05/07/2015

indiretas


Será que você e eu, não estamos habituados a soltar indiretas em qualquer aspecto de nossa vida sem refletir sobre qual seria o melhor caminho a tomar para expressar nossos sentimentos ao próximo sem feri-la?
Por exemplo, ultimamente sem perceber, vemos muita gente demonstrando altivez às pessoas que as contraria. Usam de indiretas para expressar suas indignações e desabafos toda hora e por qualquer motivo e razão em todo lugar. Há quem ainda não percebeu a realidade que cedo ou tarde não escapará do risco de ter que enfrentar cara a cara as consequências dessas indiretas. Mas não é o nosso caso, pois tanto você quanto eu não temos feito isso, né?   
Porque as nossas condutas tem favorecido o bem-estar do próximo. E estamos sempre dizendo que temos personalidade e sabemos espalhar o amor e a compreensão com sabedoria, e temos ido pessoalmente aos nossos desafetos resolver o que se passa com honestidade sem medo de falar a verdade...  Ok! Só que não!
Infelizmente temos o péssimo costume de expressar sem pensar através de indiretas.  Assim tem sido na nossa vida cristã também. Creio que nem você nem eu gostaríamos de ouvir ou ler algo que vai perturbar e minar a nossa alegria, a nossa paz com ou sem razão ou em qualquer lugar sem motivo.
Muitos de nós ainda insistimos em viver o inverso do que está escrito na bíblia. Continuamos apedrejando as pessoas por causa das nossas opiniões e achismos... Inclusive com fraco conhecimento em relação aos "conhecimentos” da ciência e seus seguidores.
Temos discutido demais acerca de tudo, porém temos visto pouco de nós tomarmos uma atitude acerca da solidariedade e compaixão humana nas suas reais necessidades materiais e espirituais. Poucos também tem se habilitado a dar a cara a bater sobre as próprias atitudes. E cá entre a gente: admitir ser um crentelho hipócrita ninguém quer né?
No entanto, quem iria admitir ser chamado de crentelho esquizofrênico religioso, fanático, lunático, psicopata, nerd, maluco, no ponto de vista de alguém sem reagir? Haja santidade pra isso!
Precisamos reconhecer que temos falhado como cristão na leitura do Evangelho e precisamos sair do Levítico e do Deuteronômio e mergulhar no Sermão da Montanha e aprender que graça, tolerância, mansidão, paciência, bondade, compaixão são verdades ensinadas na bíblia...
Quem não “lê-la” (espiritualmente) de forma coerente, não a “entenderá” (discernimento) e a “utilizará” (julgará) de forma arbitrária para agredir as pessoas por causa do próprio entendimento. Também não adianta afirmar que lê muito a bíblia, porém vive seguindo pensadores, filósofos, escritores, opinadores que enobrece o seu conhecimento, mas te enchem de confusão!
Obviamente, há excelentes autores de livros didáticos, experimentais em diversas áreas. Livros que tem ajudado muitos a se encontrarem na vida profissional, pessoal e espiritual. Mas nada definitivo. Pelo contrário, a maioria até leem certos livros que trazem soluções momentâneas, mas que trazem também pensamentos ruins, vaidades e confusão pro seu entendimento...  
Se com Deus, queremos seguir certinho os Seus mandamentos e não dá pra aguentar tudo, damos vacilada e uma escapada hora e outras, imagina então com conselhos humanos? Mas cada caso, um caso.
Interessante observar que tanto os religiosos quanto os não, quando perguntados sobre o que acontece quando alguém não consegue ler, entender e seguir as leis da bíblia mostram bons argumentos, amor, fogo consumidor, mas a maioria se ofende as pessoas dizendo que Deus baterá, matará, mandará para o inferno, castigará eles se não respeitarem... Mas é pra respeitar ou obedecer afinal?
Engraçado é que na hora que se deve mostrar quem se é na fé (respeito), omite-se usando maus argumentos para responder (desobedecendo) negando, mentindo, aliás, quem não fez/faz isso?  
Quanto ao inferno, bem, pra quem acredita, ele está referido como um lugar desprezível preparado pra gente ruim seja crente ou descrente e existe pra quem quiser pagar pra ver. É pra quem nega a própria fé, a fé sobrenatural que não se explica e desrespeita o conhecimento e experiência dos outros que a tem; O inferno é pra quem diz que ama o próximo, mas se acha no direito de julga-lo e mata-lo. Que atire a primeira pedra quem não usou/usam palavras Imaturas e infelizes como "crentelhos", “ateus”, “macumbeiros” “fanáticos”, etc., para zombar da capacidade intelectual de quem crer num Ser Divino seja ele qual for ou que não tenha nenhuma religião. Quantos de nós não temos nos comportados como preconceituosos esquizofrênicos, psicóticos, religiosos uns com os outros?
Vamos tentar evitar o máximo o uso de indiretas ainda que seja bíblica. Se continuar fazendo isso, fará com quem não crê ou esteja fraco na fé, e doente, considerar a “verdade” uma ofensa, e se ainda assim o fizer por que se achar a voz de Deus, será lembrado pelo  Criador que Ele é o único que diferencia o honesto do zombador, portanto, Deus não precisa que você e eu, na verdade que ninguém faça o Seu trabalho e O defenda dos escarnecedores e seus ataques...
Precisamos falar a verdade cara a cara, sim doa a quem doer. Temos que parar de ser frouxo e usar versículos bíblicos como indiretas pra pessoas nos púlpitos, mídias em geral e principalmente em redes sociais para bloquear/excluir/cutucar e ofender quem está no nosso circulo de convivência e aos que pensam de forma contrária ao nosso ponto de vista. Devemos alertá-las, ensiná-las e ama-las e não oprimi-las.
A nossa fé em Jesus nos dá a liberdade de pregar a verdade só que Nele, vindo Dele. É o que acreditamos! Só que para atrair novos seguidores precisamos do Espirito Santo para sustentar a leitura “prioritária” do Evangelho e não substitui-lo por livros que ajudam nas nossas necessidades pessoais e emocionais, que afastam Jesus de nossas vidas.
Realmente a ausência Dele tem levado muitos a buscarem soluções em outras fontes e com isso a “falta" da leitura bíblica retira de nós o direito a liberdade de expressar a voz de Deus. E perdemos a noção da injustiça que fazemos com Ele. Daí, ainda que alguns neguem, nem percebemos que sem Sua leitura não saberemos usa-la, ou a usaremos erroneamente querendo provar se existem ou não algumas inconsistências literárias, filosóficas e históricas  na crença do próximo.
Será que estamos aptos a atrair novos seguidores pra Cristo com nosso jeitinho de ser? Você se ouviria?
Logico, que não é somente lendo a bíblia que encontraremos a salvação ou a solução dos nossos problemas, (as aflições do mundo são ininterruptas), mas através dela nos tornaremos mais consciente do que ela quer que a gente faça ou diga ante a tudo que vier acontecer... Com essa forma (lendo bíblia) Ele tem nos abençoado nos mínimos detalhes da vida; temos adquirido mais confiança Nele, o único que nos santifica, púrica e nos liberta.
A dor que as indiretas nos acometem é ver que, Infelizmente a maioria que usa é hipócrita, pois critica, ignora, discute, e não fazem nada a favor do que prega. Mas querem calar, afastar, ignorar e até julgar quem decidiu fazer a obra.
Como serão visto como "cristão” julgando tanto, e desejando o mal a seu semelhante?
É exatamente por causa dessa hipocrisia, que muitos circunstancialmente têm estado menos na presença do Espirito de Deus e mais visível aos olhos da carne... Com orgulho eles defendem as suas convicções idolátricas à religião, denominação, conhecimento teológico e ego. Fazendo de tudo para manter a falsa aparência de cristão, mas que na verdade são religiosos que mal cuidam do próprio nariz. (falo espiritualmente por mim).
É verdade também que quem busca apenas o autoconhecimento nos livros de autoajuda, por exemplo, aprende sobre si, mas sobre o próximo não há como garantir, basta ver a quantidade de besteiradas que andam ensinando por aí nas escolas. Estão enchendo a mente dos outros com um monte de ódio e preconceito que a Palavra de Deus não declara.  E isso não se aprende só nos livros da escola, isso tem sido ensinado nas cartilhas das igrejas, nas tvs, na internet, ou seja lá onde for que alguém frequenta. Isso é Lamentável!
Pena que tanto um quanto o outro, esqueça que são humanos criados ou evoluídos. Pena que a nossa humanidade ainda não conseguiu dominar o medo da escuridão ainda que haja “luz”; Pena que os intelectuais da ciência não desenvolveram algo que coloque na mente do homem que deva “matar”, mas não a vida e sim a sede no mundo... Onde estão os que criticam tudo e todos para ajudar quem tem fome de tudo?
Cadê as ONGs para dar uma tapa na cara dos que se dizem ter, mas não são conhecedores da caridade?
Pra quem diz que "Deus" não existe ou pensa que ciência não prova tudo, ou não crê em nada, criticar as ações dos outros teoricamente é o caminho mais fácil. Porém na prática das suas ideias, a maioria não conseguiu ano a ano, impedir que tantas coisas ruins acontecessem por causa do poder de dominar si mesmo e alguma coisa... Quero ver quantos vão se levantar da zona de conforto e se unir aos remanescentes da sensatez?
Unir aos que abriram mão de tudo que possui para o campo ajudar quem precisa...
Não é fácil pra eu falar aqui pra vocês. Eu e uma multidão de missionários, cientistas, professores, religiosos, desempregados, jovens, idosos, homens e mulheres. Enfim, voluntários que um dia já pensou como assim vocês, estamos esperando na pratica para fazer a diferença asa suas teorias. E quem estiver lendo essa intertextualidade escrita, saiba que poucos têm feito alguma coisa pelo próximo a não ser criticar, brigar, contender as ideias, desconfiar... Mas não tiram a bunda do sofá pra fazer a diferença...
Alguns até, creio eu, que desejariam ter neste momento uma bíblia nas mãos, mas não podem por causa das circunstancias, cultura, religião, orgulho, família, profissão, imagem... Portanto, não desperdice essa dádiva que chegou até você agora. Não falo desta carta, mas da sua reflexão! Veja e pense aí:
Se você não acredita, peço que manifeste a sua bondade respeitando quem acredita em Deus. Por favor!
Se você tem Jesus no coração peça que o Espírito Santo ilumine, internalize a Palavra e o guie através da leitura dela afim de que cada texto lido, seja comparado com tudo aquilo que Jesus fez, faz e fará pela a humanidade e o que você esta fazendo e fará igualmente a Ele daqui pra frente já que o seu passado já foi esquecido. Afinal Ele é o Verbo, a Palavra de Deus que se fez carne (João 1). E nEle estão todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Colossenses 2);
Através das leituras seculares você alcançará conhecimento, mas é através da leitura da palavra que obterá sabedoria... Esse é mais um benefício de Deus para aprendermos a ser humildes. Não se esquecendo da gratidão e da misericórdia!  Porque ler por ler traz misericórdia!  Senão estaríamos todos fritos!
E pra finalizar pergunto se o seu exemplo de fé tem sido satisfatório? Você é fofoqueiro e espalhas mentiras nas redes sociais?  Vive postando indiretas? Seus filhos os honram? Seu salario tem rendido?
Se sim pare de compartilhar sua raiva da vida nas pessoas e passe a falar e postar coisas engraçadas para todos, frases inteligentes… mas Independente de suas respostas, pare e medite nas escrituras, não como obrigação, mas como uma forma de gratidão a Deus. Muitos desses que não acreditam nela precisam de você para ouvi-la e não somente querer vê-la através do que lerem, mas poder senti-Lo também.
E esse foi o meu recado!




fotos

tom caet