06/08/2015

Autopunição


Ultimamente virou moda dizer por aí que “amo o pecador e não amo o pecado”, porém sabemos e vemos as pessoas mais inimigas uns dos outros do que amigas entre sí.

E ainda vemos muitos agindo de forma egoísta. Guardando maus sentimentos e atraindo sempre situações negativas. Sendo na verdade, a própria pessoa que de forma inconsciente, insistindo em manter comportamentos que levam as coisas a darem errado. Como inimizade, por exemplo - uma obra da carne que tem gerado resistências (falsidade) contrárias à amizade que se alimenta de carinho e beijos, onde todos sabem que só se fartará dela quem renunciar a falsidade e conseguir viver na sinceridade..

E no que se refere à inimizade, ao longo da vida viemos acumulando esse sentimento que nos limita aos mais variados tipos de traumas, e um dos mais prejudiciais é a culpa, que tortura quem guarda esse sentimento. Esse trauma se sente e não se explica: se sofre; trauma que só é sofrido por quem quer.  Por que culpas cobrem todos de dor, e a dor não cobre a vergonha. E a vergonha é a consequência do fracasso e  do orgulho: Culpa da competição. Culpa do orgulho. Culpa da superioridade. Culpa da realidade. Culpa de todos. Culpa de ninguém. As pessoas estão tão cheias de culpas que sequer permitem se curar e escapar da autopunição.

Todos nós cometemos erros de maior ou menor gravidade, alguns dos quais são arquivados no inconsciente, antes mesmo de passarem por uma análise de profundidade em tomo dos males produzidos, seja de referência à própria pessoa ou aos outros, porém, se pudermos trabalhar o autoperdão, nos sentiremos leve como nunca havia se sentido antes, a culpa será dissolvida por completo e surgirá o sentimento de compreensão e aceitação. O que não devemos é viver da permanência nesse sentimento de inimizade, de vergonha e de desejo de vingança que pode durar uma vida inteira se não for bem trabalhada dentro de nós. Embora a gente acredita no quer acreditar!

Infelizmente escolhemos justamente o que não nos faz bem. E se for você a vitima dessas escolhas e das circunstancias, não espere até o último instante para a dor chegar ou passar, comece a se cuidar agora, a vida reserva uma infinidade de coisas boas para você.  O célebre cientista norte-americano Booker T. Washington, que sofreu perseguições inomináveis pelo fato de ser negro, por exemplo, e que muito ofereceu à cultura e à agricultura do seu país, asseverou com nobreza: Não permita que alguém o rebaixe tanto a ponto de você vir a odiá-lo.

Ás vezes até conseguimos enxergar em nós alguns comportamentos destrutivos, mas, mesmo assim, não conseguimos atuar de forma diferente. É a força emocional agindo por trás, mais forte do que a parte racional e não percebemos que sutilmente estamos fazendo escolhas que levam a resultados negativos. E é exatamente o acúmulo de sentimentos negativos que nos fazem ter comportamentos nocivos a nossa felicidade e bem-estar. São as inimizades que fazemos nesta vida, o oposto do amor e uma prova clara da falta de Deus... Lembre-se que as inimizades são contrárias ao amor; e Deus é amor. E você:

Que culpas você vem acumulando em sua vida? Culpa por ter sido injusto com alguém? Por não ter sido um bom ouvinte?  Por ter sido cruel com o proximo?

Como já foi dito "O perfume das flores fica nas mãos daquele que as oferece aos outros". As mãos que você hoje ajudar a levantar/Vão aprender a amar/E um dia levantar alguém/Que pode até mesmo ser você.

Ao ser carinhoso com as pessoas podemos reforçar nosso amor próprio e autoestima, pois podemos nos perceber dignos deste gesto.

fotos

tom caet