12/07/2015

Tente lembrar!


Nem sempre estamos com força suficiente para enfrentar os desafios que a vida traz. Nessa dinâmica estamos sempre cansados, tropeçando e caindo; e o que mais precisamos nessa hora é descansar. Entretanto, ao invés disso, sempre estamos procurando alternativas pra sair de uma situação que causamos e momentaneamente nos aflige.

Daí, oramos, mas quase sempre colocando diante de Deus o problema com uma solução já determinada, (Deus vai fazer isso...) ignorando que a decisão final partirá Dele.  Outras vezes o colocamos como se fosse o causador de tamanho sofrimento (estou na prova) ou o convidamos a ser conivente de nossos erros (Deus é comigo) exigindo que nos apoie sempre! Talvez por isso muitas orações não estejam sendo atendidas. O que nos faz queixar, murmurar...

 “Por que você se queixa a ele de que não responde às palavras dos homens? Pois a verdade é que Deus fala, ora de um modo, ora de outro, mesmo que o homem não o perceba.
Em sonho ou em visão durante a noite, quando o sono profundo cai sobre os homens e eles dormem em suas camas,” Jó 33:13-15

O coração do homem quando está envolvido com angústia, tem a dor aumentada... Aumentando a dor, vêm os medos anteriores, e antes que esses medos tragam a destruição para a sua vida, ele precisa ter força para ser capaz de enfrentar as situações que lhe causam insegurança.

Certamente Deus nos convida a orar em todas as circunstâncias da vida. No nascimento, na morte, na tristeza, na aflição, na perseguição, no tempo da angústia... Mas e quando bate a insegurança? Temos conseguido transformá-la em matéria para a oração a Deus também?

Porque “sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Jeremias 29:11

É verdade que orar é o melhor caminho, porém ao entregar ao Pai todos os nossos medos, todas as situações ruins de relacionamento, do coração, da própria história de vida, de perda em geral, esquecemo-nos de que Deus ajuda principalmente a quem se ajuda!
É importante orar e crer sim, mas é importante reconhecer e ter a certeza de que quer consegue fazer isso para poder pedir certo. Mas não devemos fazer a oração que nos ajude a reconhecer, rever e resolver não só a causa da nossa aflição, mas para descobrir e administrar a nossa condição de estima no que for preciso para ouvir Dele a solução sem reclamar pela espera.

Por que você reclama, ó Jacó, e por que se queixa, ó Israel: O Senhor não se interessa pela minha situação; o meu Deus não considera a minha causa? Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável. Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. Isaías 40:27-31

Obviamente que não é fácil sair todos os dias e enfrentar o mundo e seus prazeres constantes. Mas Deus cuida de tudo e sustenta todas as coisas que criou. É a paz de Deus, que excede toda a “ansiedade”, e guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Filipenses 4:7

Ah! E não ande vivendo pela felicidade passageira, e saia em busca de experiências que torne sua vida melhor. Conhecer pessoas, conhecer novos lugares, presentear, ajudar os outros na fraqueza, conversar com estranhos na rua, sentir-se abraçado, aprender, estudar, ser útil, e aprenda a brincar com a aflição. Veja ela como um jogo, onde você pode decidir quando terminá-lo no momento que lhe convier.


Tente lembrar-se disso: todas as coisas da natureza obedecem à vontade do Criador onde cada resposta Sua é uma resposta de misericórdia pra nós, seja ela o que esperamos ou não e só Ele tem a visão completa de tudo e sabe o que é melhor pra nos dar! 

fotos

tom caet