21/07/2015

Só se decepciona quem decepciona alguém!


Você tem sido o presente de quem?

O maior perigo para um cristão é quando ele permite que a emoção se torne o termômetro do seu relacionamento interpessoal. Quantas vezes nos perguntamos como pude ser tão cego (a) em confiar em tal pessoa?

Se estivermos decepcionados, com certeza não é por falta de aviso... Portanto, falhamos em confiar!

É impressionante ver o quanto as nossas motivações emocionais nos dão a errada medida de solidez da nossa estrutura espiritual. Digo errada porque vemos muita gente decepcionada por depositar confiança em certas pessoas desmedidamente esperando algo em troca.

Na verdade muita gente precisa treinar para evitar esse erro, o importante é não permitir enganar a si mesmo e não deixar ser enganado, principalmente em quem deposita sua confiança.  Quem não manda nos seus próprios sentimentos erra e se decepciona.  Mas porque fazem isso?

Fazem isso porque esperam que tal pessoa corresponda de acordo com a confiança que investiu nela.  Outras vezes porque ainda não é capaz de identificar o que se passa no próprio coração... Se é arrogante, inseguro, imaturo. Etc.

Por causa de atitudes e palavras emotivas de alguns temos podido tirar algumas conclusões parciais e úteis. Principalmente para não nos decepcionarmos todo o tempo com eles.

Mesmo assim, ainda há quem deposite confiança em quem se sente incompleto em si mesmo. Eis aí um bom exemplo dos perigos derivados da nossa emoção, confiar de uma forma livre em alguém que não temos a certeza que iremos alcançar em ninguém. Cabe então entender:

- Que enquanto formos emotivos estaremos enganando a nós mesmos e estaremos totalmente vulneráveis as frustrações e consequentemente, decepções todo tempo.

- Que poderemos decepcionar alguém, não obrigatoriamente por causa das nossas particularidades pessoais, mas decepcionar toda vez que despejarmos sobre ele a frustração dos nossos sonhos e exigências de nossa própria perfeição.

-   Que em relação à decepção, nem todos são vitimas e sim culpados, afinal, quem depositou em quem as próprias expectativas?

Portanto, só se decepciona quem decepciona alguém!

A esperança é que ainda existem pessoas que são preciosas joias. Um presente de Deus para nos exercitar na espiritualidade e nos educar no verdadeiro amor. O fator surpresa do “ser” e o “fazer” delas deveria nos causar admirações constantes e é isso que teríamos que esperar... Mas não tem sido assim... Infelizmente vivemos sem esse fator surpresa e não temos podido nos encantar com alguém e seu modo de vida pra confiar. Daí, cobramos demais, impomos demais... DECEPCIONAMOS!

É bom saber que as boas surpresas enchem os corações de emoção e motiva a ter mais fé e esperança e AMOR obviamente. E se não cobrar, e não exigir nada ninguém, certamente às pessoas não se decepcionarão.  Por outro lado, se foi em nós que foi depositada alguma expectativa, devemos causar surpresa, não jogando em cima dos outros nossos reais predicados, desejos, e encobrir o que somos realmente. Isso também impede as pessoas de ver como realmente somos.

E se neste momento nada acontece como queríamos ou não escutamos das pessoas palavras que gostaríamos de ouvir, não vamos manifestar nossa indignação contra elas, afinal, quem mandou a gente esperar alguma coisa do outro?

O ideal é não criar expectativa além do que se sabe que o outro pode te dar, Quanto maior a porta da expectativa, maior a porta de decepção. Jamais encontraremos alguém que satisfaça nossas expectativas. Assim, quanto menor a expectativa, menor a decepção, e quanto menor a decepção menor a raiva e tristeza decorrente da decepção, maior e melhor é nossa paz e bem estar com as pessoas, consecutivamente ambos não colocarão condições e nem depositaremos uns nos outros as suas projeções.

A projeção é um mecanismo psicológico inconsciente que faz com que conteúdos de nossa psique sejam vistos no outro como características suas, quando na verdade são nossos. Ou seja, "projetamos" nelas as questões e aspectos da nossa própria alma.  Como já dito acima, muitas vezes a culpa nem é da pessoa, ela sempre foi exatamente como é.

Este fenômeno psíquico é inerente a todo tipo de relação humana, mas a afetiva é o ambiente mais favorável para que ela exiba todas as suas garras, fazendo do outro uma tela refletora perfeita na qual são projetados todos os nossos conteúdos inconscientes.

 “Tudo que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles” (Mateus 7,12).

Jesus morreu sabendo que nem todos dariam valor a seu sacrifício.  Por isso devemos aprender a ajudar todos, não por interesse, mas sim porque temos uma ordem de ter o mesmo sentimento que houve Nele.

Enfim… a decepção nada mais é do que perceber que se estava iludido, enganado sobre algo. Alguém que possamos aprender a fazer o que é certo não pelos resultados, e sim porque é certo fazer o bem, mesmo se não recebermos nada em troca ou mesmo se recebermos o desprezo das nossas boas ações em troca de todo bem que fizemos… isso é amor!!!

Dificilmente alguém passa pela existência sem sofrer uma desilusão, ou ter alguma surpresa desagradável em algum momento da caminhada. Assim, se você está amargando a dor de uma decepção, agradeça a Deus por ter retirado dos seus olhos os empecilhos que lhe impediam a visão.


Gostem das pessoas como elas são e considerem que vocês também já devem ter ferido alguém sem se dar conta disso. Seja o presente dela hoje.

fotos

tom caet