

Com Jesus encontrei amigos  e professores de verdade nos hospitais, presídios, nas ruas, cheias de pessoas drogadas, analfabetas, enfim, que me ensinam a arte de ser um cidadão dos céus, um aluno, um discípulo do Evangelho. Foi com eles que aprendi sobre o preconceito, o racismo e uma coisa chamada opinião própria, além disso, conheci a compaixão, solidariedade, altruísmo, voluntariedade.

Comecei a perceber que quem estava errado não era só eu e sim o mundo ao meu redor, as pessoas ao meu redor... Tanto, que depois de muitos anos de depressão, aos poucos eu fui sendo mais eu.

Hoje eu saio na rua do jeito que eu quiser e não me importo com o que as pessoas vão achar. Tem gente que diz que estou sereno, que eu cresci e mudei bastante na fé, afinal quando você é você mesmo a gente fica mais forte, por se amar da forma que é pra amar, sem pressão de ninguém pra te julgar.

Estou falando sobre isso aqui porque recentemente descobri que fugir de si mesmo é impossível e que rever seus conceitos, se amar ou se aceitar é o caminho mais seguro pra ensinar as pessoas a amarem a forma que elas são e não o que aparentam ser.  “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.” (1 Samuel 16:7) DEUS vê o coração!

Há uma diferença entre a visão de Deus e a visão do homem. Deus sonda cada um de nós.  Ele não se limita a tempo, a espaço e a circunstâncias.

 Quando falamos com o Senhor, Ele age muito rápido, podemos perceber isso a cada dia, porque Jesus fala muito forte ao nosso coração. Precisamos estar atentos para escutar o Senhor. “Ele vê o escondido, sabe quem anda nas trevas e com ele mora a luz”. (Daniel 2.22.) O nosso Deus vê todos iguais, porque ninguém é digno de justiça própria. Isso significa que estou seguindo o trajeto certo! Não estou querendo me gabar, estou dizendo isso porque eu nunca acreditei que fosse chegar a tal ponto e fazer bem a tanta gente (sim, a muita gente). Isso é maravilhoso e eu só tenho a agradecer a todas que proporcionarem tamanha graça. Perdoe o meu sarcasmo, mas "onde está o letrado e o sábio?" 

Precisamos ajudar a salvar vidas! Nossa vida é um dom de Deus! Então: Peçamos a Deus que nos dê a sua visão espiritual para que possamos ver as pessoas como Ele nos vê.

Precisamos estar continuamente voltados para Cristo senão, a ação de missão da Igreja no mundo, corre o risco de desvirtuar o trabalho evangelístico, de perder a força sobrenatural que anima a prosseguir e de contar apenas com projetos humanos, como em qualquer outra iniciativa humana. Todos tem sua razão de ser em Jesus Cristo, em sua missão e em sua força salvadora, mas não pode deixar de adotar um missionário.

E não ignores o quanto ele seja por dentro, no seu íntimo porque por fora não necessariamente revela o que ela é de verdade. Como precisamos da sua graça e misericórdia.

Felicidade, graça e paz!


fotos

tom caet