05/07/2016

EVANGELIZAR, PREGAR E ENSINAR




Evangelizar
Significado de Evangelizar (v.t. e v.i. Pregar o Evangelho, sobretudo em país de missões; catequizar).
Evangelização ou evangelismo consiste na pregação do Evangelho cristão (a mensagem da salvação em Jesus de Nazaré segundo a fé cristã), constituindo-se assim num ato proselitista realizado visando a aquisição de adeptos à religião cristã, a uma denominação ou igreja. Consequentemente a palavra também veio a ser usada para significar algum ato proselitista que vise produzir conversão ou mudanças de hábitos, crenças e valores não necessariamente cristãos.
A palavra evangelista provém da palavra εὐάγγελος ("eu-angelos"), do grego koiné, que significa "boas novas" ou "boas notícias" e que também serve de base para o nome dos quatro primeiros livros do Novo Testamento bíblico chamados "Evangelhos". Por essa causa os autores destes quatro livros são denominados evangelistas - Mateus, Marcos, Lucas e João. Ainda que seja provável que o termo ganhou seu extenso uso devido aos Evangelhos e seus autores, considera-se, contudo, que a evangelização no âmbito do cristianismo tenha se iniciado com o ministério de Jesus Cristo que, em fazendo discípulos e instruindo-os segundo a sua doutrina, os preparou para espalhar a sua mensagem religiosa, tendo ele mesmo pregado essa mensagem durante o seu tempo de ministério segundo o que prega a fé cristã.
Pregar
Significado de Pregar (v.t. Abordar, comentar um assunto em sermão ou prédica. Pronunciar um sermão. Exaltar, preconizar: pregar a moralidade pública. Apregoar, propagar. Proclamar; comemorar. Alardear, inculcar. V.i. Pronunciar, declamar sermões. Evangelizar. Fig. Bradar, vociferar. Pregar no deserto ou pregar aos peixes, procurar convencer a quem não mostra interesse.
No cristianismo, pregação é conhecida como a divulgação da palavra de Deus, do Evangelho de Cristo. Ela vem desde o tempo de Jesus e chega até aos dias de hoje. Este anúncio veio a partir da "ordem" dada por Jesus aos seus apóstolos (ou enviados): "Ide pelo mundo inteiro, proclamai (pregai) o Evangelho a toda a criatura" (Marcos 16:15).
O conceito da Bíblia

 Pregar: significa “fazer proclamação como arauto, ser um arauto, oficiar como arauto, proclamar (como conquistador) ”.
O substantivo aparentado é ké•ryx e significa ‘arauto, mensageiro público, enviado, pregoeiro (que fazia proclamação e mantinha a ordem nas assembleias, etc.).
Outro substantivo aparentado é ké•ryg•ma, que significa ‘aquilo que é bradado por um arauto, proclamação, anúncio (de vitória nos jogos), mandado, intimação’.
A palavra eu•ag•ge•lí•zo•mai significa "declarar boas novas" (Mateus 11:5) Palavras aparentadas são: di•ag•gél•lo, "divulgar; notificar; declarar" (Lucas 9:60) e ka•tag•gél•lo, "publicar; falar a respeito; proclamar; propalar" (Actos 13:5).
A Pregação nas Escrituras Hebraicas

Noé foi a primeira pessoa a ser chamada de "pregador" (2 Pedro 2:5), ainda que o profetizar feito anteriormente por Enoque possa ter-se divulgado por meio de pregação (Judas 1:14,15).
Pregar Noé antes do Dilúvio, evidentemente incluía uma chamada ao arrependimento e um aviso da vindoura destruição, como se vê da referência de JESUS ao fato de que as pessoas não "fizeram caso" (Mateus 24:38,39).
Segundo a bíblia, após o Dilúvio, muitos homens, como Abraão, serviram como profetas, proferindo revelações divinas.
A proclamação de Jonas a Nínive ajusta-se bem à ideia transmitida por ké•ryg•ma, e ela é assim descrita. (Jonas 3:1-4)
As Escrituras Hebraicas também apontavam para a obra de pregação que seria feita por CRISTO JESUS e seus seguidores. Em Lucas 4:16-21, Jesus citou Isaías 61:1, 2 como predizendo a sua comissão divina e a sua autorização para pregar.
Também, em cumprimento do Salmo 40:9, Jesus ‘anunciou as boas novas [forma de ba•sár] de justiça na grande congregação (Hebreus 10:5-10).
Nas Escrituras Gregas Cristãs

Embora fosse primariamente activo nas regiões desérticas, João, o Batizador, fez a obra dum pregador ou mensageiro público, anunciando a chegada do Messias e do Reino de Deus aos judeus que vieram ao seu encontro, concitando-os ao arrependimento. (Mateus 3:1-3, 11, 12)
 Ao mesmo tempo, João actuou como profeta, instrutor (tinha discípulos) e evangelizador.
Jesus não permaneceu na região desértica de Judá depois de seu jejum de 40 dias ali, nem se isolou como que numa vida monástica. Ele reconheceu que a sua comissão divina exigia uma obra de pregação, e realizou-a publicamente, em cidades e em aldeias, na área do templo, em sinagogas, em feiras e em ruas, bem como na zona rural. Marcos 1:39; 6:56 Lucas 8:1; 13:26).
Jesus fez mais do que pregar. Seu ensino recebe ainda maior ênfase do que a sua pregação.

Ensinar
Significado de Ensinar (v.t. Transmitir conhecimentos, instruir, Educar, 
Doutrinar, Amestrar, adestrar, Treinar, Indicar, mostrar: vou ensinar-lhe o caminho, Pregar).
Ensinar (di•dá•sko) difere de pregar no sentido de que quem ensina faz mais do que proclamar algo; ele instrui, explica, mostra as coisas por meio de argumentos e oferece provas. De modo que a obra dos discípulos de Jesus, tanto antes como depois de Sua morte, devia ser uma combinação de pregar e de ensinar (Mateus 28:18-20).
O tema da pregação de Jesus era: "Arrependei-vos, pois o reino dos céus se tem aproximado." (Mateus 4:17). Como um arauto oficial, ele alertava seus ouvintes para a actividade de seu Deus Soberano, para uma época de oportunidade e de decisão. (Marcos 1:14, 15).

fotos

tom caet